quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Champions League – 4ª rodada – Lyon e Sevilla nas oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

No complemento da 4ª rodada da Champions League, foram definidos mais dois classificados para as oitavas-de-final com duas rodadas de antecedência: o Lyon e o Sevilla, que por coincidência, só precisaram de um empate para se garantir na fase seguinte. Ambos empataram por 1 a 1, e em casa: o Lyon com o Liverpool, e o Sevilla com o Stuttgart. Outro que encaminhou sua qualificação é o Arsenal, que passeou contra o AZ Alkmaar na goleada por 4 a 1. Quem vive situação delicada é o Liverpool, que somou seu terceiro jogo sem vencer na competição, e tem sua vaga ameaçadíssima – precisa não só vencer suas partidas, como torcer por uma combinação de resultados. Confira um resumo dos oito jogos que completaram a antepenúltima rodada da maior competição de clubes da Europa.

Grupo E

O Lyon é um dos seis times que, com duas rodadas de antecedência, já garantiu presença nas oitavas-de-final do torneio. O adversário era o Liverpool, que os franceses já haviam batido no jogo da rodada anterior, fora de casa, por 2 a 1. Aproveitando-se dos 100% de aproveitamento que a equipe tinha até esse jogo, o Lyon precisou apenas de um empate em 1 a 1, em casa, para carimbar a classificação. Mas não foi fácil garantir o ponto: os franceses tiveram Réveillère e Pjanic contundidos durante a partida, e pra piorar, os ingleses abriram o marcador com Babel, que substituiu Fernando Torres, aos 38 do segundo tempo. Na base do abafa, o atacante Lisandro López aproveitou assistência do brasileiro Michel Bastos para dominar na área e bater firme pras redes, no último minuto. Foi o suficiente para colocar o time comandado por Claude Puel na próxima fase.

Quem parece seguir os passos do Lyon é a Fiorentina, que massacrou o Debrecen por 5 a 2 e só depende de si para garantir sua classificação já na próxima rodada. Mutu abriu a contagem aos 14 minutos, mas Rudolf completou cruzamento da esquerda, com estilo, e empatou para os húngaros. Com apenas 16 minutos do segundo tempo, a Fiore já havia construído uma vantagem de 4 a 1. O zagueiro Dainelli e os meio-campistas Montolivo e Marchionni fizeram os gols. Coulibaly, de cabeça, descontou para o Debrecen, mas Gilardino, quatro minutos depois, selou a goleada dos italianos, que só dependem de si para passar às oitavas-de-final, desbancando o todo poderoso Liverpool, que se bobear, vai ter que se contentar com uma vaga na Liga Europa.

Classificação:

1º Lyon - 10
2º Fiorentina - 9
3º Liverpool - 4
4º Debrecen – 0

Grupo F

No jogo que abriu os jogos da 4ª rodada nesta quarta-feira, Rubin Kazan e Barcelona foram prejudicados pelo frio e pela falta de inspiração, e não saíram do zero. Os catalães jogaram melhor, perderam algumas oportunidades e não furaram o ferrolho russo, que não só no contexto defensivo, provaram ser um time que tem totais condições de avançarem a próxima fase, desbancando até mesmo times como Internazionale e o próprio Barcelona. Os russos estão na vice-liderança, com o mesmo número de pontos do Barça, mas em vantagem pelo confronto direto.

Na outra partida, a Internazionale, de forma heróica, derrotou o Dinamo Kiev fora de casa por 2 a 1. Os ucranianos marcaram logo aos 21 minutos com Shevchenko, que arriscou de fora da área e, contando com um leve desvio, encobriu Júlio César. Mas os italianos, nos quatro minutos finais, conseguiram virar o jogo. O primeiro gol saiu aos 41 da etapa final, quando Milito conseguiu dominar a bola chutada por Sneijder, bateu pro gol e empatou. E aos 44, num gol chorado, os nerrazurri viraram. Muntari arriscou de longe, e o goleiro do Kiev não conseguiu segurar. A bola sobrou para Milito, que sem ângulo arriscou, mas o goleiro rebateu novamente pra área. Aí ficou fácil para Sneijder, que de frente pro gol, fez o tento que deixa os italianos na ponta do Grupo F.

Classificação:

1º Internazionale - 6
2º Rubin - 5
3º Barcelona - 5
4º Dinamo Kiev – 4

Grupo G

Assim como o Lyon, outro time que carimbou vaga para a próxima fase da Champions foi o Sevilla. Os espanhóis perderam o 100% de aproveitamento no torneio, mas mesmo com um empate contra o Stuttgart por 1 a 1, avançaram antecipadamente de fase. O gol do Sevilla foi do capitão Jesús Navas, que aproveitou passe de Luis Fabiano e bateu cruzado para inaugurar o placar, aos 14 minutos. Os alemães, que sofreram com vários desfalques, conseguiram empatar a 11 minutos do fim do jogo com Kuzmanovic, que fez seu primeiro gol com a camisa do Stuttgart. O meia sérvio defendia a Fiorentina na temporada passada. O empate fora de casa deixa o time ainda em terceiro lugar, com apenas três pontos, dois a menos que o vice-líder Unirea.

No outro jogo do grupo, o Unirea não confirmou o favoritismo (conquistado pela campanha que vinha fazendo), e sofreu para empatar com o Rangers, em casa, por 1 a 1. Ao contrário da partida anterior, o jogo não teve nenhum gol contra. Aliás, um dos jogadores que havia balançado a própria rede no outro jogo, no caso o escocês McCulloch, abriu o placar, dessa vez a favor de seu time, aos 34 do segundo tempo. Mas o Unirea foi valente, e a dois minutos do fim, empatou com Onofras, que foi extremamente feliz num petardo de fora da área, sem chances para o goleiro do Rangers. A briga pela segunda vaga continua extremamente aberta, enquanto para o Sevilla é apenas questão de tempo carimbar a primeira colocação do grupo.

Classificação:

1º Sevilla - 10
2º Unirea - 5
3º Stuttgart - 3
4º Rangers – 2

Grupo H

No último grupo da competição, os meninos do Arsenal não deram chance para os holandeses do AZ Alkmaar, e golearam por 4 a 1, jogando em casa. O resultado elástico deve ser creditado a grande exibição de dois jogadores: Arshavin, e principalmente Fabregas. Aliás, foi Cesc o autor do primeiro gol, aos 25 minutos, quando recebeu de Gallas, e da entrada da área, chutou forte no cantinho do goleiro. O outro foi de Nasri, ainda no primeiro tempo. O francês deu um drible desconcertante no adversário antes de entrar na área e bater pro gol. Valeu até tirar a “zica” que incomodava o jovem meio-campo, que não se trata só do fato de não marcar gols há um bom tempo, mas também de sofrer com consecutivas lesões. Fabregas marcou mais um aos sete da etapa final, quando recebeu passe de Arshavin (que já havia dado assistência para o gol de Nasri) e bateu no ângulo do goleiro. O outro gol dos Gunners saiu numa jogada que foi cercada de perfeição: velocidade, categoria e precisão foram marcas fortes. Diaby começou a trama, que chegou até Eduardo da Silva. O brasileiro naturalizado croata deu um passe de calcanhar para Arshavin, que avançou pelo flanco direito e tocou para Diaby (que havia começado a jogada). O francês completou a linda trama para o fundo das redes. Lens ainda descontou para o AZ, mas foi pouco. Agora, o Arsenal só precisa de um empate na próxima rodada para garantir sua vaga nas oitavas.

Completando o grupo, o Standard Liège venceu o Olympiakos por 2 a 0. Foi a primeira vitória dos belgas na competição, que coloca o time entre os principais postulantes a segunda vaga. Mbokani aproveitou desatenção da zaga grega para abrir o placar. Na etapa final, o artilheiro Jovanovic fez o gol da vitória.

Classificação:

1º Arsenal - 10
2º Olympiakos - 6
3º Standard Liège - 4
4º AZ Alkmaar - 2

Nenhum comentário: