segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Palmeiras derrota Goiás e volta ao G-4 do Brasileiro

Share |

Por Saimon Nouh


Depois de uma série negativa, onde ficou três jogos sem vencer, o Palmeiras estreou sua nova camisa e se recuperou na noite deste domingo, no Parque Antarctica, e está de volta ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Com grande atuação de Edmundo, o time do palestra venceu o Goiás por 2 a 0, aumentando a crise do clube goiano, que pode ter o técnico Paulo Bonamigo demitido a qualquer momento.

A equipe comandada por Caio Júnior vinha de derrotas para São Paulo (1x0) e Cruzeiro (5x0) e empate com o Botafogo (1x1), que haviam a afastado da zona de classificação à Copa Libertadores. Com o triunfo, o clube paulista atinge os 40 pontos e assume o quarto lugar, ultrapassando o Vasco que perdeu para o líder São Paulo por 2x0 no sábado. Dessa maneira, a equipe de São Paulo começa bem uma fase considerada, na teoria, mais fácil pelo brasileiro. Depois de Goiás, o time encara Atlético-PR (Fora), Corinthians (Casa), América-RN (Fora) e Náutico (Casa). Todos esses clubes estão na parte de baixo da tabela e brigam para não cair. A diretoria espera que o verdão consiga fazer pelo menos 10 pontos, e que só perca dois contra o Atlético-PR na Arena da Baixada em Curitiba.

Já o Goiás permanece com 33 pontos e com a derrota, fica no décimo lugar e deixa o treinador Paulo Bonamigo ainda mais ameaçado no cargo, embora ele tenha sido mantido após o confronto pelo presidente Pedro Goulart. O resultado ainda comprova a ineficiência dos esmeraldinos longe do Serra Dourada. Fora de seus domínios o Goiás tem três vitórias e agora com essa de domingo, dez derrotas. Um aproveitamento apenas de 23,1%. Muito pouco para um time que fez boas campanhas nas ultimas temporadas.


Na estréia de sua nova camisa, com uma cor de verde fluorescente, o Palmeiras começou o jogo "aceso" e não demorou a pressionar o adversário. Mesmo sem Valdivia, principal jogador do time, o clube da casa criou boas chances e levou poucos sustos durante a etapa inicial. Estes, principalmente em jogadas de contra-ataque ou bola parada, geralmente com Paulo Baier, ex-jogador do Palmeiras e camisa dez do Goiás. Dessa forma, o gol palmeirense saiu ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 31min. Makelele fez boa jogada e na hora do chute foi travado. A bola sobrou para Francis que bateu para o gol e fez 1x0. Os goianos reclamaram muito. Principalmente o goleiro Harlei que reclamou de duas irregularidades no gol: a primeira que Edmundo estava impedido e a segunda de que Edmundo atrapalhou Harlei que não pode ir na bola. Edmundo retrucou no intervalo dizendo que isso era o juiz quem tinha que interpretar.

Na etapa final de jogo, o Goiás chegou muito ao ataque, sempre com Paulo Baier. Mas o Palmeiras praticamente matou o jogo aos 6min. O goleiro Diego Cavalieri deu um balão na bola que foi parar no campo de ataque do Palmeiras. O lance parecia não dar em nada. Mas Edmundo com um lindo toque na bola, roubou a bola de Cléber Gaúcho e com consciência rolou para Caio que só tocou para o gol. Muita festa dos 18675 torcedores que compareceram ao Palestra Itália.

Na próxima rodada, Palmeiras e Goiás voltam a campo apenas no próximo fim de semana. No sábado, às 18h10, o clube Goiano recebe o Náutico no Serra Dourada, em Goiânia. No domingo, às 16h, o time paulista visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, em Curitiba.

Nenhum comentário: