domingo, 16 de agosto de 2009

Em tarde dos goleiros no Olímpico, Victor brilha, Bruno falha e Grêmio goleia

Share |

Por Gabriel Seixas

Em busca de aspirações maiores no Campeonato Brasileiro, Grêmio e Flamengo se enfrentaram no Olímpico para encostar de vez no G-4. Ao contrário do que diz o resultado, o Grêmio não foi extremamente superior ao Flamengo. Pelo contrário, tanto que o goleiro Victor, do tricolor gaúcho, foi o melhor em campo. O resultado fez com que o Grêmio apenas confirmasse a belíssima campanha que faz em casa. Dos 28 pontos conquistados pelo tricolor em todo o campeonato, nada menos que 26 foram diante de sua torcida. Já o Flamengo continua sua campanha irregular no campeonato, agora a 6 pontos de uma vaga na zona da Libertadores.

Muitos desfalques, poucas alternativas

O fato era que ambos os times estavam extremamente desfalcados. De um lado, o Grêmio sem seus principais armadores – Souza e Tcheco -, e sem sua dupla de ataque – Maxi López e Herrera. Sem opção na lateral-direita, Paulo Autuori foi obrigado a promover a estréia no time titular do garoto Mario Fernandes, que desempenhou um papel importante na partida. Já o Flamengo continua sem seus dois alas – Léo Moura e Juan, este que já está fora há um bom tempo -, além das ausências de Kléberson, provavelmente até o fim do ano, e Petkovic. O garoto Lenon começou a partida como titular, e foi o melhor jogador do time rubro-negro no jogo.

Victor é seleção!

O jogo começou bastante corrido, com as duas equipes procurando bastante o gol. O Grêmio era mais presente, aproveitando a habilidade de Douglas Costa, enquanto o Flamengo ameaçava em contra-ataques e por pouco não terminou a primeira etapa com o placar a seu favor. Foram precisos apenas 15 minutos para o placar ser aberto. Mas pelos tricolores. Jadílson cruzou da esquerda e o colombiano Perea, depois de um ano sem marcar, cabeceou pro fundo das redes. A bola passou entre as pernas de Bruno, que iniciava a sua péssima tarde.

Dez minutos depois, veio o empate do Flamengo. Adriano recebeu no meio, e mesmo cercado, deu um lindo passe para Everton na esquerda. O camisa 22 apareceu sozinho e bateu forte para o gol. Victor ainda tocou na bola, mas não evitou o gol de empate do rubro-negro.

Foi o único que o camisa 1 gremista não evitou. A partir daí, começou um festival de defesas sensacionais. A primeira foi aos 35, quando Adriano, cara a cara com o goleiro, bateu no canto esquerdo, mas Victor caiu no canto certo para encaixar a bola. Depois, Adriano funcionou novamente como garçom. Deu um lindo passe para Emerson, que novamente, parou no inspirado Victor.

Avalanche gremista no segundo tempo

No segundo tempo, duas alterações importantes foram realizadas nos dois times: Não tanto a do Grêmio, que colocou o garoto Bruno Collaço no lugar de Jadílson. Mas a entrada de Camacho no lugar de Fierro foi determinante na queda de desempenho do time carioca. A intenção era anular as jogadas de Túlio pela direita, mas o garoto entrou nervoso e não desempenhou aquilo que Andrade esperava. Resultado: Aos 12 minutos, Rever fez fila na defesa rubro-negra, chegou na entrada da área e bateu rasteiro. A bola passou por baixo de Bruno, que engoliu outro frango.

Não era “privilégio” apenas de Bruno desempenhar uma péssima partida. Jogadores importantes, como Emerson e Fierro, foram pouco ativos enquanto permaneceram em campo – no caso de Fierro, saiu no intervalo. Por outro lado, o garoto Lenon foi o único alento do time, demonstrando que tem potencial para substituir Kléberson à altura. Foram diversas roubadas de bola do camisa 33 durante o jogo.

Pelo Grêmio, jogadores importantes como Rever, Douglas Costa e Jonas cresceram na etapa final. Sem contar Victor, que continuou inspirado. O festival de defesas difíceis aumentou, após salvar um chute forte de Adriano, e outro de Emerson.

Porém, aos 35 minutos, o time rubro-negro se desestabilizou. Perea recebeu bom passe na área e foi derrubado por Airton. Pênalti convertido por Jonas, vice-artilheiro do tricolor na competição. Um minuto depois, David derrubou Joilson na área, provocando novo pênalti. Dessa vez, Jonas cobrou no meio do gol, e marcou mais um. Goleada justa no Olímpico. O Flamengo foi melhor no conjunto da obra, mas a objetividade do Grêmio foi determinante para o placar elástico. Já virou rotina: Com o Grêmio no Olímpico, sem chance para o adversário.

Outros jogos

Sport 1x2 São Paulo
Fabiano; Washington e Hugo

Goiás 3x2 Vitória
Júlio César, Felipe Menezes e Fernando; Leandro Domingues e Neto Berola

Fluminense 1x3 Coritiba
Kieza; Marcelinho Paraíba(2) e Marcos Aurélio

Corinthians 2x0 Atlético-MG
Dentinho e Boquita
Atlético-PR 3x0 Barueri
Paulo Baier (2) e Marcinho
Cruzeiro 0x0 Santos
Classificação após 19 Rodadas
1° Palmeiras - 37pts
2° Goiás - 35pts
3° Internacional - 33pts (10V)**
4° São Paulo - 33pts (9V)
5° Atlético-MG - 32pts*
6° Avaí - 30pts
7° Grêmio - 28pts (8V e 11SG)
8° Corinthians - 28pts (8V e 0SG)
9° Barueri - 28pts (7V)
10° Flamengo - 27pts
11° Vitória - 25pts (7V)
12° Santos - 25pts (6V)*
13° Atlético-PR - 24pts
14° Cruzeiro - 21pts*
15° Botafogo - 20pts*
16° Coritiba -19pts
17° Santo André - 18pts (-8SG)
18° Náutico - 18pts (-15SG)
19° Fluminense - 15pts
20° Sport - 13pts
Próxima rodada
19/08 - 19h30
Santos x Grêmio
Botafogo x Santo André
Vitória x Atlético-PR
21h
Barueri x Sport
21h50
São Paulo x Fluminense
Coritiba x Palmeiras
Internacional x Corinthians
20/08 - 21h
Atlético-MG x Avaí
Flamengo x Cruzeiro
Náutico x Goiás

Nenhum comentário: