quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Campeonatos Europeus – Meio de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

O Esporte É Vida está de volta com a melhor cobertura dos principais campeonatos nacionais da Europa. Estreando a nova fase, preparamos um resumo especial com tudo o que aconteceu na última rodada dos campeonatos Italiano e Espanhol, que tiveram rodada no meio de semana, entre terça e quinta. No Calcio, Inter e Juventus dividem a liderança, enquanto os times de Gênova, Genoa e Sampdoria, aparecem como sombra as duas equipes. Milan e Roma decepcionam até o momento. Pela La Liga, poucas surpresas: Como esperado, Barcelona e Real Madrid comandam a ponta da tabela. Só não se esperava que Villarreal e Atlético de Madrid, dois times de tradição na Espanha e no continente, estivessem ocupando a zona de rebaixamento. Leia o que aconteceu de melhor nos dez jogos de cada campeonato, e confira a classificação de ambos.

Campeonato Italiano (Calcio)

Pelos gramados italianos, tivemos o encerramento da 5ª rodada do Calcio. Foram nove jogos na quarta, e Genoa e Juventus completando a rodada na quinta-feira.

A atual campeã e líder da Série A, a Internazionale, não teve dificuldades para vencer o Napoli, em casa, por 3 a 1. Isso porque os nerrazurri marcaram dois gols nos primeiros cinco minutos. A dupla de ataque formada por Eto’o e Diego Milito deixou a equipe em vantagem. Aos 32 minutos, o zagueiro brasileiro Lúcio aumentou a diferença. Ainda no primeiro tempo, Lavezzi descontou para o Napoli, que largou mal no campeonato e aparece na parte de baixo da tabela, sendo o primeiro time fora da zona do rebaixamento.

Com Ronaldinho Gaúcho no banco, o Milan perdeu a segunda partida no campeonato. Jogando fora de casa contra a Udinese, o time rossoneri foi derrotado com um gol de Di Natale, que aproveitou sobra de um chute cruzado do lateral chileno Isla.

Em um dos jogos mais emocionantes da rodada, o Palermo começou perdendo, reagiu e esteve perto de vencer, mas a Roma empatou no fim e decretou o placar em 3 a 3. Brighi, impedido, aproveitou passe de calcanhar de Totti e abriu o placar para a Roma. Budan aproveitou falha de Burdisso, que prejudicado pelo campo molhado, tentou cortar um chute de Miccoli e entregou no pé do croata, que empatou o jogo. Mas Burdisso se redimiu no finzinho do primeiro tempo, colocando a Roma novamente na frente. O que a Roma não esperava era que ainda desse tempo de Miccoli empatar na primeira etapa. E Miccoli foi mesmo o pesadelo do time romano: Ele pedalou pra cima de Cassetti, chutou, mas parou em Júlio Sérgio. No rebote, Nocerino colocou o Palermo em vantagem pela primeira vez no jogo. A dois minutos do fim, Totti cobrou pênalti e igualou novamente o placar, ruim para os dois times.

Uma das surpresas da competição é o Parma. O time não se intimidou em enfrentar a Lazio fora de casa, e venceu por 2 a 1. Com isso, o time alcançou o 6º lugar, com 10 pontos. Os recém-promovidos a Série A marcaram com Bojinov, mas Zárate, de pênalti, empatou. Antes do intervalo, Kolarov cometeu pênalti e foi expulso. Na cobrança, Amoruso colocou o Parma novamente em vantagem, que se perdurou até o fim do jogo.

A maior surpresa desse início empolgante de Série A, a Sampdoria, não resistiu a Fiorentina fora de casa e foi derrotada por 2 a 0. Jovetic, que barrou o craque do time, Mutu, aproveitou cruzamento de Marchionni e abriu o placar. Na segunda etapa, Gilardino, também de cabeça, deu números finais ao jogo. A Fiore reagiu e já está em quinto, com 10 pontos. A Sampdoria tem 12, e surpreendentemente, está no 3º lugar.

O duelo entre duas das três equipes que ainda não venceram no Calcio, entre Atalanta e Catania, terminou sem gols. A outra equipe que permanece sem vitória, o Livorno, perdeu para o Bologna por 2 a 0. Portanova e Di Vaio fizeram os gols. Outro jogo sem gols foi protagonizado por Siena e Chievo, este último que figura até o momento em oitavo, superando as expectativas. O atacante Nenê, artilheiro do último campeonato português quando ainda jogava pelo Nacional, deu a vitória ao Cagliari sobre o Bari, fora de casa, pelo placar mínimo. Foi a primeira vitória do time na temporada.

No último jogo da rodada, Genoa e Juventus empataram em 2 a 2, resultado que não foi nada mal para os dois times, afinal, o Genoa continua na zona de classificação para a Champions League, em 4º lugar, enquanto a Juve divide a liderança com a Inter, mas perde no saldo de gols. A Juventus, mesmo desfalcada de vários titulares, como Cannavaro e Diego, começou melhor e abriu o placar com Iaquinta, que aproveitou cruzamento de Marchisio que ainda contou com um lindo corta-luz de Camoranesi. Ainda no primeiro tempo, Sculli cruzou para Mesto, de cabeça, igualar o placar. O time de Gênova aproveitou as chances perdidas pelo adversário, e virou o placar, na segunda etapa com Crespo, que havia entrado no lugar de Floccari. Foi mais um gol de cabeça. Pra não deixar por menos, o gol de empate da Juve também foi de cabeça. Marchisio cobrou falta, Iaquinta desviou e Trezeguet completou pras redes. Antes do gol, o time de Turim já havia tido dois gols anulados.

Classificação:

1º Internazionale - 13
2º Juventus - 13
3º Sampdoria - 12
4º Genoa - 10
5º Fiorentina - 10
6º Parma - 10
7º Udinese - 8
8º Roma - 7
9º Lazio - 7
10º Chievo - 7
11º Milan - 7
12º Bari - 6
13º Palermo - 5
14º Bologna - 5
15º Siena - 4
16º Cagliari - 4
17º Napoli - 4
18º Catania - 2
19º Livorno - 2
20º Atalanta - 1

Campeonato Espanhol (La Liga)

Pela quarta rodada da La Liga, os líderes Barcelona e Real Madrid continuam reinando absolutos. Ambos venceram a quarta partida, dividindo a liderança com 12 pontos – o Barça leva vantagem no número de gols marcados. Os catalães venceram o Racing Santander, fora de casa, por 4 a 1. O destaque da goleada foi Messi, autor de dois gols. O sueco Ibrahimovic e o zagueiro Piqué completaram o placar. Óscar Serrano fez o gol de honra do Racing.

No El Madrigal, o Real Madrid manteve o 100% de aproveitamento, e fora de casa, bateu o Villarreal por 2 a 0, com gols dos dois principais ‘galácticos’ do time: Cristiano Ronaldo, no primeiro tempo, avançou da linha do meio-campo pela esquerda, chegou na intermediária, puxou pra perna direita e bateu no canto de Diego López. Golaço! No segundo tempo, um gol 100% brasileiro: Marcelo cruzou, mas Angel López botou a mão na bola na tentativa de carrinho, dentro da área. Pênalti convertido por Kaká, que deslocou o goleiro.

A equipe que faz o mínimo de sombra aos grandes é o Sevilla, que aparece em terceiro, com nove pontos. Na volta de Luís Fabiano, o time venceu o Mallorca, que vem fazendo boa campanha, por 2 a 0. O zagueiro Squillaci e o jovem meia Diego Perotti resolveram o jogo ainda no primeiro tempo. Quem também tem nove pontos é o Athletic Bilbao, que perdeu sua invencibilidade na derrota para o Tenerife, fora de casa, por 1 a 0. O gol da vitória foi de Mikel Alonso, faltando três minutos para o fim do jogo. O resultado foi justo, pois o Tenerife dominou amplamente o jogo, tanto que finalizou dez vezes contra duas ocasiões de gol do time basco.

Quem também perdeu a primeira no campeonato foi o Valencia, superado fora de casa pelo Getafe por 3 a 1. David Villa bem que tentou, colocando o Valencia na frente, mas com dois gols de Del Moral, e outro de Pedro León, os mandantes conseguiram confirmar a vitória.

Assim como o Villarreal, o Atlético de Madrid tem apenas dois pontos, e seguramente, é a maior decepção deste início de temporada. Em casa, o time só empatou com o Almería em 2 a 2. Forlán desperdiçou pênalti aos 18 minutos, e como castigo, oito minutos depois, Piatti colocou o Almería na frente. O brasileiro Cléber Santana, e Forlán, se redimindo do pênalti perdido, colocaram ordem na casa. Mas Piatti apareceu novamente, e no último minuto do tempo regulamentar, empatou o jogo. E o Almería só não venceu o jogo porque desperdiçou uma chance nos acréscimos.

Quem ganhou a segunda seguida foi o Espanyol, que de virada, venceu o Málaga por 2 a 1. Os visitantes assustaram com um gol de Fernando, no primeiro tempo, em chute desviado pelo zagueiro do Espanyol, Juan Forlin. Ben Sahar, no início da segunda etapa, e Iván Alonso deram a vitória aos catalães. O time que o Espanyol havia vencido na rodada passada, o Deportivo La Coruña, venceu o lanterna Xerez, fora de casa, por 3 a 0. O time do brasileiro Filipe Luís marcou com outro brasileiro, Juca, cobrando falta, Gioda contra e Riki. O Deportivo agora soma seis pontos, enquanto o Xerez continua sendo o único dos vinte times da competição que ainda não marcou nenhum ponto.

Em um jogo repleto de polêmica, o Osasuna venceu fora de casa o Valladolid por 2 a 1. Pandiani, aos 25 da primeira etapa, deixou o Osasuna em vantagem. Antes do intervalo, o Valladolid ficou com um homem a menos, pois Luis Prieto foi expulso. Nada que impedisse que Diego da Silva, o melhor do time, empatasse o jogo. Mas quem saiu vencedor foi mesmo o Osasuna, com gol de Galán. Arzo ainda foi expulso pouco depois do gol, após falta em Galán, deixando o Valladolid com apenas nove homens em campo. A reação dos mandantes ficou ainda mais comprometida.

Completando a rodada, na quinta-feira, o Sporting Gijón não passou de um empate com o Zaragoza, em casa, por 1 a 1. No primeiro tempo o Gijón saiu em vantagem, com gol de Castro, em chute de longa distância que foi desviado pela zaga. No segundo tempo, Aguilar completou cobrança de escanteio, e de cabeça, empatou para o Zaragoza. As duas equipes estão em posições intermediárias na tabela, brigando contra o rebaixamento.

Classificação:

1º Barcelona - 12
2º Real Madrid - 12
3º Sevilla - 9
4º Athletic Bilbao - 9
5º Mallorca - 7
6º Valencia - 7
7º Getafe - 6
8º Espanyol - 6
9º Deportivo - 6
10º Tenerife - 6
11º Almería - 5
12º Sporting Gijón - 5
13º Osasuna - 4
14º Valladolid - 4
15º Zaragoza - 4
16º Racing Santander - 4
17º Málaga - 3
18º Villarreal - 2
19º Atlético Madrid - 2
20º Xerez - 0

Nenhum comentário: