quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Seleção Sub-20 vence e está nas quartas

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde desta quarta-feira, em Port Said no Egito, o Brasil enfrentou o rival Uruguai pelas oitavas-de-final do Mundial Sub-20. Apresentando um belo futebol, a Seleção venceu bem os uruguaios por 3 a 1 e continua rumo ao Pentacampeonato da competição.

No 1° tempo, os comandados de Rogério Lourenço deram uma aula de futebol. Desde o inicio, o Brasil se impôs dentro de campo diante da boa equipe uruguaia. A trinca de meias, Ganso, Giuliano e Alex Teixeira , se movimentava bem e servia o atacante Alan Kardec. Com belas jogadas, o Brasil chegou ao 1° gol. Aos 22, Ganso deu ótimo passe para Alan Kardec, com velocidade, chutar cruzado e abrir o placar. 1 a 0 Brasil.

Depois só deu Alex Teixeira, o meia do Vasco infernizou a defesa uruguaia com bom dribles e gols. O segundo gol brasileiro foi uma obra de arte de bons toques. Aos 24, o Brasil segurou a bola por 30 segundos seguidos, sempre com toques de bola rápidos e envolvendo o adversário. A jogada foi concluída com o drible da vaca de Douglas sobre Cabrera, o lateral, após o drible, cruzou rasteiro para Alex Teixeira concluir com perfeição. 2 a 0 Brasil.

O Uruguai, mesmo tomando um vareio de bola, dava trabalho a defensiva brasileira com meias habilidosos. O jogo estava agradável de se assistir. Continuando o show brasileiro, aos 31, uma nova sequência de passes do ataque brasileiro e Giuliano achou Alex Teixeira na direita, o camisa 7 carregou a bola, deu um drible em Silva e chutou no ângulo de Rodriguez, outro golaço e indiscutíveis 3 a 0.

A celeste não desistiu e partiu para cima do Brasil, este, com maestria, diminuiu o ritmo uruguaio, mas não evitou o gol uruguaio na única falha da defesa brasileira na primeira etapa. Aos 36, Hernandez cruzou e Urretaviscaya completou para o gol, diminuindo o prejuízo uruguaio. 3 a 1. O jogo permaneceu em ritmo lento até o intervalo.

O técnico uruguaio voltou para o intervalo com o ex-jogador do Milan, Viudez, no lugar de Calzada, para deixar o time mais ofensivo. E o atacante começou dando trabalho para o goleiro Rafael, como no chute em que o goleiro segurou firme.

Os brasileiros tinham a sua disposição a defesa adversária aberta e tentaram explorar a velocidade de seus meias para matar de vez o jogo. Porém, a pontaria estava ruim. Aos 11, Alex Teixeira recebeu na entrada da área e chutou, a bola passou perto do gol. Ganso e Alan Kardec também desperdiçaram boas chances para ampliar o placar.

O Brasil não via dificuldades em segurar a vantagem, pois a pressão uruguaia era muito bem controlada pela marcação brasileira. Para reforçar esta marcação e criar uma alternativa de chutes de longe, Rogério Lourenço tirou Ganso e colocou Boquita. Mas o meia não conseguiu chutar bem a gol. Alex Teixeira desperdiçou outra chance de ampliar, Rodriguez salvou.

De tanto insistir, o Uruguai teve uma ótima chance para colocar fogo no jogo. Aos 42, Souza acertou a cara do jogador uruguaio e o juiz marcou pênalti. Mas na cobrança, Hernandez cobrou mal e Rafael voou no canto certo e pegou o pênalti, se recuperando do frangaço que havia levado no último jogo. Este lance mostra que era, realmente, o dia de nossa seleção. A perda do pênalti matou qualquer chance de reação uruguaia e os meninos brasileiros continuam firme rumo ao título mundial sub-20 pela quinta vez para o país.
O próximo adversário da Seleção no mundial é a Seleção da Alemanha, que hoje, eliminou a Nigéria ao derrtotá-la por 3 a 2. O Jogão entre Brasil x Alemanha será no sabado e terá cobertura completa do Esporte é Vida.

Outros resultados
Itália 3x1 Espanha
Coréia do Sul 3x0 Paraguai
Gana 2x1 África do Sul
Costa Rica 2x0 Egito
Hungria 2(4)x(3)2 República Tcheca
Emirados Árabes 2x1 Venezuela

Confrontos das quartas-de-final
Itália x Hungria
Costa Rica x Emirados Árabes
Gana x Coréia do Sul

Nenhum comentário: