quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corinthians segura empate e está na final

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, na gelada São Paulo, o Corinthians recebeu o Vasco pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. Como o Timão havia empatado por 1 a 1 no Rio, poderia empatar sem gols que ficava com a vaga à final e foi isto que aconteceu, mas com sustos para a fiel torcida.

As duas equipes contavam com a volta das suas principais estrelas, Ronaldo, do lado corintiano, e Carlos Alberto, do lado cruzmaltino. Como o Vasco precisava de gols, partiu para cima, mas quem fez a primeira chance foi o Corinthians. Aos 5, Elias cruzou e o Fenômeno chutou por cima

O jogo estava truncado com as marcações levando vantagem sobre os ataques. Mesmo com maior posse de bola, o Vasco tinha inúmeras dificuldades para ir ao ataque. Carlos Alberto, principal homem de criação estava bem marcado por Cristian. O Vasco só assustou o gol corintiano aos 23, em cobrança de escanteio, o artilheiro Elton exigiu uma ótima defesa de Felipe.

O Corinthians apresentava mais velocidade em campo, mas, também, pecava nas finalizações. Aos 35, Dentinho chutou para a defesa de Fernando Prass. Os cariocas voltaram a assustar aos 42, mas o jogo estava parado.

A pressão vascaína aumentou na segunda etapa, marcando no campo corintiano, o time pressionava, mas continuava preso à marcação dos paulistas, que, por sua vez, começava a segurar o empate sem gols que lhe valia a classificação.

A medida que o tempo passava, o time vascaíno ficava mais impaciente e começava a errar muitos passes. Mas, por pouco, a equipe carioca não abriu o placar. Aos 19, Nilton cabeceou com perigo em cobrança de escanteio.

O Corinthians acordou para o segundo tempo aos 24, Dentinho chutou para a defesa de Fernando Prass que mandou para escanteio. Na cobrança, William cabeceou com perigo. Aos 25, Boquita, que havia entrado no lugar de Jorge Henrique, apareceu na área e chutou, também com perigo.

Carlos Alberto saiu para a entrada de Enrico e Edgar entrou para explorar seu jogo aéreo no lugar de Rodrigo Pimpão. Mas foi a equipe paulista que quase abriu o placar. Aos 38, Ronaldo deu as suas famosas arrancadas, chegou a driblar Fernando Prass, mas o goleiro se recuperou e tomou a bola do Fenômeno. Nos últimos minutos, os paulistas seguraram o jogo e a classificação veio com sustos para a torcida corintiana.

O Vasco agora só se preocupa na volta à primeira divisão através da Série B, onde está em 3º lugar com 9 pontos. Já o Corinthians com esta final, tem a oportunidade de conquistar a vaga na Libertadores no ano de seu centenário.

Outra semifinal

Coritiba 1x0 Internacional (T: 2x3)

O Inter foi a Curitiba podendo perder por um gol de diferença que passava a final. Mas o Coxa queria dar uma alegria a sua torcida que lotou o Couto Pereira. Os paranaenses precisavam fazer 2 a 0 para conseguir a vaga e por isto partiram para cima, exigindo boas defesas de Lauro. Aos 30 minutos da segunda etapa, Ariel matou a bola no peito, girou e chutou no canto do gol colorado, abrindo o placar. Faltava apenas um gol para eliminar o poderoso Inter, porém, os gaúchos souberam tranqüilizar o ímpeto e a vaga colorada foi consolidada.

Corinthians e Inter fazem a final da Copa do Brasil nos dias 17 de junho (No Pacaembu) e 1º de julho (No Beira-Rio) e, é claro, terão cobertura do Esporte é Vida.