sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Liga dos Campeões - Balanço da terceira rodada

Share |

Por Gabriel Seixas


A terceira rodada da Champions League foi iniciada na Terça-Feira, e teve fim na Quarta, com 8 jogos em cada dia. A rodada marcou algumas vitórias convincentes, como as de Milan e Arsenal, e algumas decepções decepções, casos de Liverpool e Barcelona. Confira o balanço da rodada:

Grupo A

A situação do Liverpool no Grupo A piora a cada rodada. Já não bastasse a derrota em casa para o Marseille, na rodada passada, a equipe voltou a ser derrotada, desta vez pelo Besiktas, na Turquia. A equipe turca venceu por 2 a 1, com gols de Sami Hyppiä – que marcou seu segundo gol contra em dois jogos consecutivos -, e do brasileiro Bobô, que teve péssima passagem pelo Corinthians. O craque Steven Gerrard descontou para os Reds. Agora, o Liverpool é o lanterna com apenas 1 ponto, enquanto o Besiktas somou seus três primeiros pontinhos na competição.

No outro jogo do grupo, o Marseille manteve a invencibilidade e empatou com o Porto em 1 a 1, no Vélodrome. Mamadou Niang colocou os franceses na frente, mas o argentino Lucho González, em cobrança de pênalti, empatou o jogo e manteve a campanha regular do também invicto português, que soma 5 pontos, contra 7 do Marseille.

Grupo B

Pelo Grupo B, o Chelsea soube se valer do mando de campo e venceu o Schalke 04 no Stanford Bridge, por 2 a 0. Após a declaração de Didier Drogba confirmando a sua permanência no Chelsea até o fim da temporada e acabando com a polêmica, os Blues venceram com gols de Drogba e Florent Malouda, contando com a colaboração do goleiro Schober, que engoliu um frango homérico. Agora, o Chelsea é líder isolado com 7 pontos, enquanto o Schalke soma 3, em terceiro.

No outro jogo do Grupo, o Rosenborg surpreendeu e derrotou o Valencia, na Noruega, por 2 a 0. Yssouf Kone e Vidar Riseth fizeram os gols que garantiram a equipe na vice-liderança, com 4 pontos, enquanto os espanhóis amargam a lanterna, com um ponto a menos. A equipe de Vicente Calderón não pode contar com o artilheiro David Villa, machucado.

Grupo C

Contando com colaboração decisiva de um brasileiro, o Real Madrid fugiu da zebra e venceu o Olympiakos, de virada, por 4 a 2. Raúl, logo no início da partida abriu o placar, mas logo o sérvio Djordjevic fez boa jogada e serviu Galletti, que empatou para os gregos. Uma nova tragédia em Santiago Bernabeu parecia escrita, quando Lomana Lua Lua virou para o Olympiakos. Para piorar a situação, Ruud van Nistelrooy perdeu pênalti sofrido por Robinho, após pedalar pra cima do zagueiro grego. Porém, o brasileiro voltou a agir e marcou dois gols, virando o jogo. Balboa, que havia entrado no lugar de Wesley Sneijder, fez o quarto e fechou o placar. Agora, os madrilenos são os líderes com 7, enquanto o Olympiakos soma 4, em segundo.

No outro jogo do grupo, o Werder Bremen venceu a Lazio por 2 a 1 e conquistou seus primeiros pontos, subindo para o terceiro lugar. A Lazio, com apenas dois, ocupa a lanterna. Calando a boca dos críticos, a dupla de ataque do Werder – Boubacar Sanogo e Hugo Almeida – marcou para os alemães, enquanto Christian Manfredini descontou para os italianos, que careceram de uma boa atuação do macedônio Goran Pandev.

Grupo D

Pelo Grupo D, o Benfica deu um basta na má fase e derrotou o Celtic, no Estádio da Luz, pelo placar mínimo. A equipe portuguesa, que decepciona no campeonato nacional, marcou seu gol com Óscar Cardozo, quando tudo parecia perdido. Agora, os lusos estão na terceira posição, com 3 pontos, e vencem o Celtic no saldo de gols.

No outro jogo do grupo, o Milan venceu e convenceu: Goleou o Shaktar Donetsk por 4 a 1, no San Siro. Os gols foram devidamente divididos entre os destaques do jogo – Alberto Gilardino e Clarence Seedorf. O italiano Lucarelli, artilheiro do Shaktar, descontou para os ucranianos, que contam com Fernandinho, Jádson e Brandão no elenco, todos brasileiros. Ambas as equipes somam 6 pontos, mas o Milan leva vantagem no saldo de gols - +3 contra 0.

Grupo E

Pelo Grupo E, os líderes Barcelona e Rangers não passaram do zero, em Glasgow. A equipe catalã entrou com uma formação ousada, tendo espaço para Ronaldinho, Lionel Messi, Thierry Henry e Eidur Gudjohnsen no mesmo time, em determinada parte do jogo. Sofrendo o risco de contra-ataques e tendo o domínio do jogo, a equipe não conseguiu o gol, mas tem a liderança, com 7 pontos. O Rangers soma o mesmo número, mas leva desvantagem no saldo de gols.

No duelo das equipes que não haviam somado pontos na competição, o Stuttgart foi derrotado em casa pelo Lyon, por 2 a 0. A equipe alemã fez uma partida bastante ruim, o que já é constante em toda a temporada. Já os franceses, que tiveram boa oportunidade com Benzema no primeiro tempo – quando, cara-a-cara com o goleiro, chutou pra fora -, marcou com Fábio Santos, aproveitando rebote da zaga, e com o próprio Karim Benzema, que marcou seu 12º gol na temporada.

Grupo F

O Manchester United não se intimidou em jogar fora de casa e despachou o Dinamo Kiev, com um placar relativamente elástico: 4 a 2. Rio Ferdinand, Wayne Rooney e o badalado Cristiano Ronaldo – um dos favoritos a ganhar o prêmio de melhor do mundo -, por duas vezes, marcaram para os Red Devils. O brasileiro Diogo Rincón e Ivan Bangoura descontaram para os ucranianos, que ainda não pontuaram no campeonato. O Manchester mantém a sua campanha irretocável, com três jogos e três vitórias.

No outro jogo do grupo, a Roma correu riscos, mas venceu o Sporting por 2 a 1, em casa. Aproveitando cobrança de escanteio efetuada por Pizarro, Juan subiu mais que a zaga e abriu o placar. O também brasileiro Liédson marcou do outro lado, dois minutos depois, empatando o jogo. Outro brazuca que apareceu na partida foi o brasileiro Mancini, com participação negativa: O meia-direita teve seu pênalti defendido pelo português Tiago, que logo depois, teve a sua meta furada por Mirko Vucinic, que entrou no lugar de Francesco Totti, ainda no primeiro tempo, e deu a vitória aos romanos.

Grupo G

Pelo Grupo G, a Internazionale emplacou a segunda vitória seguida, derrotando o CSKA em Moscou, por 2 a 1. A equipe russa começou a frente no placar, com gol do brasileiro Jô, mas logo os argentinos Hernán Crespo e Walter Samuel – este que contou com colaboração direta do goleiro Mandrykin, que era soberano na partida e acabou tomando um frango - viraram o jogo, dando a vitória a Internazionale, que lidera com seis pontos. O CSKA, que também conta com o atacante Vágner Love, é o lanterna, com apenas um.

No outro jogo, PSV Eindhoven e Fenerbahçe ficaram no zero, em jogo realizado na Holanda. A equipe turca, que contava com Alex, Marcos Aurélio e Deivid, dominou em termos a partida, mas não conseguiu o resultado positivo. No fim do jogo, um dos brazucas – o atacante Deivid, que começou entre os onze – foi expulso, sem comprometer muito a figura da partida.

Grupo H

Pelo Grupo H, sem surpresas: Como já era de se esperar, o Sevilla derrotou o Steaua Bucareste por 2 a 1, em casa. O artilheiro Frédéric Kanouté, e o matador Luis Fabiano – que teve, no mínimo, mais três chances para ampliar -, fizeram os gols da equipe espanhola. O romeno Ovidiu Petre diminuiu, em uma das poucas chances criadas pelo time de Bucareste.

A maior goleada da Champions League desta temporada também ficou por conta deste grupo. O Arsenal não teve dó do estreante Slavia Praga e aplicou uma goleada histórica: 7 a 0, no Emirates Stadium. Os jovens Cesc Fabregas e Theo Walcott, que marcaram duas vezes, foram os destaques da partida. David Hubacek (contra), Aleksandr Hleb (que teve atuação louvável) e o estreante Nicklas Bendtner, que entrou na festa, completaram o placar.


Classificação:

Grupo A

1º Marseille – 7 pontos
2º Porto – 5 pontos

3º Besiktas – 3 pontos
4º Liverpool – 1 ponto

Grupo B

1º Chelsea – 7 pontos
2º Rosenborg – 4 pontos

3º Schalke 04 – 3 pontos (saldo -1)
4º Valencia – 3 pontos (saldo -2)

Grupo C

1º Real Madrid – 7 pontos
2º Olympiakos – 4 pontos

3º Werder Bremen – 3 pontos
4º Lazio – 2 pontos

Grupo D

1º Milan – 6 pontos (saldo 3)
2º Shaktar – 6 pontos (saldo 0)

3º Benfica – 3 pontos (saldo -1)
4º Celtic – 3 pontos (saldo -2)

Grupo E

1º Barcelona – 7 pontos (saldo 5)
2º Rangers – 7 pontos (saldo 4)

3º Lyon – 3 pontos
4º Stuttgart – 0 pontos

Grupo F

1º Manchester United – 9 pontos
2º Roma – 6 pontos

3º Sporting – 3 pontos
4º Dínamo Kiev - 0 pontos

Grupo G

1º Internazionale – 6 pontos
2º Fenerbahçe – 5 pontos

3º PSV – 4 pontos
4º CSKA Moscow – 1 ponto

Grupo H

1º Arsenal – 9 pontos
2º Sevilla – 6 pontos

3º Slavia Praga – 3 pontos
4º Steaua – 0 pontos


Nenhum comentário: