domingo, 11 de outubro de 2009

Eliminatórias Africanas – Penúltima rodada e outra seleção na Copa

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada das eliminatórias africanas foi marcada pela adrenalina, mas é claro, ainda vai sobrar muita para a última rodada, em Novembro. Isso porque três dos cinco grupos continuam em aberto, com seleções disputando a sonhada vaga para a Copa do Mundo. Os outros grupos já têm seus classificados definidos: Gana, que já havia conquistado a vaga na rodada anterior, ganhou a companhia de Costa do Marfim, que precisava apenas empatar com a modesta seleção de Malaui fora de casa. E foi o que fez. Confira um resumo de tudo que aconteceu nos cinco grupos, e é claro, suas respectivas classificações, que você só confere aqui no Esporte É Vida:

Grupo A

Pelo Grupo 1, dois jogos e muita indefinição. Camarões e Gabão venceram seus jogos, e continuam na luta por uma sonhada vaga a Copa do Mundo. Começando pelo vice-líder Gabão, que não deu sopa pro azar e venceu Marrocos, em casa, por 3 a 1. O time gabonês conseguiu um gol importantíssimo no último minuto da primeira etapa, através do marroquino Mahdoufi, contra. No segundo tempo, com três atacantes, o time ainda marcou com Mouloungui, do Nice-FRA, que entrou no segundo tempo, e Cousin, do Hull-ING. No último minuto, Taarabt descontou, mas já era muito tarde.

Só que Camarões não deixou pra menos, e tratou de manter a liderança com uma goleada sobre Togo, do atacante Adebayor, por 3 a 0. Geremi abriu o placar aproveitando rebote do goleiro, aos 32 minutos. No segundo tempo, em apenas 7 minutos, o time completou a goleada. Makoun e Emana marcaram os gols que deixam Camarões na ponta com 10 pontos, um a mais que Gabão. Na última rodada, Camarões visita a boa seleção do Marrocos, enquanto Gabão também joga fora de casa, contra Togo, que é uma espécie de Adebayor + 10.

Classificação:

1º Camarões - 10
2º Gabão - 9
3º Togo - 5
4º Marrocos – 3

Grupo B

O Grupo B só será decidido na última rodada. Já era esperado, afinal, Tunísia e Nigéria tinham confrontos relativamente fáceis, ambos em casa, contra Quênia e Moçambique, respectivamente. Mas as duas seleções tiveram mais dificuldades do que o previsto: a Tunísia pressionou, mas só ganhou de Quênia pelo placar mínimo. E a Nigéria venceu Moçambique com um gol aos 48 do segundo tempo! Começando pelos tunisianos, que marcaram com o meia Jemaa, que atua no futebol francês pelo Lens. Basta uma vitória na última rodada, fora de casa contra o Moçambique, para garantir o passaporte para a África do Sul, que é logo ali.

A Nigéria decepcionou, e só venceu Moçambique por 1 a 0 com um gol nos acréscimos. O técnico Shaibu Amodu inovou na escalação nigeriana, deixando jogadores importantes como o defensor Taiwo, o lendário Kanu e o artilheiro Oba Oba Martins no banco de reservas. Os que entraram em campo, pararam nas defesas de Kapango. Mas Obinna, que também entrou no segundo tempo, marcou um gol espírita aos 48 da etapa final, que mantém vivo o sonho nigeriano de chegar a Copa. Para isso, precisa vencer fora de casa a fraca seleção de Quênia, e torcer pra que a Tunísia não vença Moçambique.

Classificação:

1º Tunísia – 11
2º Nigéria - 9
3º Moçambique - 4
4º Quênia – 3

Grupo C

Bem como os outros grupos citados, este grupo C também está em aberto. A Argélia continua na liderança, mas o Egito, ainda com chances matemáticas, continua firme. No sábado, venceu Zâmbia fora de casa por 1 a 0. O gol da vitória foi de Hosny Abd Rabbou, por sinal, um gol muito bonito.

Apesar da vitória egípcia, a vaga deve mesmo ficar com a Argélia. Pra variar, os argelinos venceram mais uma e se isolaram na ponta: a vítima foi Ruanda, derrotada por 3 a 1. Olha que Ruanda começou surpreendendo, abrindo a contagem com Mutesa. Dois minutos depois, Ghezzal empatou, aproveitando cobrança de falta de Ziani. Belhadj, lateral do Portsmouth, antes do intervalo, virou o placar. No último minuto, mais precisamente aos 52 (!) da segunda etapa, Ziani cobrou pênalti e fechou a contagem. Bela vitória desse bom time argelino, que pode surpreender na Copa.

Classificação:

1º Argélia - 13
2º Egito - 10
3º Zâmbia - 4
4º Ruanda - 1

Grupo D

O Grupo D já estava definido desde a rodada passada: Gana, com sobras, se classificou para a Copa. O relaxamento permitiu até mesmo perder fora de casa para Benin por 1 a 0. O técnico da seleção ganesa deixou o badalado Muntari no banco de reservas, e mesmo com Essien e Appiah entre os titulares, não parou o atacante Aoudo, que entrou no segundo tempo, e no último minuto, fez o gol da vitória de Benin por 1 a 0.

Mesmo com a vitória, Benin não conseguiu assumir a vice-liderança do grupo, graças a Kanouté. O artilheiro do Sevilla e de Mali foi o autor do gol da vitória da sua seleção sobre Sudão, em casa, por 1 a 0. O atacante já havia desperdiçado outras oportunidades, e só conseguiu acertar o pé aos 44 do segundo tempo. O Sudão teve dois jogadores expulsos: Balla, e no finzinho do jogo, Amin Sami.

Classificação:

1º Gana - 12
2º Mali - 8
3º Benin - 7
4º Sudão - 1

Grupo E

Ao contrário dos outros grupos, este Grupo E estava indefinido, e nesta rodada, decretou mais uma seleção que irá representar o continente africano na Copa: a Costa do Marfim. Já era previsível, pois os Elefantes só precisavam empatar com Malaui fora de casa. Mas olha que os marfinenses tiveram dificuldade: Ngwira, aos 18 do segundo tempo, abriu o placar para Malaui. Então, o técnico de Costa do Marfim resolveu colocar em campo o craque Drogba, que estava sendo poupado – assim como Yaya Touré, do Barcelona, também foi. Ele precisou de três minutos para empatar e dar a vaga a boa seleção da Costa do Marfim, que dessa vez pode chegar mais longe na Copa, e superar a primeira fase, feito que não conseguiu em 2006.

Sem mais chances de classificação, a vice-líder Burkina Fasso, apesar da desmotivação, venceu Guiné fora de casa por 2 a 1. O primeiro gol foi de Dagano, cobrando pênalti. O mesmo Dagano ampliou aos 15 da segunda etapa. Faltando sete minutos pro fim, Bah descontou para Guiné, que pelo time que tem (não é lá essas coisas, obviamente), não se imaginava que fosse fazer uma campanha tão ridícula – ficando atrás até mesmo de Malaui.

Classificação:

1º Costa do Marfim - 13
2º Burkina Fasso - 9
3º Malaui - 4
4º Guiné - 3

Eliminatórias das Américas e Repescagem Ásia-Oceania

Share |

Por Gabriel Seixas

Neste sábado de jogos envolvendo diversas seleções, tivemos várias partidas na América do Sul, e também na América Central. No continente sul-americano, apenas o Brasil não jogou hoje – enfrenta a Bolívia, amanhã, no domingo. Destaque para o Chile, que se juntou a Paraguai e Brasil, e se garantiu na Copa do ano que vem. A Argentina venceu com um gol no último minuto, e se mantém viva em busca de uma vaga, com Uruguai e Equador como concorrentes diretos. No continente vizinho, pela Concacaf, duas seleções se classificaram com antecedência para a Copa: México e Estados Unidos, como já era previsto. Pra finalizar, tivemos a disputa do primeiro jogo da repescagem entre Bahrein e Nova Zelândia. O jogo foi fraquíssimo, e terminou sem gols. Confira a rodada nos dois continentes, com o melhor de todos os jogos e a classificação de suas respectivas eliminatórias.

América do Sul


Quatro jogos movimentaram a noite de sábado pelos campos sul-americanos. Sem o Brasil, que só joga no domingo, as atenções ficaram voltadas para a Argentina, que tiveram mais dificuldades do que o previsto (será que alguém previu alguma dificuldade?) para vencer o Peru, em casa, por 2 a 1. O Chile tinha a oportunidade de garantir vaga antecipada para a próxima Copa, mas precisava vencer a competitiva seleção da Colômbia, fora de casa. E não se intimidou: fez 4 a 2 em território colombiano e garantiu vaga. Quer saber como foram os jogos? Então confira!

Como já dito, o Chile foi o grande destaque. Precisava vencer, venceu e já está na Copa do Mundo da África do Sul. Azar da Colômbia, que agora não tem mais chances de classificação. Os chilenos venceram muito bem por 4 a 2. Apesar disso, a Colômbia começou na frente, com uma ajudinha do chileno Arturo Vidal, que marcou contra. Entre 35 e 36 minutos, o Chile conseguiu virar, com Ponce e o artilheiro Suazo. Mas a Colômbia foi valente, e no segundo tempo, empatou com Moreno. Aí entrou em cena o ex-palmeirense Valdivia para deixar o Chile novamente na frente, recuperando a classificação pra Copa. Ainda deu tempo de Orellana, que coroou sua ótima partida – já havia dado duas assistências – fechar o placar.

O já classificado Paraguai visitou a Venezuela, venceu por 2 a 1 e eliminou qualquer possibilidade dos venezuelanos irem a Copa. Os gols só saíram no segundo tempo: logo aos onze, o carrasco do Brasil, Cabañas, abriu o placar para os paraguaios. Cardozo, aos 35 da etapa final, ampliou. A Venezuela até descontou com Rondon, mas não foi suficiente para uma possível reação dos venezuelanos no jogo.

Em jogo direto por uma das duas vagas restantes para a Copa – sendo que uma delas é para a repescagem -, o Uruguai venceu o Equador, de virada e no último minuto por 2 a 1. O primeiro tempo foi praticamente dos equatorianos, que dominaram as ações da partida. E o time começou melhor a segunda etapa, dessa vez conseguindo marcar o gol, aos 22 minutos com Valencia, que atua no Manchester United. Dois minutos depois, Luis Suárez, artilheiro do Campeonato Holandês atuando pelo Ajax, empatou. No último minuto, Forlán converteu pênalti e deixou os uruguaios muito próximos de uma vaga. Para isso, precisa vencer a Argentina, em Montevidéu, na última rodada.

Falando em Argentina, não poderíamos deixar de citar os hermanos, que receberam o Peru em Buenos Aires. Num jogo cheio de polêmica, até mesmo na semana de véspera – onde se especulava que o Peru entregaria o jogo devido a um boicote dos jogadores -, os argentinos tiveram de suar para vencer por 2 a 1. Maradona inovou na escalação, convocando pela primeira vez Higuaín, do Real Madrid, e já escalando-o como titular no ataque, ao lado de Messi, além dos jogadores do Benfica, Di Maria e Aimar, que também alinharam desde o início. Ainda sobrou espaço para Insúa e Enzo Pérez também debutarem. Os hermanos tiveram dificuldades no primeiro tempo, e não conseguiram furar a retranca peruana. E quando voltaram para a segunda etapa, estavam com todo gás. Logo no primeiro minuto, Aimar lançou Higuaín, que chutou cruzado para marcar o primeiro da Argentina, e o primeiro dele pela seleção. Estranhamente, os hermanos adotaram uma postura defensiva, chamando o Peru pro jogo, que por sua vez, não criava muita coisa. Quando conseguiu, empatou. Aos 45 minutos, Rengifo apareceu sozinho na defesa argentina, e cabeceou livre para igualar o marcador. A dupla de zaga argentina, Heinze e Schiavi, bateu cabeça, pra variar. Quando todos achavam que o jogo estava perdido, apareceu Palermo, que entrou no segundo tempo no lugar do volante Enzo Pérez, e completou um chute cruzado da direita, com o gol vazio. Valeu até tirar a camisa na comemoração, e valeu até mesmo um “peixinho” de Maradona para comemorar o sofrido triunfo. Os acréscimos foram tão longos que ainda deu tempo do Peru reclamar de um pênalti não marcado antes do apito final. Agora, a Argentina precisa vencer o Uruguai, em Montevidéu, se quiser vaga direta na próxima Copa. Um empate também classifica, a não ser que o Equador goleie o Chile, fora de casa.

Classificação:

1º Brasil – 33 (enfrenta a Bolívia no domingo)
2º Paraguai - 33
3º Chile - 30
4º Argentina - 25
5º Uruguai - 24
6º Equador - 23
7º Venezuela - 21
8º Colômbia - 20
9º Bolívia - 12 (enfrenta o Brasil no domingo)
10º Peru – 10

América do Norte – Concacaf

Como já foi destacado, duas seleções já preencheram quatro vagas disponíveis às seleções da Concacaf para a Copa do ano que vem: México e Estados Unidos. Começando pelos mexicanos, que venceram sem dificuldades El Salvador, em casa, por 4 a 1. O primeiro gol do México foi do salvadorenho González, contra, que tentou evitar o chute do experiente Blanco e mandou contra o próprio gol. Os mexicanos eram amplamente superiores, mas só ampliaram a vantagem aos 26 minutos da segunda etapa, agora sim com Blanco. Palencia fez 3 a 0, e Martinez, a dois minutos do fim, descontou para El Salvador, cobrando falta com violência. Mas o México queria a goleada, e o jovem atacante Carlos Vela, do Arsenal, decretou o 4 a 1 para quase 100 mil eufóricos no estádio Azteca.

Agora os Estados Unidos, que ao contrário dos mexicanos, tiveram as já previstas dificuldades para carimbar sua vaga. Os norte-americanos precisavam vencer o bom time de Honduras, fora de casa. E tiveram que correr atrás quando León, aos 2 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para os hondurenhos, que estavam desfalcados do artilheiro David Suazo. Oito minutos depois, o atacante grandalhão Casey empatou. E o próprio Casey tratou de virar, aos 21 minutos. Com o placar a seu favor, os EUA tocavam a bola e exploravam os contra-ataques, e em um deles, o craque Donovan ampliou. Deu tempo para León marcar o segundo dele e da seleção de Honduras. E os hondurenhos só não empataram porque o atacante Pavón desperdiçou um pênalti aos 42 do segundo tempo. Com isso, os atuais vice-campeões da Copa das Confederações garantiram vaga para a Copa na África em 2010.

A maior goleada da rodada ficou por conta do jogo com menos holofotes, entre Costa Rica e Trinidad & Tobago. Os costarriquenhos foram superiores do início ao fim, e despacharam o adversário por 4 a 0. O trindadense Bakr, contra, abriu o placar para a Costa Rica. Na etapa final, Centeno ampliou. Depois, quem roubou a cena foi Saborio, que marcou os outros dois gols dos costarriquenhos, que agora estão em vantagem sobre Honduras na briga direta pela terceira vaga, que classifica sem a necessidade de disputar a repescagem.

Classificação:

1º Estados Unidos - 19
2º México - 18
3º Costa Rica - 15
4º Honduras - 13
5º El Salvador - 8
6º Trinidad & Tobago – 5

Repescagem

No primeiro jogo da repescagem entre Bahrein e Nova Zelândia, que vale vaga pra Copa, o placar não saiu do zero. Jogando em casa, o time de Bahrein teve um modesto domínio do jogo, mas não conseguiu a vitória. Os neozelandeses devem confirmar o favoritismo no jogo da volta, em casa, e beliscar uma vaga na próxima Copa do Mundo. Seria a segunda participação da Nova Zelândia em uma Copa, enquanto o Bahrein busca o feito pela primeira vez. O jogo da volta será realizado no dia 14 de Novembro, em Wellington.