quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Azarão Campeão

Share |

Por Guilherme do Vale


Após cinqüenta anos de história, o Arsenal de Sarandi , ou simplesmente Arsenal, sagrou-se pela primeira vez campeão continental. Apontado por muitos como grande azarão, o time conquistou espaço aos poucos e surpreendeu clubes como River Plate e S.Lorenzo! Na final, a história não foi diferente.

Após vitória conquistada em território mexicano, o time argentino vinha com a vantagem de poder perder por um gol de diferença. Em desvantagem, o América buscou criar as primeiras oportunidades e Cristian Diaz abriu o placar. Ao contrario do que esperava o time norte-americano, o Arsenal partiu para cima com o apoio de sua torcida e dominou praticamente todo o primeiro tempo. Aos 36 minutos a equipe já havia perdido três grandes oportunidades de selar a vitória enquanto o América aproveitava as chances que tinha no contra-ataque. Em uma dessas jogadas, Cabanas foi derrubado na área, pênalti não marcado.

O segundo tempo inicia-se e a pressão Argentina continua. Logo aos 03 min, o bom meio-campista Villar arrisca de fora da área e exige grande defesa de Ochoa. Dois minutos mais tarde, Gómez livra-se de dois jogadores e exige nova defesa do goleiro mexicano. Porem, quem ampliou foi o América, aos 18 min Juan Maya faz 0 x 2 . O time argentino sentiu , e a partir daí , o jogo foi lá e cá. Dez minutos após o gol, Calderon criou bonita jogada e assustou a defesa mexicana. Do outro lado, Insua inicia jogada pelo meio e quase cala o lotado estádio. Aos 38 min do segundo tempo , Martin Andrizzi, passa por três marcadores dentro da área mexicane e bate a esquerda de Ochoa , para alegria da torcida. Faltando poucos minutos para o fim da partida, o Arsenal soube segurar o resultado e enfim sagrou-se campeão !

Começa o Mundial de Clubes

Share |

Por Leonardo Martins


O sonho de conquistar o mundo, tão comentado e tão esperado entre os torcedores brasileiros, começará amanhã para 7 equipes de todos os continentes. É que amanhã tem início o Mundial de Clubes da Fifa que está em sua quarta edição. Os campeões continentais de todo o mundo se reunirão no Japão para a disputa que fecha o calendário de competições em 2007. Pela primeira vez, o título não vai ser brasileiro, já que não teremos equipes de nosso país e os 3 primeiros ganhadores da competição foram clubes brasileiros (Corinthians em 2000, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006).

Apesar de não termos clubes brasileiros na disputa, temos boas motivações para acompanhar o torneio. O Milan, campeão europeu, tem uma legião de brasileiros em sua equipe, como Kaká, Dida e Ronaldo, mas não terá o atacante Alexandre Pato, que ainda não jogou pela equipe Rossonera. Como acontece em todas as edições, o time europeu chega a disputa como favorito, por seu time ser superior tecnicamente as outras, e a equipe de Milão chega como favorita.

A equipe rubro-negra tem como principal adversário na competição, os argentinos do Boca-Juniors. Equipe tradicionalíssima do futebol sul-americano e que ganhou com todos os méritos, a Libertadores da América, em cima do Grêmio. Os argentinos ganharam dos italianos o Mundial, quando era disputado em um jogo, em 2003. A equipe argentina não conta com sua principal estrela, Riquelme, que não pôde ser inscrito para a competição.

Outras equipes prometem surpreender na competição, como o Pachuca do México, que chegou longe nas últimas Libertadores e que vai ao Japão com uma equipe consistente. A maior novidade para este ano é a participação de uma equipe do país-sede. O Urawa Reds, campeão japonês em 2006 e que, coincidentemente, foi campeão asiático desta temporada, disputará a competição. O Urawa conta com o matador Washington, que voltará ao Brasil em 2008 para a disputa da Libertadores com o Fluminense. Washington é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro em uma edição, quando marcou 34 gols em 2004 jogando pelo Atlético-PR.

Sepahan do Irã, vice-campeão asiático e que se beneficiou do fato de o país sede ter vaga, faz o jogo de abertura da competição contra o Waitakere United da Nova Zelândia, campeão da Oceania, na manhã desta sexta-feira. O campeão africano, Étoile du Sahel da Tunísia, completa os participantes da competição.

Veja a tabela (horários de Brasília):

Fase preliminar

7/dezembro - 8:45
Sepahan (Irã) x Waitakere United (Nova Zelândia) – Tóquio

Quartas-de-final


9/dezembro - 3:45
Etoile du Sahel (Tunísia) x Pachuca (México) – Tóquio (QF1)

10/dezembro - 8:30
Vencedor fase preliminar x Urawa Red Diamonds (Japão) – Toyota (QF2)

Semifinais


12/dezembro - 8:30
Vencedor QF1 x Boca Juniors - Tóquio (SF1)

13/dezembro - 8:30
Vencedor QF2 x Milan - Yokohama (SF2)

Decisão do 3º lugar

16/dezembro - 5:00
Perdedor SF1 x Perdedor SF2 – Yokohama


Final

16/dezembro - 8:30
Vencedor SF1 x Vencedor SF2 – Yokohama