domingo, 16 de maio de 2010

Vasco e Palmeiras fazem péssimo jogo e empatam sem gols

Share |

Por Gabriel Seixas

- Em uma das partidas que fechou a segunda rodada do Brasileirão, Vasco e Palmeiras decepcionaram. Sem dúvida alguma, fizeram um dos piores (ou pelo menos mais decepcionantes) jogos da rodada, empatando em 0 a 0 numa partida sem a menor emoção ou bom nível técnico.

- Se o futebol de hoje for uma prévia daquilo que Vasco e Palmeiras pretendem mostrar no Brasileirão, certamente vão brigar para não cair. O Palmeiras chegou aos quatro pontos em seis disputados, mas está longe de convencer. Já o Vasco tem só um pontinho na conta, e mais uma série de problemas para resolver: a reformulação de um elenco, a manutenção de um técnico e a reconciliação com a torcida. Tudo isso com o campeonato em andamento.

- No primeiro tempo, o Vasco foi melhor que o Palmeiras. Os jogadores pareciam dispostos em minimizar os protestos dos mais de 11 mil torcedores em São Januário, mas não criavam oportunidades efetivas de gol. A principal novidade do técnico Gaúcho na escalação foi a entrada de Caique no lugar de Dodô, mas o ex-bugrino sequer conseguiu melhorar a movimentação do time. Pior: aos 32 minutos, não completou um cruzamento de Elton, e perdeu uma grande chance de abrir o placar.

- Se o Vasco estava ruim, o Palmeiras estava pior ainda. Cleiton Xavier, o único jogador “pensante” no meio-campo, estava apagado. Vitor, que fazia seu segundo jogo pelo Verdão na lateral-direita, também foi pouco acionado, assim como Armero do outro lado. Resultado: só uma finalização em todo o primeiro tempo, e sem o menor perigo.

- Enquanto o Palmeiras fazia de tudo para perder, o Vasco não fazia nada. Mais uma vez faltou criatividade ao time, que não consegue ao menos tirar proveito da qualidade técnica de jogadores como Ramon e Philippe Coutinho, ambos discretíssimos em campo. Caíque foi uma aposta naufragada no ataque, fazendo com que Elton brigasse sozinho no ataque – arrisco a dizer que o centroavante cruzmaltino foi o melhor, quer dizer, o menos pior em campo.

- Na etapa final, o Palmeiras equilibrou o jogo, mas pode-se dizer que foi o Vasco que conseguiu diminuir o ritmo da etapa inicial. As alterações promovidas pelo técnico alviverde Antônio Carlos Zago, colocando Bruno Paulo e Marquinhos em campo, surtiram algum efeito, mas isso pouco foi convertido em finalizações. Apenas uma cabeçada de Robert, ainda no início, que Fernando Prass defendeu no susto.

- Não poderia haver outro resultado para esse jogo: o zero no placar contou exatamente o que foi a partida. No fim do jogo, a torcida vascaína fez aquilo que se viu obrigada a fazer: protestou contra time e diretoria, e pediu a saída do técnico Gaúcho. A situação está tão crítica que o “protegido” dos torcedores no jogo de hoje foi o zagueiro Dedé.

- A situação do Palmeiras não deixa pra menos, apesar dos quatro pontos somados. Os problemas internos parecem estar abalando a confiança do time, que já não é bom, e está sentindo a pressão.

Nenhum comentário: