quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Europa League – 4ª rodada – Três times garantidos na próxima fase

Share |

Por Gabriel Seixas

Como de costume, nesta quinta-feira, tivemos rodada cheia da Liga Europa, a segunda maior competição de clubes da Europa. E pela 4ª rodada, a duas do fim da fase de grupos, três times se garantiram com antecedência na próxima fase: Galatasaray, Shakhtar Donetsk e Werder Bremen. Destaque para os atuais campeões do torneio, o Shakhtar, que mantiveram os 100% de aproveitamento. Confira um resumo especial de todos os jogos, dos grupos A a L, que você só confere aqui, no Esporte É Vida.

Grupo A

Anderlecht e Ajax continuam a passos largos rumo as suas qualificações no Grupo A da Liga Europa. O primeiro derrotou o Timisoara, da Romênia, por 3 a 1. Suárez, cobrando pênalti, Boussoufa e Legear fizeram para o Anderlecht, enquanto Tifet descontou para os visitantes, que somam apenas dois pontos em quatro jogos, sem chances de classificação.

No outro jogo, mesmo jogando fora de casa, o Ajax não teve trabalho para derrotar o Dinamo Zagreb por 2 a 0. Pantelic mandou para os holandeses no primeiro tempo, e nessa mesma etapa, o zagueiro Cufré foi expulso pelo Zagreb. O Ajax ampliou no finalzinho do primeiro tempo com De Zeeuw. E pra quem esperava uma reação croata no segundo tempo, decepção: Calello foi expulso e deixou o Zagreb com nove jogadores em campo, correndo risco de sofrer até mesmo uma goleada em seu próprio estádio. Ajax e Anderlecht dividem a liderança do grupo, com oito pontos.

Classificação:

1º Anderlecht - 8
2º Ajax - 8
3º Dinamo Zagreb - 3
4º Timisoara – 2

Grupo B

Para continuar na briga por uma das vagas para a próxima fase, o Genoa precisava vencer o Lille em casa. Sofreu, mas venceu: por 3 a 2, no último minuto. A missão parecia tranquila quando os argentinos Palacio, no primeiro tempo, e Crespo, na etapa final, abriram 2 a 0. Mas aí apareceram dois jogadores do Lille que entraram no segundo tempo para empatar o jogo: os atacantes Frau e Gervinho. Mas o gol da vitória do Genoa também saiu de um jogador que começou no banco de reservas. Sculli foi o herói do dia, que deixa o time italiano em 3º no grupo, com o mesmo número de pontos do vice-líder Valencia.

Falando em Valencia, os espanhóis visitaram o Slavia Praga com um time misto, mas alguns jogadores importantes sendo mantidos, como David Silva e Mata. O jogo parecia ganho, mas o técnico Unai Emery resolveu poupar os principais jogadores, e o time só empatou em 2 a 2. Joaquín, de pênalti, marcou na etapa inicial. Maduro, logo nos primeiros minutos da etapa final, fez o segundo. Então, os craques Silva e Mata deixaram o campo mais cedo, e sem eles, os valencianstas foram extremamente vulneráveis: Janda e Grajciar, num intervalo de três minutos, fizeram os gols do Slavia.

Classificação:

1º Lille - 7
2º Valencia - 6
3º Genoa - 6
4º Slavia Praga – 2

Grupo C

A zebra chegou com força no Grupo C. Dando pinta de que seria facilmente eliminado nos primeiros jogos, o Hapoel Tel-Aviv conseguiu sua terceira vitória em quatro jogos e assumiu a ponta do grupo. A vítima foi o Rapid Viena, antes sensação do grupo, e agora derrotado em casa por 3 a 0. Os israelenses deram as caras com Yadin, na etapa inicial. Completando a goleada, o capitão e bom jogador Vermouth e Natcho. Agora, o Hapoel só precisa de um empate na próxima rodada para selar a surpreendente classificação.

No outro jogo do grupo, Hamburgo e Celtic ficaram devendo, e não saíram do zero. Os alemães sofriam com os diversos desfalques, enquanto os escoceses sofreram mesmo com a falta de inspiração, já que não vivem boa fase. O resultado foi bem melhor para o Hamburgo, agora vice-líder com 7 pontos. O Celtic, com apenas 2, está virtualmente eliminado.

Classificação:

1º Hapoel Tel-Aviv - 9
2º Hamburgo - 7
3º Rapid Viena - 4
4º Celtic – 2

Grupo D

O Hertha Berlim mandou pra longe a má fase, e derrotou com autoridade o Heerenveen, fora de casa, por 3 a 2. Mas os alemães passaram aperto, e sofreram o primeiro gol logo aos 3 minutos, do croata Papadopoulos. Domovchiski empatou, mas Papadopoulos recolocou os donos da casa na frente ainda no primeiro tempo. Porém, na base da raça, os alemães viraram com Domovchiski e Wichniarek. Foi a primeira vitória do Hertha, que deixa o time com chances de se classificar ao menos em segundo lugar no grupo.

Quem está praticamente classificado é o Sporting, mesmo empatando com o Ventspils, em casa, por 1 a 1. Os gols saíram antes dos 22 minutos da primeira etapa: Zamperini abriu o placar para os letões, mas Saleiro empatou. E ficou nisso, mais do que suficiente para o Sporting continuar na liderança com 10 pontos, e jogar por um empate na próxima rodada.

Classificação:

1º Sporting - 10
2º Heerenveen - 4
3º Hertha Berlim - 4
4º Ventspils – 3

Grupo E

Mesmo com um jogador a mais durante boa parte do jogo, a Roma não teve vida fácil para vencer o Fulham, em casa, por 2 a 1. As duas equipes entraram com times desfigurados, mas o time inglês soube se organizar melhor e marcou primeiro com Kamara, cobrando pênalti. Porém, o esquema tático do time foi quebrado com a expulsão de Nevland, que com quatro minutos depois de entrar na partida, foi expulso. A Roma soube se aproveitar e virou com Riise e Okaka. Desanimado, o Fulham ainda teve Konchesky expulso no último minuto. Pra piorar, os ingleses perderam, para a própria Roma, a vice-liderança da chave.

Os dois principais times do Grupo E continuam sendo desbancados pelo Basel, que desta vez ganhou do CSKA Sofia, fiel da balança do grupo, por 3 a 1. Os suíços já estavam vencendo por 2 a 0 antes do intervalo, com gols de Gelabert e do artilheiro Alexander Frei, cobrando pênalti. Yanchev tentou recolocar os búlgaros na partida, mas Frei marcou mais um e fechou a vitória, que deixa o time com 9 pontos, folgado na liderança.

Classificação:

1º Basel - 9
2º Roma - 7
3º Fulham - 5
4º CSKA Sofia – 1

Grupo F

O primeiro time a garantir classificação com duas rodadas de antecedência foi o Galatasaray. Os turcos, mesmo poupando titulares como Keita e Elano, derrotaram o Dinamo Bucareste, fora de casa, por 3 a 0. Kewell, aos 22, e Nonda, aos 24, davam sinal do que seria a partida até os minutos finais. Com o freio de mão puxado, apenas Mehmet Topal marcou no segundo tempo. Poderia ser mais, mesmo porque os romenos ainda tiveram N’Doye expulso na etapa final.

Seguindo os passos do Galatasaray, o Panathinaikos ficou muito próximo da outra vaga com a vitória sobre o Sturm Graz, fora de casa, por 1 a 0. Com vários brasileiros em campo, quem marcou foi o grego Katsouranis, no segundo tempo, numa partida sem nenhum brilho técnico, a exemplo do jogo dos dois times na rodada anterior.

Classificação:

1º Galatasaray - 10
2º Panathinaikos - 9
3º Dinamo Bucareste - 3
4º Sturm Graz – 1

Grupo G

A recuperação do Villarreal nos últimos jogos parece estar surtindo efeito também na Liga Europa. Em 15 minutos, os submarinos liquidaram a Lazio, na vitória por 4 a 1. Logo aos dois minutos, Pires cobrou falta e Nilmar, com um leve desvio, abriu o placar. Aos 13, foi a vez de Cani marcar. E dois minutos depois, Pires abriu 3 a 0. Vale salientar que, desde os 4 minutos de jogo, a Lazio atuou com um a menos, pois Baronio foi expulso. E mesmo assim o time cavou um pênalti aos 34 minutos, desperdiçado por Foggia, e que resultou na expulsão de Gonzalo pelo Villarreal. E quando Zárate descontou para os italianos no segundo tempo, uma nova postura parecia certa. Mas Rossi, a oito minutos do fim, acabou com a esperança dos adversários convertendo um pênalti, e selando a goleada.

No outro jogo do grupo, o Salzburg derrotou o Levski fora de casa por 1 a 0, e ficou muito próximo não só da classificação, como da liderança do grupo. Mesmo jogando com um a menos durante boa parte do segundo tempo (Sarmov foi mandado pra rua pelo time do Levski), a vitória só foi garantida nos acréscimos, com gol de Schiemer. A campanha dos austríacos é irretocável: 4 jogos e 4 vitórias. Um empate na próxima rodada garante não só a passagem para a fase seguinte, como a liderança definitiva do grupo.

Classificação:

1º Salzburg - 12
2º Villarreal - 6
3º Lazio - 6
4º Levski – 0

Grupo H

Apesar do Fenerbahçe ser da Turquia, hoje se pode dizer que o time foi essencialmente brasileiro. Mesmo porque foram eles que garantiram a vitória do time sobre o Steaua por 3 a 1, que deixa-os muito próximos da classificação. André Santos marcou o primeiro dos turcos, aos 15 minutos, em linda jogada individual. Kapetanos, ainda no primeiro tempo, empatou e deixou a partida equilibrada. Mas no segundo tempo só deu Brasil. Ou melhor, Fenerbahçe. Fábio Bilica marcou aos seis minutos, aproveitando assistência de Alex. E o próprio Alex fechou o placar, 16 minutos depois.

Quem se recuperou no torneio foi o Twente, com uma sofrida vitória sobre o Sheriff, em casa, por 2 a 1. Stoch, emprestado pelo Chelsea ao Twente, abriu o placar no primeiro tempo. Mas Tioté atrapalhou os planos do seu próprio time, marcando um gol contra e empatando para o time da Moldávia. Mas a estrela de Stoch brilhou no minuto final para decretar a vitória dos holandeses.

Classificação:

1º Fenerbahçe - 9
2º Twente - 7
3º Sheriff - 4
4º Steaua – 2

Grupo I

O time que talvez detenha o ataque mais poderoso da Europa no momento, o Benfica, derrotou o Everton fora de casa por 2 a 0 e se isolou na liderança do grupo. Os portugueses repetiram o bom futebol das outras partidas, mas só marcaram no segundo tempo, com a dupla de ataque do time: o argentino Saviola, e o grande artilheiro Cardozo, candidato forte a chuteira de ouro da Europa. Os portugueses pularam para 9 pontos, três a mais que o Everton.

Quem se deu mal foi o AEK, que frustrou seu torcedor a empatar diante de sua torcida com o BATE Borisov por 2 a 2. Todos os gols saíram no primeiro tempo: o gol relâmpago de Blanco no primeiro minuto parecia um presságio de goleada do AEK. Mas logo os bielo-russos mostraram seu futebol, e viraram o placar com Rodionov e Volodko. Mas Manduca, aos 38 minutos, deixou a partida novamente empatada. O BATE teve de se segurar desde a metade do segundo tempo com um jogador a menos, pois Shitov foi expulso.

Classificação:

1º Benfica - 9
2º Everton - 6
3º BATE Borisov - 4
4º AEK – 4

Grupo J

A exemplo do Galatasaray, outro time que já está antecipadamente classificado para a próxima fase do torneio é o Shakhtar Donetsk. A quarta vitória em quatro jogos foi obtida contra o Toulouse, fora de casa, por 2 a 0. Mais uma vez, os franceses optaram por escalar um time misto, deixando os principais jogadores do time no banco de reservas – sendo que Gignac, o astro do Toulouse, sequer foi utilizado. Pra variar, os brasileiros decidiram a parada. Luiz Adriano, um dos artilheiros da competição, fez o primeiro aos 5 minutos da etapa final. Em outra boa trama, dessa vez construída por Willian, o ucraniano Gai completou pras redes.

Com a derrota do Toulouse, o Club Brugge aproveitou para se isolar na vice-liderança com a goleada fora de casa sobre o Partizan, por 4 a 2. O destaque dos belgas foi o atacante Kouemaha, autor de dois gols. Perisic (que soma 4 gols na Liga) e Odjidja-Ofoe completaram a festa, enquanto Ljalic e Washington fizeram para o Partizan.

Classificação:


1º Shakhtar Donetsk - 12
2º Club Brugge - 7
3º Toulouse - 4
4º Partizan – 0

Grupo K

Favoritíssimo do grupo, o PSV só empatou com os dinamarqueses do Kobenhavn, fora de casa, por 1 a 1. E olha que os mandantes inauguraram o placar com Gronkjaer, cobrando pênalti, no primeiro tempo. Os holandeses empataram na etapa final com o principal jogador do time, o húngaro Dzsudzsák. A liderança foi mantida, com oito pontos em doze disputados.

Na cola dos holandeses aparece o Sparta Praga, que derrotou o Cluj fora de casa por 3 a 2. Holenda foi o destaque do Sparta, marcando dois gols nos primeiros 13 minutos de jogo. Traoré descontou para o Cluj ainda na etapa inicial, mas com Muresan e Mara expulsos, a missão ficou praticamente impossível. Nos últimos minutos, Wilfried marcou pro Sparta e Dubarbier fez para o Cluj, time que apareceu como sensação na temporada passada, e que agora estão praticamente eliminados no grupo.

Classificação:


1º PSV Eindhoven - 8
2º Sparta Praga - 7
3º Kobenhavn - 4
4º CFR Cluj – 3

Grupo L

Completando as equipes antecipadamente classificadas a próxima fase, aparece o Werder Bremen. A vitória sobre o Austria Viena, em casa, parecia ser tranquila, mas só foi obtida nos nove minutos finais. Borowski, aos 36, e Hugo Almeida, aos 38, fizeram os tentos da vitória por 2 a 0.

Quem está a um passo da qualificação é o Athletic Bilbao, mesmo com um empate frente ao Nacional, fora de casa, por 1 a 1. Os gols saíram na etapa final: Edgar, ex-Vasco, marcou para o Nacional aos 19 minutos. Mas Exteberría, cobrando pênalti, descontou a seis minutos do fim, quando os portugueses atuavam com um a menos, já que Nuno Pinto havia sido expulso.

Classificação:

1º Werder Bremen - 10
2º Athletic Bilbao - 7
3º Nacional - 2
4º Austria Viena - 2

São Paulo e Gremio empatam no Sul

Share |

Por Leonardo Martins

Na reta final do Campeonato Brasileiro, Grêmio e São Paulo se enfrentaram no Estádio Olímpico e chamou a atenção de outras equipes, já que os paulistas disputam o título brasileiro. Em um jogo bom e com muitas expulsões, os tricolores empataram em um gol, melhor para o paulista que assumiu, novamente, a liderança.

A necessidade de vencer para se fortalecer na briga pelo título fez o São Paulo tomar a iniciativa na partida em Porto Alegre. Assim, a boa marcação no meio-campo ajudou o clube visitante a criar a primeira jogada ofensiva do duelo. Jean roubou a bola na direita e tocou na entrada da área para Washington, que ajeitou para Hernanes finalizar, mas para fora

Do outro lado, Souza fez a assistência para Maxi López, que girou e bateu ao lado da trave, enquanto Miranda pedia falta no lance. O árbitro ignorou o protesto do zagueiro. Apesar da resposta gremista, o time de Ricardo Gomes continuou com mais presença na frente, mas sem conseguir esboçar lance de perigo.

O jogo ficou mais amarrado no meio-campo, e os goleiros se tornaram coadjuvantes. No entanto, a insistência do São Paulo resultou em uma boa jogada, aos 19 minutos. Hernanes roubou a bola na entrada da área e concluiu perto do travessão. Pouco depois, Jorge Wagner cobrou falta da direita, Washington não alcançou e a bola passou para fora.

Apesar do volume de jogo do Tricolor paulista, o Grêmio abriu o placar, aos 24. Em falta da direita, Douglas Costa levantou a bola na área e a zaga deixou Rafael Marques livre para cabecear para as redes. Mesmo depois do gol, o time gaúcho seguiu com problemas na frente, principalmente pelo excesso de impedimentos de Maxi López.

Aos 32, o São Paulo conseguiu empatar a partida. Hernanes recebeu a bola na direita e cruzou na segunda trave, onde apareceu Dagoberto para dominar no peito e finalizar. A bola desviou em Rafael Marques e enganou o goleiro Victor, que não conseguiu evitar o gol.

Pouco depois, Washington recebeu na direita, invadiu a área e chutou para fora, na última oportunidade do primeiro tempo, que seguiu com bastante pegada na marcação

No intervalo, Paulo Autuori mudou a lateral esquerda do Grêmio, sacando Lúcio para a entrada de Fábio Santos. Porém, a primeira jogada de perigo na segunda etapa foi do São Paulo. Hernanes cobrou falta de longe e deu trabalho ao goleiro Victor.

Aos poucos, o Grêmio se ajustou em campo e levou perigo duas vezes à frente. Douglas Costa ganhou na velocidade da defesa, invade a área e bate forte, mas Rogério Ceni defende. No lance seguinte, Maxi López dominou na meia-esquerda , abriu espaço e finalizou, exigindo nova intervenção do goleiro.

Ricardo Gomes, então, sacou Washington para a entrada de Borges, que criou excelente jogada. O atacante recebeu na área, limpou a defesa e finalizou, mas Victor segurou. Do outro lado, após cobrança de falta, Douglas Costa cabeceou sozinho e viu Rogério Ceni defender. Os gremistas ainda alegaram que a bola entrou, mas o árbitro discorda e manda o jogo seguir.

Para deixar seu time mais ofensivo, Paulo Autuori colocou Perea na vaga de Thiego. Ricardo Gomes, por sua vez, mandou Marlos para o lugar de Jorge Wagner. No entanto, em poucos minutos, Borges e Dagoberto foram expulsos de campo, ambos por falta sobre Túlio. Com isso, Herrera entrou no lugar de Túlio para tentar pressionar os visitantes. Nos acréscimos, Jean também foi expulso, mas Rogério Ceni salvou o São Paulo na pressão dos donos da casa.

O São Paulo torce, novamente, contra o rival Palmeiras, que joga domingo contra o Fluminense, para continuar na liderança. O Tricolor volta a jogar no dia 14 quando enfrenta o Vitória no Morumbi. O Tricolor gaúcho volta a jogar no mesmo dia quando vai ao Mineirão duelar contra o Cruzeiro.

Curtinha

- Uma linda festa ocorreu no Mineirão, na noite de ontem, com mais de 50 mil pessoas. Foi o jogo de despedida do argentino Juan Pablo Sorín do futebol. Foram dois jogos, o 1º envolvendo ex-jogadores, cantores, atores e jogadores de outras equipes, entre os jogos houve um show do SKANK. Na partida principal da noite, o Cruzeiro, com o homenageado Sorín, enfrentou o Argentinos JR, clube que revelou o lateral. O time celeste venceu por 2 a 1. Bernardo e Guerrón fizeram os gols da equipe mandante. Santibañez descontou para os hermanos.

Champions League – 4ª rodada – Lyon e Sevilla nas oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

No complemento da 4ª rodada da Champions League, foram definidos mais dois classificados para as oitavas-de-final com duas rodadas de antecedência: o Lyon e o Sevilla, que por coincidência, só precisaram de um empate para se garantir na fase seguinte. Ambos empataram por 1 a 1, e em casa: o Lyon com o Liverpool, e o Sevilla com o Stuttgart. Outro que encaminhou sua qualificação é o Arsenal, que passeou contra o AZ Alkmaar na goleada por 4 a 1. Quem vive situação delicada é o Liverpool, que somou seu terceiro jogo sem vencer na competição, e tem sua vaga ameaçadíssima – precisa não só vencer suas partidas, como torcer por uma combinação de resultados. Confira um resumo dos oito jogos que completaram a antepenúltima rodada da maior competição de clubes da Europa.

Grupo E

O Lyon é um dos seis times que, com duas rodadas de antecedência, já garantiu presença nas oitavas-de-final do torneio. O adversário era o Liverpool, que os franceses já haviam batido no jogo da rodada anterior, fora de casa, por 2 a 1. Aproveitando-se dos 100% de aproveitamento que a equipe tinha até esse jogo, o Lyon precisou apenas de um empate em 1 a 1, em casa, para carimbar a classificação. Mas não foi fácil garantir o ponto: os franceses tiveram Réveillère e Pjanic contundidos durante a partida, e pra piorar, os ingleses abriram o marcador com Babel, que substituiu Fernando Torres, aos 38 do segundo tempo. Na base do abafa, o atacante Lisandro López aproveitou assistência do brasileiro Michel Bastos para dominar na área e bater firme pras redes, no último minuto. Foi o suficiente para colocar o time comandado por Claude Puel na próxima fase.

Quem parece seguir os passos do Lyon é a Fiorentina, que massacrou o Debrecen por 5 a 2 e só depende de si para garantir sua classificação já na próxima rodada. Mutu abriu a contagem aos 14 minutos, mas Rudolf completou cruzamento da esquerda, com estilo, e empatou para os húngaros. Com apenas 16 minutos do segundo tempo, a Fiore já havia construído uma vantagem de 4 a 1. O zagueiro Dainelli e os meio-campistas Montolivo e Marchionni fizeram os gols. Coulibaly, de cabeça, descontou para o Debrecen, mas Gilardino, quatro minutos depois, selou a goleada dos italianos, que só dependem de si para passar às oitavas-de-final, desbancando o todo poderoso Liverpool, que se bobear, vai ter que se contentar com uma vaga na Liga Europa.

Classificação:

1º Lyon - 10
2º Fiorentina - 9
3º Liverpool - 4
4º Debrecen – 0

Grupo F

No jogo que abriu os jogos da 4ª rodada nesta quarta-feira, Rubin Kazan e Barcelona foram prejudicados pelo frio e pela falta de inspiração, e não saíram do zero. Os catalães jogaram melhor, perderam algumas oportunidades e não furaram o ferrolho russo, que não só no contexto defensivo, provaram ser um time que tem totais condições de avançarem a próxima fase, desbancando até mesmo times como Internazionale e o próprio Barcelona. Os russos estão na vice-liderança, com o mesmo número de pontos do Barça, mas em vantagem pelo confronto direto.

Na outra partida, a Internazionale, de forma heróica, derrotou o Dinamo Kiev fora de casa por 2 a 1. Os ucranianos marcaram logo aos 21 minutos com Shevchenko, que arriscou de fora da área e, contando com um leve desvio, encobriu Júlio César. Mas os italianos, nos quatro minutos finais, conseguiram virar o jogo. O primeiro gol saiu aos 41 da etapa final, quando Milito conseguiu dominar a bola chutada por Sneijder, bateu pro gol e empatou. E aos 44, num gol chorado, os nerrazurri viraram. Muntari arriscou de longe, e o goleiro do Kiev não conseguiu segurar. A bola sobrou para Milito, que sem ângulo arriscou, mas o goleiro rebateu novamente pra área. Aí ficou fácil para Sneijder, que de frente pro gol, fez o tento que deixa os italianos na ponta do Grupo F.

Classificação:

1º Internazionale - 6
2º Rubin - 5
3º Barcelona - 5
4º Dinamo Kiev – 4

Grupo G

Assim como o Lyon, outro time que carimbou vaga para a próxima fase da Champions foi o Sevilla. Os espanhóis perderam o 100% de aproveitamento no torneio, mas mesmo com um empate contra o Stuttgart por 1 a 1, avançaram antecipadamente de fase. O gol do Sevilla foi do capitão Jesús Navas, que aproveitou passe de Luis Fabiano e bateu cruzado para inaugurar o placar, aos 14 minutos. Os alemães, que sofreram com vários desfalques, conseguiram empatar a 11 minutos do fim do jogo com Kuzmanovic, que fez seu primeiro gol com a camisa do Stuttgart. O meia sérvio defendia a Fiorentina na temporada passada. O empate fora de casa deixa o time ainda em terceiro lugar, com apenas três pontos, dois a menos que o vice-líder Unirea.

No outro jogo do grupo, o Unirea não confirmou o favoritismo (conquistado pela campanha que vinha fazendo), e sofreu para empatar com o Rangers, em casa, por 1 a 1. Ao contrário da partida anterior, o jogo não teve nenhum gol contra. Aliás, um dos jogadores que havia balançado a própria rede no outro jogo, no caso o escocês McCulloch, abriu o placar, dessa vez a favor de seu time, aos 34 do segundo tempo. Mas o Unirea foi valente, e a dois minutos do fim, empatou com Onofras, que foi extremamente feliz num petardo de fora da área, sem chances para o goleiro do Rangers. A briga pela segunda vaga continua extremamente aberta, enquanto para o Sevilla é apenas questão de tempo carimbar a primeira colocação do grupo.

Classificação:

1º Sevilla - 10
2º Unirea - 5
3º Stuttgart - 3
4º Rangers – 2

Grupo H

No último grupo da competição, os meninos do Arsenal não deram chance para os holandeses do AZ Alkmaar, e golearam por 4 a 1, jogando em casa. O resultado elástico deve ser creditado a grande exibição de dois jogadores: Arshavin, e principalmente Fabregas. Aliás, foi Cesc o autor do primeiro gol, aos 25 minutos, quando recebeu de Gallas, e da entrada da área, chutou forte no cantinho do goleiro. O outro foi de Nasri, ainda no primeiro tempo. O francês deu um drible desconcertante no adversário antes de entrar na área e bater pro gol. Valeu até tirar a “zica” que incomodava o jovem meio-campo, que não se trata só do fato de não marcar gols há um bom tempo, mas também de sofrer com consecutivas lesões. Fabregas marcou mais um aos sete da etapa final, quando recebeu passe de Arshavin (que já havia dado assistência para o gol de Nasri) e bateu no ângulo do goleiro. O outro gol dos Gunners saiu numa jogada que foi cercada de perfeição: velocidade, categoria e precisão foram marcas fortes. Diaby começou a trama, que chegou até Eduardo da Silva. O brasileiro naturalizado croata deu um passe de calcanhar para Arshavin, que avançou pelo flanco direito e tocou para Diaby (que havia começado a jogada). O francês completou a linda trama para o fundo das redes. Lens ainda descontou para o AZ, mas foi pouco. Agora, o Arsenal só precisa de um empate na próxima rodada para garantir sua vaga nas oitavas.

Completando o grupo, o Standard Liège venceu o Olympiakos por 2 a 0. Foi a primeira vitória dos belgas na competição, que coloca o time entre os principais postulantes a segunda vaga. Mbokani aproveitou desatenção da zaga grega para abrir o placar. Na etapa final, o artilheiro Jovanovic fez o gol da vitória.

Classificação:

1º Arsenal - 10
2º Olympiakos - 6
3º Standard Liège - 4
4º AZ Alkmaar - 2