quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Paraolimpíadas termina com saldo altamente positivo

Share |

Por Leonardo Martins


Para muita gente que não está atenta com o noticiário esportivo, aviso que hoje terminou as Paraolimpíadas de Pequim. Foram 10 dias de muita superação e vitórias destes guerreiros. Ao contrário das Olimpíadas que foram uma decepção para o Brasil, nas Paraolimpíadas nosso esporte brilhou e conquistou um número recorde de medalhas.

O maior destaque brasileiro em Pequim foi o nadador Daniel Dias. Daniel ofuscou o herói de 2004, Clodoaldo Silva, que teve que mudar de categoria poucos dias antes dos jogos. Esta manobra de outros países contra Clodoaldo o prejudicou nos resultados na China, o tubarão, como é conhecido o nadador, trouxe apenas 2 medalhas em revezamentos e nenhuma dourada. Mas voltemos a Daniel, o nadador deu show no Cubo D’água e conquistou 9 medalhas em 9 provas disputadas, sendo 4 ouros e 3 recordes mundiais.

Outro que brilhou na natação foi André Brasil, da categoria S10. André, assim como Daniel conquistou 4 medalhas de ouro. Só os dois nadadores conquistaram metade das medalhas de ouro que conquistou o Brasil nos Jogos, 8 dos 16. A natação feminina foi ao pódio pela primeira vez nas Para.

No atletismo, tivemos com destaque Lucas Prado, da categoria T11 para deficientes visuais, ele faturou 3 ouros nos 100, 200 e 400m rasos. Terezinha Guilhermina faturou 3 medalhas, uma de cada cor. O Brasil conseguiu ótimos resultados em outras provas do atletismo com várias medalhas.

Antonio Tenório do judô virou uma lenda dos Jogos ao conquistar sua quarta medalha na história paraolimpica. Tivemos outras medalhas na Bocha, no tênis de mesa, no remo. O futebol de 5 para deficientes visuais conquistou o bicampeonato ao derrotar os donos da casa. O Brasil conquistou 46 medalhas e 16 de ouro, um novo recorde de medalhas em uma edição de Jogos Paraolímpicos

Assim como nas Olimpíadas, a China liderou o quadro de medalha das Paraolimpíadas com 89 de ouro e 211 no total.


Esperamos que este resultado em Pequim traga mais investimentos para o esporte paraolímpico.

Nenhum comentário: