domingo, 11 de outubro de 2009

Eliminatórias Africanas – Penúltima rodada e outra seleção na Copa

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada das eliminatórias africanas foi marcada pela adrenalina, mas é claro, ainda vai sobrar muita para a última rodada, em Novembro. Isso porque três dos cinco grupos continuam em aberto, com seleções disputando a sonhada vaga para a Copa do Mundo. Os outros grupos já têm seus classificados definidos: Gana, que já havia conquistado a vaga na rodada anterior, ganhou a companhia de Costa do Marfim, que precisava apenas empatar com a modesta seleção de Malaui fora de casa. E foi o que fez. Confira um resumo de tudo que aconteceu nos cinco grupos, e é claro, suas respectivas classificações, que você só confere aqui no Esporte É Vida:

Grupo A

Pelo Grupo 1, dois jogos e muita indefinição. Camarões e Gabão venceram seus jogos, e continuam na luta por uma sonhada vaga a Copa do Mundo. Começando pelo vice-líder Gabão, que não deu sopa pro azar e venceu Marrocos, em casa, por 3 a 1. O time gabonês conseguiu um gol importantíssimo no último minuto da primeira etapa, através do marroquino Mahdoufi, contra. No segundo tempo, com três atacantes, o time ainda marcou com Mouloungui, do Nice-FRA, que entrou no segundo tempo, e Cousin, do Hull-ING. No último minuto, Taarabt descontou, mas já era muito tarde.

Só que Camarões não deixou pra menos, e tratou de manter a liderança com uma goleada sobre Togo, do atacante Adebayor, por 3 a 0. Geremi abriu o placar aproveitando rebote do goleiro, aos 32 minutos. No segundo tempo, em apenas 7 minutos, o time completou a goleada. Makoun e Emana marcaram os gols que deixam Camarões na ponta com 10 pontos, um a mais que Gabão. Na última rodada, Camarões visita a boa seleção do Marrocos, enquanto Gabão também joga fora de casa, contra Togo, que é uma espécie de Adebayor + 10.

Classificação:

1º Camarões - 10
2º Gabão - 9
3º Togo - 5
4º Marrocos – 3

Grupo B

O Grupo B só será decidido na última rodada. Já era esperado, afinal, Tunísia e Nigéria tinham confrontos relativamente fáceis, ambos em casa, contra Quênia e Moçambique, respectivamente. Mas as duas seleções tiveram mais dificuldades do que o previsto: a Tunísia pressionou, mas só ganhou de Quênia pelo placar mínimo. E a Nigéria venceu Moçambique com um gol aos 48 do segundo tempo! Começando pelos tunisianos, que marcaram com o meia Jemaa, que atua no futebol francês pelo Lens. Basta uma vitória na última rodada, fora de casa contra o Moçambique, para garantir o passaporte para a África do Sul, que é logo ali.

A Nigéria decepcionou, e só venceu Moçambique por 1 a 0 com um gol nos acréscimos. O técnico Shaibu Amodu inovou na escalação nigeriana, deixando jogadores importantes como o defensor Taiwo, o lendário Kanu e o artilheiro Oba Oba Martins no banco de reservas. Os que entraram em campo, pararam nas defesas de Kapango. Mas Obinna, que também entrou no segundo tempo, marcou um gol espírita aos 48 da etapa final, que mantém vivo o sonho nigeriano de chegar a Copa. Para isso, precisa vencer fora de casa a fraca seleção de Quênia, e torcer pra que a Tunísia não vença Moçambique.

Classificação:

1º Tunísia – 11
2º Nigéria - 9
3º Moçambique - 4
4º Quênia – 3

Grupo C

Bem como os outros grupos citados, este grupo C também está em aberto. A Argélia continua na liderança, mas o Egito, ainda com chances matemáticas, continua firme. No sábado, venceu Zâmbia fora de casa por 1 a 0. O gol da vitória foi de Hosny Abd Rabbou, por sinal, um gol muito bonito.

Apesar da vitória egípcia, a vaga deve mesmo ficar com a Argélia. Pra variar, os argelinos venceram mais uma e se isolaram na ponta: a vítima foi Ruanda, derrotada por 3 a 1. Olha que Ruanda começou surpreendendo, abrindo a contagem com Mutesa. Dois minutos depois, Ghezzal empatou, aproveitando cobrança de falta de Ziani. Belhadj, lateral do Portsmouth, antes do intervalo, virou o placar. No último minuto, mais precisamente aos 52 (!) da segunda etapa, Ziani cobrou pênalti e fechou a contagem. Bela vitória desse bom time argelino, que pode surpreender na Copa.

Classificação:

1º Argélia - 13
2º Egito - 10
3º Zâmbia - 4
4º Ruanda - 1

Grupo D

O Grupo D já estava definido desde a rodada passada: Gana, com sobras, se classificou para a Copa. O relaxamento permitiu até mesmo perder fora de casa para Benin por 1 a 0. O técnico da seleção ganesa deixou o badalado Muntari no banco de reservas, e mesmo com Essien e Appiah entre os titulares, não parou o atacante Aoudo, que entrou no segundo tempo, e no último minuto, fez o gol da vitória de Benin por 1 a 0.

Mesmo com a vitória, Benin não conseguiu assumir a vice-liderança do grupo, graças a Kanouté. O artilheiro do Sevilla e de Mali foi o autor do gol da vitória da sua seleção sobre Sudão, em casa, por 1 a 0. O atacante já havia desperdiçado outras oportunidades, e só conseguiu acertar o pé aos 44 do segundo tempo. O Sudão teve dois jogadores expulsos: Balla, e no finzinho do jogo, Amin Sami.

Classificação:

1º Gana - 12
2º Mali - 8
3º Benin - 7
4º Sudão - 1

Grupo E

Ao contrário dos outros grupos, este Grupo E estava indefinido, e nesta rodada, decretou mais uma seleção que irá representar o continente africano na Copa: a Costa do Marfim. Já era previsível, pois os Elefantes só precisavam empatar com Malaui fora de casa. Mas olha que os marfinenses tiveram dificuldade: Ngwira, aos 18 do segundo tempo, abriu o placar para Malaui. Então, o técnico de Costa do Marfim resolveu colocar em campo o craque Drogba, que estava sendo poupado – assim como Yaya Touré, do Barcelona, também foi. Ele precisou de três minutos para empatar e dar a vaga a boa seleção da Costa do Marfim, que dessa vez pode chegar mais longe na Copa, e superar a primeira fase, feito que não conseguiu em 2006.

Sem mais chances de classificação, a vice-líder Burkina Fasso, apesar da desmotivação, venceu Guiné fora de casa por 2 a 1. O primeiro gol foi de Dagano, cobrando pênalti. O mesmo Dagano ampliou aos 15 da segunda etapa. Faltando sete minutos pro fim, Bah descontou para Guiné, que pelo time que tem (não é lá essas coisas, obviamente), não se imaginava que fosse fazer uma campanha tão ridícula – ficando atrás até mesmo de Malaui.

Classificação:

1º Costa do Marfim - 13
2º Burkina Fasso - 9
3º Malaui - 4
4º Guiné - 3

Nenhum comentário: