quinta-feira, 12 de março de 2009

Copa da UEFA – Jogos de Ida das oitavas-de-final

Share |
Por Leonardo Martins

A segunda maior competição européia, a Copa da Uefa, deu inicio as oitavas-de-final nesta quinta
feira com os jogos de ida. Foram 8 jogos que agitaram os gramados europeus.

Jogo 1
Werder Bremen-ALE 1x0 Saint-Ettiene-FRA

Jogo 2
CSKA Moscou-RUS 1x0 Shaktar Donnetsk-UCR

Jogo 3
Udinese-ITA 2x0 Zenit-RUS

Jogo 4
Paris Saint-German-FRA 0x0 Braga-POR

Jogo 5
Dínamo de Kiev-UCR 1x0 Metalist Kharkiv-UCR

Jogo 6
Manchester City-ING 2x0 Aalborg-DIN

Jogo 7
Olympique Marseille-FRA 2x1 Ajax-HOL

Jogo 8
Hamburgo-ALE 1x1 Galatasaray-TUR

Os jogos de volta acontecem na próxima semana

Grêmio vence e salva Roth

Share |

Por Leonardo Martins


O Grêmio fez seu segundo jogo pelo grupo 7 da Copa Libertadores. O Tricolor entrou em campo pressionado devido aos más resultados da equipe no Campeonato Gaúcho e parece que esta pressão atrapalhou no jogo contra o Boyacá Chicó da Colômbia devido as inúmeras chances perdidas. Mas o Grêmio conseguiu uma vitória importantíssima por 1 a 0 e deu um basta na pressão.

Tensão? Nervosismo? Pressão? Nada disso. O Grêmio, como se sequer soubesse o significado de uma crise, encarou o Boyacá Chicó com toda a naturalidade do mundo desde o início no primeiro tempo. Não que tenha sido fácil. Longe disso. Mas o Tricolor foi maduro o suficiente para encarar da melhor maneira possível um jogo de Libertadores fora de casa: primeiro, estudou o que ocorria dentro de campo; depois, foi para o ataque. E chegou ao gol.

Souza foi o comandante da boa primeira etapa dos gaúchos, sustentados por um 3-5-2 que variava para o 4-4-2 graças ao avanço do zagueiro Réver para a zona dos volantes. Aos 16 minutos, o camisa 8 quase colocou o Grêmio na frente ao chutar com perigo de fora da área. A bola passou rente à trave direita do goleiro Velásquez. O lance foi uma espécie de tubo de ensaio para o gol. Aos 31, não teve escapatória para os colombianos: o meia bateu com força e precisão uma falta que ele mesmo sofrera na entrada da área. Grêmio na frente: 1 a 0.

O gol foi precioso. A partir dele, a partida entrou em um novo momento, com evidente supremacia azul. Antes, o embate era absolutamente equilibrado, com oportunidades semelhantes de lado a lado, sempre em chutes de média e longa distância. Mas a partir do instante em que a bola tocou na rede colombiana, a balança pendeu para o lado brasileiro.

O que era bom poderia ter ficado ótimo se Jonas, agitado feito uma pulga no ataque, não tivesse dado o azar de ver um chute vistoso, daqueles que nascem para ser golaço, estourar no travessão do goleiro. Uma pena...

Com a zaga adversária desnorteada, Ruy quase ampliou aos 40 minutos. Ele partiu em disparada e mandou chute por cima, com perigo. Se o primeiro tempo tivesse mais uns cinco minutos, o Grêmio poderia ter feito estrago maior no acanhado estádio de Tunja.

O Boyacá Chicó voltou para o segundo tempo disposto a buscar o empate. Os primeiros cinco minutos foram de pressão dos enxadrezados, como são chamados na Colômbia. Victor precisou agir para evitar gols de Tapia. Foram dois chutes do meia. No primeiro deles, o goleiro gremista fez defesaça ao voar para espalmar a bola.

Após alguns sustos, o Grêmio conseguiu se equilibrar e passou a perder gols. As entradas de Herrera e Makelele no lugar de Alex Mineiro e Tcheco fizeram bem ao time. Aos nove minutos, Jonas se livrou da zaga, partiu em disparada e ficou na cara do goleiro. Mas errou o chute. Desperdiçou gol feito. Souza, pouco depois, mandou chute perigoso, para fora.

Todo o esforço dos colombianos para encontrar o empate foi inútil. A zaga gremista, bem postada, cortou o barato deles e facilitou a vida ofensiva do time de Celso Roth. Jonas, aos 25 minutos, forçou o goleiro Velásquez a praticar grande defesa. Souza, aos 28, chutou perto da trave esquerda.

A expulsão de Mahecha, por simular falta, facilitou os últimos 20 minutos de jogo para o Grêmio. O Boyacá seguiu à caça do gol, mas sem sucesso. Aos 34, Jonas perdeu gol triplo. No primeiro chute, o goleiro pegou. No segundo, ele mandou na trave. No terceiro, quase dentro do gol, chutou para fora.

Não fez, mas quase levou, já que aos 43, Victor foi obrigado a fazer difícil defesa em cabeçada de Palácios. E nos minutos finais, suportou uma pressão dos anfitriões, que estavam com um a menos. O Grêmio segurou o placar e, de quebra, impediu que Roth engordasse a lista de brasileiros desempregados. A paz está de volta ao Olímpico.

O Grêmio divide a liderança do grupo 4 com o Universidad de Chile, ambos com 4 pontos. Os gremistas voltam a jogar no dia 25 contra o Aurora-BOL.

Outros resultados

Grupo 5
Deportivo Quito-EQU 1x0 Estudiantes-ARG

Grupo 8
Universitário-PER 0x0 San Luis-MEX

Grupo 4
América de Cali-COL 1x1 Independiente Medellín-COL

Grupo 6
Everton-CHI 1x1 Lanús-ARG
Chivas-MEX 1x0 Caracas-VEN

Grupo 2
Deportivo Táchira-VEN 1x0 Deportivo Cuenca-EQU

Termina as oitavas-de-final da Liga

Share |
Por Leonardo Martins

Ontem foram definidos os 4 últimos classificados as quartas-de-final da Liga dos Campeões. Pelo segundo ano seguido, a Inglaterra coloca seus quatro times nesta fase.

Manchester United-ING 2x0 Internazionale-ITA

O atual campeão, Manchester United, segue rumo ao bicampeonato e bem. Não teve dificuldades para derrotar a Inter por 2 a 0. Os ingleses logo conseguiram o 1º gol com Vidic, aos 3 minutos da primeira etapa. A Internazionale teve 2 bolas na trave com Ibrahimovic e Adriano. Mas a vitória inglesa só não foi maior por causa de Júlio César que fechou o gol. Júlio César só não evitou o gol de Cristiano Ronaldo, aos 3 da etapa final.

Barcelona-ESP 5x2 Lyon-FRA

Outro favorito a conquista do caneco europeu, o Barcelona, deu show jogando no Camp Nou. Goleou o heptacampeão francês, o Lyon, por 5 a 2 e seguiu na competição. No 1º tempo, o trio fulminante de ataque, Henry, Eto’o e Messi, fez 4 gols. Henry marcou 2 e os outros marcaram um. Makoun descontou para os franceses. Na segunda etapa, Juninho deu esperanças de virada aos franceses, mas Keita fechou a goleada catalã.

Roma-ITA 1x0 Arsenal-ING

No 3º duelo entre ingleses e italianos nesta fase, deu Inglaterra, mas desta vez foi sofrido. A Roma devolveu o placar do jogo de ida. Juan fez o gol romano, logo aos 9 minutos. Restou a prorrogação e os pênaltis para definir o classificado. Nas cobranças de pênalti, Eduardo da Silva errou para os Gunners, mas Vucinic e Tonnetto deram a vaga aos ingleses, errando as cobranças. Final: 7 a 6 Arsenal e vaga garantida.

Porto-POR 0x0 Atlético de Madrid-ESP

O Porto precisava do empate sem gols e foi isto que aconteceu. Segurou o empate diante dos espanhóis do Atlético de Madrid. O Porto teve várias chances de abrir o placar, mas o goleiro do Atlético, Leo Franco, evitou o gol português. A vaga ficou com o Porto pelo critério de gols marcados fora de casa.

O sorteio da próxima fase da Liga dos Campeões acontece no próximo dia 20 na Suíça.