segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rodada emocionante no Brasileirão

Share |
Por Leonardo Martins


A Rodada 37 do Brasileirão foi disputada neste domingo com 10 jogos, todos ao mesmo tempo, e muitas emoções rolaram nos gramados brasileiros. A briga pelo título fica para a rodada derradeira, assim como a última vaga do rebaixamento à Série B e a, possível, última vaga a Libertadores 2011. Um panorama sobre as 10 partidas que rolaram na rodada e todas as emoções da última rodada neste texto.

Na briga pelo título nada mudou e os três postulantes adiaram a definição do título para a rodada derradeira. Em Barueri, o jogo era de alto risco para o líder Fluminense contra uma icógnita chamada Palmeiras, tudo isso por causa da eliminação do time palmeirense da Sul-Americana. Não sabia-se o time entraria em campo com reservas ou titulares, Felipão resolveu colocar os titulares, mesmo com a torcida pedindo para entregar o jogo para atrapalhar o rival Corinthians. Quando a bola rolou se viu um jogo entre um time com vontade, no caso o Fluminense, contra um time sem vontade, o Palmeiras. Foi um massacre territorial do Flu, que só não goleou, porque esbarrou nas defesas de Deola, que foi xingado pela própria torcida palmeirense. Mas quem marcou primeiro foi o time palmeirense em um chutaço de Dinei, porém, o Tricolor com o estádio todo a favor, buscou a virada e ela veio com gols de Carlinhos e Tartá, que entrou no lugar de Deco. Todos no estádio ficaram felizes e na última rodada, o Flu fica com o título se vencer em casa o Guarani.

No Pacaembu, a expectativa era de que o Palmeiras não entregasse o jogo e o Corinthians vencer o jogo contra o Vasco. Ao contrário do jogo de Barueri, a equipe corinthiana passou mais dificuldades para passar pela defesa vascaína que jogou com vontade. O Vasco jogou pelas tradições vascaínas e valorizou a vitória do time paulista. No primeiro tempo, o gol veio com Bruno César que chutou e desviou no zagueiro. No segundo tempo, o time vascaíno procurou o empate, mas levou o segundo gol de Danilo. E a vitória veio para a alegria do estádio lotado. Agora, o Corinthians depende da vitória contra o Goiás e um tropeço do Fluminense.

Em Volta Redonda, um confronto entre um time postulante ao título, o Cruzeiro, e outro querendo fugir do rebaixamento, o Flamengo. O jogo foi bom para as duas equipes, mesmo com o futebol apresentado pelas equipes, que foi abaixo, com muitos erros de passes e poucas chances, especialmente por parte do Cruzeiro. O Flamengo aproveitou o erro da defensiva para abrir o placar com o gol de Diego Maurício. Mas o time cruzeirense, melhor em campo, buscou o empate com o gol de Roger, cobrando falta, e, no segundo tempo, conseguiu a virada com Thiago Ribeiro. Agora, para conquistar o título, o time azul precisa vencer o Palmeiras e torcer para tropeços de Corinthians e Fluminense. O Flamengo se livrou do risco de rebaixamento com uma rodada de antecipação.

A briga pela Libertadores se limita a dois clubes. O Grêmio foi a Campinas e rebaixou o Guarani com uma vitória por 3 a 0, bem tranqüila. Foi o último respiro bugrino na Série A. O time gremista, como melhor do turno de forma disparada, se impôs diante do fragilizado adversário paulista, o time gaúcho abriu o placar com o gol de André Lima, ainda na primeira etapa. O artilheiro Jonas fez o seu 22° gol ao marcar o segundo gol gremista em cobrança de pênalti. Diego fechou a vitória gremista no final de jogo. O Grêmio fica com a quarta colocação ao empatar com o Botafogo em confronto direto e ficará no aguardo da decisão da Sul-Americana para conseguir a vaga na Libertadores. O Bugre, já rebaixado, pode decidir o campeonato ao enfrentar o líder Fluminense no Rio.

O Botafogo continua com chances de Libertadores ao derrotar o lanterna Prudente por 3 a 1 no Rio de Janeiro. O jogo foi só de uma equipe, o Botafogo, que se impôs diante do time de São Paulo e a vitória veio com tranqüilidade. No primeiro tempo, após uma pressão botafoguense, Antonio Carlos marcou de cabeça, o primeiro gol do time carioca. Ainda na primeira etapa, Edno acertou um bom chute e marcou o segundo do time mandante. No segundo tempo, o Prudente chegou a assustar o time alvinegro ao diminuir com William José, mas Marcelo Cordeiro fez o terceiro e tranqüilizou as coisas para o Botafogo, que na última rodada, disputa a quarta colocação com o Grêmio em Porto Alegre.

Quem deu adeus a briga pela quarta vaga foi o Atlético-PR, que apenas empatou em Fortaleza diante do Ceará por 1 a 1. O jogo foi bom e equilibrado. O Furacão abriu o placar com o gol de Rafael Santos de cabeça, mas o Vovô logo empatou com Magno Alves. No segundo tempo, os paranaenses buscaram o gol da vitória, mas, mesmo com a expulsão de Diego Sacoman, o gol não veio e o time rubro-negro deu adeus as chances de Libertadores por conta do confronto direto em Porto Alegre. O Ceará conseguiu a inédita vaga a Sul-Americana.

A briga contra o rebaixamento também se limitou a um confronto direto na última rodada. Mas antes falemos de quem escapou da briga pelo rebaixamento nesta rodada. O Galo, finalmente, escapou com a vitória em casa por 3 a 1 sobre o rebaixado Goiás em Sete Lagoas, com grande público. O time goiano entrou em campo com os reservas, poupando o time titular para a decisão da Sul-Americana. Mesmo assim, o time goiano dificultou as coisas, mas o time alvinegro abriu o placar com Diego Souza. O Goiás empatou com Everton Santos, os dois gols aconteceram no primeiro tempo. No segundo, o time mineiro entrou disposto a sumir de vez do risco de rebaixamento e conseguiu dois gols com Renan Oliveira e Diego Tardelli. Para quem ficou 25 rodadas na zona de rebaixamento, a fuga dela, definitivamente, foi um alívio para o Galo e sua torcida. Já o Goiás se concentra na partida de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Independiente.

O irregular Avaí conseguiu garantir a permanência na primeira divisão com uma vitória sensacional de virada sobre o Santos com um grande público na Ressacada. A vitória por 3 a 2 premiou a persistência avaiana em conseguir o resultado. O Santos, mesmo de “férias”, não facilitou as coisas e abriu dois a zero com menos de 30 minutos de jogo. Neymar e Keirrison fizeram os gols santistas que colocavam o azurra no Z-4 da competição. Mas aí surgiu a estrela de Caio, o meia do Avaí foi o nome da virada. Ainda no primeiro tempo, o meia empatou o jogo com dois gols rápidos e, no segundo tempo, fez o gol da vitória para delírio do estádio.

A decisão da última vaga do rebaixamento ficou para um confronto direto, Atlético-GO e Vitória em Salvador. Neste domingo, as duas equipes tiveram vidas parecidas em seus jogos. O Dragão recebeu o desmotivado São Paulo e, mesmo assim, passou sufoco diante dos paulistas. As duas equipes sentiram o forte calor em Goiânia e, por isso, o primeiro tempo foi sem graça. Mas no segundo, a necessidade de vitória do Atlético fez com que o jogo ficasse mais aberto. O Tricolor abriu o placar com gol de Rogério Ceni cobrando pênalti. Com o gol, o Dragão estava parando na zona de rebaixamento, mas Elias, artilheiro da equipe, salvou o time da derrota e tirou os goianos do Z-4. O Atlético joga por um empate em Salvador para permanecer na Série A.

Já o Vitória, outro time que está na briga contra o descenso, foi ao Beira-Rio enfrentar o time do Inter, já treinando para o Mundial de Clubes, e empatou por 1 a 1. O Colorado fez uma partida em ritmo de treino enquanto o Rubro-Negro lutava com suas dificuldades contra o poderio colorado. Assim como no jogo de Goiânia, o primeiro tempo foi ruim e sem emoções para as torcidas. Mas no segundo, o jogo melhorou e os gols vieram. Adaílton fez boa jogada e acertou um belo chute no ângulo, abrindo o placar para o Rubro-Negro baiano, resultado que colocava-o longe da Zona de Rebaixamento. Mas Rafael Sóbis, em outro golaço, empatou o jogo e recolocou o Vitória no Z-4. Agora, os baianos tem a torcida a favor para derrotar o Atlético-GO e se livrar, definitivamente, da Zona de Rebaixamento.


Na próxima rodada, emoção é o que não vai faltar com este panorama feito neste texto.

Classificação

1º Fluminense – 68pts
2º Corinthians – 67pts
3º Cruzeiro – 66pts
4º Grêmio – 60pts
5º Botafogo – 59pts
6º Atlético-PR – 57pts
7º Santos – 55pts (13SG)
8º Internacional – 55pts (4SG)
9º São Paulo – 52pts
10º Palmeiras – 50pts
11º Ceará – 47pts
12º Vasco – 46pts
13º Atlético-MG – 45pts
14º Avaí – 43pts (11V)
15º Flamengo – 43pts (9V)
16º Atlético-GO – 41pts (11V)
17º Vitória – 41pts (9V)
18º Guarani – 37pts
19º Goiás – 32pts
20º Prudente – 28pts