domingo, 21 de março de 2010

Campeonatos Estaduais – Domingo

Share |

Por Gabriel Seixas

- Domingo é sinônimo de futebol. E de muitos gols também. Acredite se quiser, foram 10 só no Pacaembu. O Santos fez 9 a 1 no Ituano! Ficou a um de igualar os dez feitos no Naviraiense na Copa do Brasil. Sem Neymar e Robinho, André comandou o show, com três gols. Ganso e Neymar fizeram dois, e Maykon Leite e Zé Eduardo fizeram um. O São Paulo foi mais modesto: fez “apenas” 3 a 0 no Mogi Mirim, com Rogério Ceni, de pênalti, Cléber Santana e Hernanes. O Corinthians perdeu do Grêmio Prudente por 2 a 0, mas segue no G-4. O Paulista derrotou o Botafogo (o encanto do time de Ribeirão Preto acabou) por 1 a 0, enquanto pela manhã, São Caetano e Oeste ficaram no 2 a 2.

- No Cariocão, confira daqui a pouco o que teve de melhor em Botafogo 2x2 Flamengo. Vamos para o Fluminense, que derrotou o Resende por 2 a 1, com dois gols de André Lima, e lidera junto com o Fla no Grupo A com 13 gols. No Grupo B, o América chegou aos mesmos 10 pontos do Botafogo, na liderança do Grupo B, ao vencer o Boavista por 3 a 2. Nos outros jogos, o Tigres venceu o Volta Redonda por 3 a 0, o Americano deu uma afogada na crise ao vencer o Macaé por 2 a 1 e o Madureira bateu o Duque de Caxias fora de casa por 1 a 0.

- Terminou a 1ª fase do Paranaense. Os classificados são: Coritiba, Atlético, Iraty, Paraná, Operário, Paranavaí, Cascavel e Corinthians. O Coxa empatou sem gols com o Cascavel, enquanto o Atlético goleou o Paranavaí por 4 a 0. Nacional, Engenheiro Beltrão e Serrano já estavam rebaixados, e hoje foi o Toledo que não conseguiu escapar. O time perdeu para o Iraty por 2 a 1. No último minuto, aconteceu um pênalti para o Toledo, que poderia livrar o time do rebaixamento. Leandro Bocão, artilheiro do estadual, foi pra bola e...perdeu. Outro interiorano que fez bonito foi o Operário, que venceu o Nacional por 1 a 0, gol de Clênio.

- Pelo Campeonato Mineiro, o Atlético derrotou o Villa Nova por 3 a 1 (Obina marcou dois gols) e subiu pra 5º. O Ipatinga empatou com a Caldense em 2 a 2 e segue na vice-liderança, com quatro pontos a menos que o Cruzeiro. No outro jogo, Ituiutaba e Uberlândia empataram em 1 a 1. Pelo Gauchão, o Grêmio sofreu, mas venceu o Ypiranga de virada por 3 a 1. Jonas foi o destaque, com dois gols. Já o Internacional empatou pela quarta vez seguida na temporada, agora com o Pelotas: 2 a 2. Pra fechar, o Inter de Santa Maria venceu o Porto por 3 a 2.

- No Goianão, o líder Atlético venceu o CRAC e chegou aos 28 pontos. Ambos os times estão no G-4. Já o vice-líder, Santa Helena, não tomou conhecimento da Canedense: 4 a 1. O Vila Nova derrotou o Trindade por 2 a 1, com direito a gol de Roni, enquanto o Itumbiara goleou a Anapolina por 4 a 1 e se distanciou da zona do rebaixamento. Amanhã tem Goiás e Morrinhos. Em Pernambuco, o Santa Cruz derrotou o rival Náutico por 4 a 2, num belo jogo. Brasão, ídolo da torcida coral, foi o destaque com dois gols.

- Júnior fez quatro gols, e o Vitória goleou o Atlético de Alagoinhas por 4 a 0, no Baianão. Mas o líder do Grupo 1 é o Bahia de Feira, que bateu o Vitória da Conquista por 1 a 0. No playoff contra o rebaixamento, o Madre de Deus venceu o Colo Colo por 2 a 0, enquanto o Ipitanga fez 4 a 1 no lanterna Itabuna. Em Santa Catarina, o Imbituba surpreendeu e bateu o líder Avaí por 1 a 0. Já o Joinville, campeão do 1º turno, só empatou em 1 a 1 com o Atlético de Ibirama.

- No Ceará, destaque para o Clássico Rei, entre Fortaleza e Ceará. Melhor para os alvinegros, que venceram por 3 a 1. Geraldo foi o destaque da vitória do Ceará, com dois gols. O Vovô lidera com um ponto de vantagem para o Guarany, que goleou o Crato por 3 a 0, e para o Horizonte, que venceu fora de casa o Boa Viagem por 2 a 1. Os lanternas Guarani e Itapipoca empataram em 1 a 1. No Amazonense, Da Costa marcou três, e o América goleou o São Raimundo (penúltimo, na zona de rebaixamento) por 4 a 0. Já o líder Nacional conseguiu um bom empate em 2 a 2 com o Princesa dos Solimões. Nos outros jogos, dois empates em 1 a 1, entre Sul América e Manaus Compensão, e Penarol e Fast.

Campeonatos Europeus – Rodada do fim de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

- Mais um fim de semana se vai, mas é claro, deixando as lembranças dos jogos pela Europa. Na Inglaterra, foram três. O Manchester United venceu o Liverpool por 2 a 1 (Rooney e Park para os Red Devils, Torres para os Reds), e lidera com 69 pontos. O Chelsea só empatou com o Blackburn em 1 a 1, e foi ultrapassado pelo Arsenal, que bateu o West Ham por 2 a 0, com gol de Denílson. Na briga pelo 4º lugar, Tottenham e Man City se deram bem: o Spurs venceu o Stoke por 2 a 1, enquanto o City derrotou o Fulham fora de casa (o que é difícil) por 2 a 1. Na parte de baixo, o Portsmouth, que foi punido com a perda de 9 pontos por entrar em concordata, venceu o Hull por 3 a 2 no finalzinho, de virada. Outros resultados: Wigan 1x0 Burnley, Aston Villa 2x2 Wolves, Everton 2x0 Bolton e Sunderland 3x1 Birmingham.

- Na Itália, a Internazionale tropeçou no Palermo, empatando em 1 a 1, e cedeu ao Milan uma chance de virar líder do campeonato. Mas os rossoneri vacilaram mais uma vez, e também empataram em 1 gol, em casa, com o Napoli. A Roma goleou a Udinese por 4 a 2, com direito a 3 gols de Vucinic, e também está na briga, com 56 pontos, quatro a menos que a líder Inter. A Juventus perdeu para a Sampdoria e caiu pro 6º lugar, ultrapassada pela própria Samp. A goleada da rodada foi da Fiorentina, que sapecou 3 a 0 no Genoa, no jogo de abertura dessa 29ª rodada. Na parte de baixo, a Lazio se recuperou com uma vitória por 2 a 0 sobre o Cagliari fora de casa, gols de Rocchi e Floccari. Outros resultados: Atalanta 3x0 Livorno, Bari 1x1 Parma, Siena 1x0 Bologna e Chievo 1x1 Catania.

- Messi, pra variar, foi o nome da rodada na La Liga. Ele simplesmente marcou mais 3 gols nessa rodada, completando uma marca de 9 gols marcados nos seus últimos 3 jogos (e 34 na temporada). O Barcelona venceu o Zaragoza por 4 a 2, e está empatado com o Real Madrid em número de pontos, este que venceu de virada o Sporting Gijón por 3 a 1. Em 3º lugar segue o Valencia, que com gols de Mata e Silva, venceu o Almería por 2 a 0. O sempre “rotativo” 4º lugar agora é do Mallorca, que sapecou 4 a 1 no inconstante Atlético de Madrid e ultrapassou o Sevilla, derrotado pelo Espanyol por 2 a 0. O Villarreal, de Nilmar e Marcos Senna, perdeu do Málaga por 2 a 0 e segue no meio da tabela. Outros resultados: Athletic Bilbao 2x2 Getafe, Deportivo 0x2 Valladolid, Xerez 2x1 Tenerife e Osasuna 1x3 Racing Santander.

- O Bayern de Munique tropeçou, mas segue líder da Bundesliga. Os bávaros foram derrotados de virada para o Frankfurt por 2 a 1, mas viram seus rivais também tropeçarem: o Leverkusen tomou 3x0 do Borussia Dortmund, com direito a 2 gols do ótimo atacante Lucas Barrios. Já o Schalke vencia o Hamburgo por 2 a 1, mas Pitroipa empatou e impediu que os Azuis Reais pulassem pra liderança. O Hertha Berlim, lanterna do campeonato, surpreendeu: depois de um protesto da torcida no início da semana, o time visitou o Wolfsburg e simplesmente sapecou um 5 a 1. Gekas marcou três, e Adrian Ramos fez os outros dois. O Werder Bremen venceu o Bochum por 3 a 2 e agora está na zona da Liga Europa, em quinto. Outros resultados: Colônia 1x1 M’Gladbach, Freiburg 1x0 Mainz, Stuttgart 2x0 Hannover e Nürnberg 0x0 Hoffenheim.

- Pra encerrar, na França, o Bordeaux derrotou o Lille por 3 a 1 e segue líder. Mas os Girondins seguem empatados em número de pontos com o Montpellier, que fez 2 a 1 no Valenciennes. No clássico da rodada, vitória do Marseille sobre o Lyon por 2 a 1 (no jogo entre esses times, no 1º turno, foi 5 a 5). O Auxerre segue surpreendendo: venceu o Le Mans por 2 a 1 e está em 3º, com 55 pontos, um a menos que Bordeaux e Montpellier. A maior goleada foi do Rennes, que aplicou 4 a 1 no Toulouse. O PSG segue vivendo uma crise interminável: perdeu do Nice por 1 a 0 e continua no modesto 12º lugar. Outros resultados: Grenoble 0x0 Monaco, Saint-Etienne 0x0 Nancy, Lens 0x0 Sochaux e Boulogne 2x0 Lorient.

Campeonatos Estaduais – Sábado

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins

Hoje a bola abusou de balançar as redes nos campeonatos estaduais. No Campeonato Paulista, foram disputados 5 jogos. No principal deles, a Ponte Preta foi ao Palestra Itália e venceu o Palmeiras por 2 a 0. Os gols foram de Diego e Finazzi, este que ainda perdeu um pênalti. O Santo André goleou o Bragantino por 4 a 1 e vai dormir na liderança, até o Santos enfrentar o Ituano. A Portuguesa goleou o Monte Azul por 4 a 0, fora de casa, e subiu pra 5º lugar. Completando a rodada, o Rio Claro goleou o Rio Branco por 3 a 0, e o Sertãozinho bateu o Mirassol por 2 a 1.

No Cariocão, pra variar, os times do Grupo A venceram os do B. Incomum mesmo foi a primeira vitória de um time pequeno sobre um grande no estadual: o Olaria bateu o Vasco por 1 a 0, em Volta Redonda. Cacá marcou dois gols, mas só um valeu (o outro foi mal anulado). Na outra partida, o Bangu derrotou o Friburguense por 3 a 2.

No Gauchão, a dupla Gre-Nal não foi à campo, mas outras cinco partidas foram disputadas. No Grupo A, o Novo Hamburgo derrotou o Juventude por 3 a 1 e assumiu a liderança, deixando o Grêmio em 2º. Já o Esportivo venceu o Porto Alegre fora de casa por 2 a 1. No Grupo B, outros 3 jogos: o líder é o Caxias, que bateu o São José por 3 a 1. Santa Cruz e São Luiz empataram em 3 a 3, enquanto Universidade e Veranópolis ficaram no 2 a 2.

Em Santa Catarina, o Figueirense goleou o Metropolitano por 3 a 0. O garoto Maicon foi o destaque, com dois golaços, ambos de canhota, no ângulo. O Criciúma também jogou e também venceu: 2 a 1 no Juventus. Já no Cearense, o Ferroviário venceu o Maranguape por 2 a 0 e está em 5º lugar. Já o Quixadá bateu o Limoeiro pelo placar mínimo e pegou o elevador, subindo para a 6ª posição.

O Sport foi o grande destaque da rodada do Pernambucano, que será completada amanhã com o clássico Náutico e Santa Cruz. O Leão bateu o Salgueiro por 2 a 1, gols de Dairo e Ciro, e chegou aos 38 pontos. São dez a mais que a vice-líder Cabense, que empatou com o Vitória em 1 a 1. O Central, em casa, perdeu para o Vera Cruz por 3 a 0, e mesmo vencendo, o Vera Cruz continua na vice-lanterna, pois o Araripina fez 4 a 2 no Porto. Pra fechar, o lanterna Sete de Setembro perdeu mais uma: 4 a 2 para o Ypiranga, em casa.

Na Bahia, Camaçari e Feirense terminaram empatados sem gols no Grupo B. Pelo Amazonense, o Manicoré goleou o lanterna ASA por 5 a 1 no jogo isolado do sábado, e empurrou o tradicional São Raimundo para a zona de rebaixamento.

Pra finalizar, no Mineiro, duas viradas agitaram o sábado. A primeira aconteceu no Mineirão, onde o Cruzeiro derrotou o América de Teófilo Otoni por 2 a 1. O primeiro tempo do jogo foi para o cruzeirense se esquecer, foi um dos piores futebóis apresentados pela equipe azul nos últimos tempos, apresentando uma sonolência fora do comum, o time azul não quis jogar e foi surpreendido pela equipe do Vale do Mucuri com o atacante Cris e vaias no Mineirão. No segundo tempo, o Cruzeiro voltou a ser Cruzeiro, com as entradas de Guerrón e Roger, a equipe estrelada voltou a jogar bem. Roger empatou em um chute de longe, mas o gol da virada só veio depois de muita insistência com Kleber em novo chute de longe. O Cruzeiro garante o 1º lugar na fase com tropeços de Ipatinga e Democrata que ainda jogam na rodada. Completando o Sábado, o Uberaba surpreendeu o Tupi em Juiz de Fora ao derrotá-lo por 2 a 1, também, de virada, e está classificado a próxima fase do Mineiro. Gedeon abriu o placar, mas Ipuã e Thiago viraram o jogo para o Zebu.