sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Schalke e Stuttgart abrem a temporada na Alemanha

Share |
Por Gabriel Seixas

No Gottlieb-Daimler, Schalke 04 e Stuttgart deram o ponto de partida da Bundesliga na temporada 07/08. Em um jogo truncado e com várias oportunidades de gol, 55.000 pessoas viram os dois times ficarem apenas no empate (2 – 2), resultado que não favoreceu ambas as equipes.

O VfB Stuttgart, atual campeão da Bundesliga, defende o bi com praticamente a base inteira que foi campeã na temporada passada, com exceção do goleiro Hildebrand, que assinou com o Valencia. Além dele, o dinamarquês Tomasson jogará pelo submarino amarelo espanhol (Villarreal). ‘Coadjuvantes’ como Lauth e Streller também deixaram o clube. Para suprir as perdas do elenco, a diretoria investiu bastante em contratações. No ataque, a equipe contratou o promissor Ciprian Marica, romeno que veio do Shaktar Donetsk por 7 milhões de euros, e o brasileiro Ewerthon, emprestado pelo Zaragoza. Além deles, vieram o zagueiro Gledson, defensor do Hansa Rostock, e o meia Yildiray Bastürk, que defendia o rival Hertha Berlim. Com os reforços chegando, a equipe busca o bi nacional, e uma campanha satisfatória na Champions League desta temporada.

Já o Schalke manteve a base da temporada passada e rejuvenesceu o elenco. O técnico Mirko Slomka conta com os jovens Mesut Özil e Ivan Rakitic, principais promessas para uma boa campanha na Bundesliga. Mas o fato é que os königsblauen sentirão a falta dos meias Lincoln – e principalmente – de Hamit Altintop, que foi para o milionário Bayern München.

Enfim, vamos ao que interessa: O 1º tempo começou bastante truncado, com ambas as defesas levando a melhor contra os ataques dos 2 times. Na primeira oportunidade clara de gol, Cacau perde a melhor chance da primeira etapa, esbarrando no paredão Nemer, um dos destaques da partida, e que tem boas chances de defender a seleção alemã na Eurocopa. O Stuttgart vinha numa formação interessante, com um 4-4-2 em que os meias jogam em linha. Hitzlsperger e Pardo carregavam a meiuca, enquanto os velozes Cacau e Marica formavam a dupla de ataque.

O Schalke jogava no 4-4-2 que variava para 4-3-3, onde Asamoah, Kuranyi e Lövenkrands formavam o trio de ataque. Özil começou no time titular, mas este sentiu o nervosismo da estréia na temporada e foi substituído no intervalo por Jermaine Jones. Destaque mesmo ficou para o setor defensivo do Schalke, praticamente intransponível. Além da inspiração do goleiro Neuer, Pander fazia uma partida – taticamente – perfeita, idem os brasileiros Bordon e Rafinha.

O gol poderia sair a qualquer momento. E, de fato, saiu aos 25, marcado pelo Schalke através de Kobiashvili.

No 2º tempo, o jogo mudou radicalmente. O meio-campo do Stuttgart passou a criar bastante e chegar com mais tranqüilidade e precisão ao ataque. Khedira, aos 18, empatou a partida, para a alegria da torcida. 4 minutos depois, Marica, em uma das poucas jogadas produtivas que fez em todo o jogo – não comprovando aquilo tudo que o Stuttgart investiu nele - recebe na área e sofre pênalti, cometido por Neuer. Pardo cobra com muita categoria e aumenta o placar. O mexicano, sem dúvida, se sobressaiu na equipe e foi um dos destaques da partida.

Mirko Slomka resolveu ousar: Tirou Kobiashvili, autor do gol, para colocar o garoto Rakitic. Com 7 minutos em campo, o garoto converte a primeira oportunidade dele no jogo e empata a partida, mostrando que é mesmo um jogador diferenciado e de puro talento.

Fim de partida. Resultado justo, pelo que as duas equipes mostraram em campo, principalmente no 2º tempo. Pelo Schalke, destaque para todo o sistema defensivo (com uma baita partida de Neuer), e principalmente Rakitic, mostrando que não vai se abalar com a pressão que sofre neste início de temporada; Pelo Stuttgart, destaque para Pavel Pardo, que conduziu a equipe do início ao fim da partida. O brasileiro Ewerthon ainda entrou no 2º tempo, para a saída de Marica, logo após o gol.

Complemento da rodada:

Sábado

Bayer Leverkusen x Energie Cottbus

Bayern München x Hansa Rostock

Bochum x Werder Bremen

Eintracht Frankfurt x Hertha Berlim

Hannover 96 x Hamburgo

Wolfsburg x Arminia Bielefeld

Domingo

Borussia Dortmund x Duisburg

Nürnberg x Karlsruhe


Um comentário:

Anônimo disse...

Boa sorte meninos..gostei do site..mesmo que eu não entenda nada sobre futebol alemão ehehehhe

**Bjokass pra todos =]