sábado, 14 de novembro de 2009

Repescagem – Eliminatórias Europeias – Jogos de Ida

Share |

Por Gabriel Seixas

Nos jogos de ida da repescagem europeia para a Copa do Mundo, que definirá os 4 últimos representantes do continente na Copa do ano que vem, emoção e muito equilíbrio nos quatro confrontos. Quem conseguiu ficar em maior vantagem foi a França, que derrotou a Irlanda fora de casa por 1 a 0 e decidirá a classificação jogando em Paris. Nos outros confrontos, empate entre Grécia e Ucrânia, e vitórias apertadas de Rússia e Portugal sobre Eslovênia e Bósnia, respectivamente. Confira um resumo dos quatro jogos, com o que de melhor aconteceu nos jogos de sábado. Lembrando que os jogos da volta serão disputados nesta quarta-feira, com total cobertura do Esporte É Vida.

Rússia 2x1 Eslovênia

Deu a impressão de que seria mais fácil, mas a Rússia conseguiu vencer a Eslovênia por 2 a 1, e saiu na frente na briga por uma das vagas para a Copa. Os russos começaram acuados, e em muitas ocasiões no primeiro tempo, sofreu pressão dos eslovenos. Mas quando o time se ajeitou, abriu o placar, através da estrela do jogo de hoje: o meia Bilyaletdinov, do Everton. Ele recebeu passe de Pavlyuchenko na área, girou entre dois marcadores e chutou forte no canto do goleiro. No segundo tempo, a Rússia jogou solta, e não demorou para ampliar, com o próprio Bilyaletdinov. Ele tentou completar um cruzamento rasteiro de Arshavin, mas a bola bateu no zagueiro. Porém, no rebote, ele marcou seu segundo gol no jogo. O que os russos não contavam era que a Eslovênia ainda não havia abdicado do jogo. Então, a dois minutos do fim, os eslovenos conseguiram seu gol. Ilic chutou forte da esquerda, o goleiro Akinfeev rebateu, e Pecnik, de cabeça, completou para o gol vazio. Agora, basta uma vitória simples da Eslovênia no próximo jogo, em casa, para selar a vaga. A Rússia joga por qualquer empate.

Grécia 0x0 Ucrânia

A Grécia não soube aproveitar o fator casa, e só empatou com a Ucrânia em 0 a 0 no jogo de ida da repescagem europeia para a Copa. O jogo não foi empolgante, mas a Grécia, jogando com três atacantes (Salpiggidis, Gekas e Samaras) tomou um pouco mais a iniciativa, porém, sempre quando foi exigido, o goleiro ucraniano Pyatov apareceu bem. O resultado foi melhor para a Ucrânia, que na partida de volta, em Donetsk, só precisa vencer para se classificar. É claro que os gregos também só necessitam da vitória, mas ao contrário do jogo de hoje, o mando de campo pode decidir.

Irlanda 0x1 França

Em Dublin, a Irlanda não apresentou um bom futebol e acabou derrotada pela França por 1 a 0. Agora, os irlandeses terão que reverter o placar jogando fora de casa, o que torna a missão ainda mais complicada. O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, mesmo porque foram poucas chances de gol criadas. Na melhor delas, Lawrence perdeu um gol incrível, para desespero dos torcedores irlandeses, que cantaram e apoiaram até o intervalo, mas ficaram com o grito de gol entalado na garganta. Na segunda etapa, os Bleus se postaram melhor, e chegaram a ficar com mais de 70% de posse de bola. Mas os chutes a gol continuavam escassos, e quando a França resolveu arriscar, marcou seu gol com Anelka. E só não ampliou porque Gignac desperdiçou boa chance a 10 minutos do fim. Um empate no jogo da volta garante a França na Copa.

Portugal 1x0 Bósnia

Portugal e Bósnia se enfrentaram no Estádio da Luz, no duelo dos opostos. Os portugueses tem um time tecnicamente inquestionável, ainda sem sua principal estrela, Cristiano Ronaldo. Já os bósnios, apesar de não terem reputação futebolística, estão em franca ascensão e são considerados até mesmo favoritos no duelo duplo por especialistas. Em campo, Portugal fez um primeiro tempo melhor, empurrado pela torcida (que compareceu em peso) e abriu o placar aos 26 minutos: Nani cruzou, a bola passou por Simão, e o zagueiro Bruno Alves, em posição legal, completou de cabeça para o gol. Depois disso, a Bósnia se lançou ao ataque, e Ibricic cabeceou no travessão ainda no primeiro tempo, na melhor oportunidade dos visitantes. Na etapa final, os lusitanos começaram melhor, mas foi a Bósnia que quase marcou. Aos 43 minutos, um lance inusitado, de puro azar: Dzeko aproveitou cruzamento e cabeceou no travessão. No rebote, Muslimovic acertou a trave direita. O empate não veio, mas a seleção bósnia mostrou que tem condições de vencer Portugal na partida de volta, em casa, onde o “quarteto mágico” formado por Pjanic (que ficou no banco hoje), Misimovic, Ibisevic e Dzeko deve voltar a atuar desde os primeiros minutos.

Nenhum comentário: