quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Champions League – Abertura da última rodada da fase de grupos

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta terça-feira, oito jogos inauguraram a sexta (e última) rodada da fase de grupos da Champions League. Dos grupos A até o D, tudo definido: além de Bordeaux, Manchester United, Chelsea e Porto, que já estavam antecipadamente classificados, outras quatro equipes também se garantiram nas oitavas-de-final da Champions: Bayern de Munique, CSKA, Real Madrid e Milan. Destaque para a goleada do Bayern, que fora de casa, fez 4 a 1 na Juventus, e de quebra, eliminou o time italiano. Com isso, resta a Juventus contentar-se em disputar a Liga Europa, que também tem presença garantida de Wolfsburg, Marseille e Atlético de Madrid, todos eliminados em 3º lugar em seus respectivos grupos na competição. Este início de rodada teve uma curiosidade peculiar: nenhum dos oito times que jogaram em casa conseguiu vencer. Confira um resumo dos oito jogos da rodada, que terá seu complemento amanhã, com mais oito jogos.

Grupo A

Juventus e Bayern de Munique se enfrentaram, em Turim, em busca da segunda vaga do grupo para as oitavas-de-final. A Juve, que mesmo em má fase era favorita, começou melhor e abriu o placar com Trezeguet. Mas ainda no primeiro tempo, o goleiro Butt empatou para os alemães, cobrando pênalti. O equilíbrio na etapa inicial se transformou em avalanche do Bayern na etapa final: Olic e Mario Gómez, ambos aproveitando rebote do goleiro Buffon, deixaram os visitantes com uma vantagem de 3 a 1. O ucraniano Tymoschuk, que ameaçou deixar o Bayern em Janeiro, insatisfeito com a reserva, selou a goleada com um chute preciso da entrada da área. Como se tratava de um confronto direto, quem se classificou foi o Bayern. A Juventus, que não era eliminada na fase de grupos da Champions desde a temporada 00/01, disputará a Liga Europa.

Vale destacar que a outra vaga ficou com o líder Bordeaux, que fez uma campanha invejável: com a vitória sobre o Maccabi Haifa por 1 a 0, fechou a fase de grupos com 16 pontos em 18 disputados. No jogo de hoje contra os israelenses (que não pontuaram e nem mesmo marcaram gol nesta fase de grupos), o brasileiro Jussiê foi o autor do gol decisivo, completando de primeira um cruzamento da ponta direita.

Classificação:

1º Bordeaux - 16
2º Bayern de Munique - 10

3º Juventus - 8
4º Maccabi Haifa – 0


Grupo B

Dependendo apenas de si para conquistar a segunda vaga do grupo para a próxima fase, o Wolfsburg foi derrotado pelo time reserva do Manchester United por 3 a 1, em casa. Resultado: o time alemão acabou perdendo a vice-liderança para o CSKA, e terá de se contentar em disputar a Liga Europa. Comandado pelo Sir. Alex Ferguson, o Manchester veio a campo com um time absolutamente desfigurado: a dupla de zaga foi formada pelos meio-campistas Carrick e Fletcher. A lateral-direita foi ocupada pelo meia ofensivo Park. E o ataque teve como referência o experiente Michael Owen, que marcou os três gols do time sobre o Wolfsburg. Os alemães descontaram com Dzeko.

Aproveitando o vacilo do Wolfsburg, o CSKA venceu o Besiktas por 2 a 1, fora de casa, e conseguiu a classificação. Krasic colocou os russos na frente, aos 41 do primeiro tempo. O brasileiro Bobô, também aos 41, mas da segunda etapa, empatou para o Besiktas. Mas Aldonin fez o gol da vitória do CSKA nos acréscimos. E mesmo que não fizesse, a classificação estaria garantida. O Besiktas entrou e saiu de campo eliminado, porém com um alento: foi o único time a derrotar o Manchester United nesta fase de grupos.

Classificação:

1º Manchester United - 13
2º CSKA - 10

3º Wolfsburg - 7
4º Besiktas – 4


Grupo C

O equilibradíssimo Grupo C teve seu desfecho nesta terça, com final feliz para Real Madrid e Milan, que conseguiram se classificar. Começando pelo Real Madrid, que bateu o Marseille por 3 a 1 (e automaticamente classificou o Milan, pois apenas os franceses poderiam eliminar o time rossoneri). Cristiano Ronaldo abriu o placar para o Real, numa linda cobrança de falta. Lucho González, aproveitando confusão na área, empatou para o Marseille. No segundo tempo, Albiol e novamente Cristiano Ronaldo deram a vitória aos espanhóis. O Marseille teve a chance de reagir quando a desvantagem ainda estava em 2 a 1, mas Lucho González perdeu um pênalti. Ao menos, o time francês ainda terá a chance de disputar a Liga Europa nesta temporada.

Como dito, o outro classificado para as oitavas-de-final foi o Milan, que viajou até a Suíça e empatou com o Zürich em 1 a 1. E olha que os donos da casa deram trabalho, e abriram o placar em cobrança de falta de Gajic. Porém, no segundo tempo, Borriello sofreu pênalti de Rochat, que foi expulso. Ronaldinho Gaúcho cobrou bem e selou o placar em 1 a 1.

Classificação:

1º Real Madrid - 13
2º Milan - 9

3º Marseille - 7
4º Zürich – 4


Grupo D

Pelo Grupo D, o que estava em jogo era a disputa da vaga para a Liga Europa, já que Chelsea e Porto já estavam classificados para a próxima fase. Nessa briga, quem se deu melhor foi o Atlético de Madrid, mesmo perdendo para o Porto, em casa, por 3 a 0. Bruno Alves, completando cobrança de escanteio de cabeça, abriu o placar. Falcao, aproveitando rebote do goleiro Asenjo, ampliou. E o brasileiro Hulk fechou a goleada num lindo gol: ele recebeu na entrada da área, pedalou pra cima do marcador, puxou pra perna esquerda e chutou forte, marcando um golaço. A essa altura, os torcedores do Atlético de Madrid já estavam deixando o campo, indignados com a atuação apática do time. Nem a vaga para a Liga Europa foi o suficiente para minimizar a frustração do torcedor.

O Atlético se beneficiou pelo empate do seu concorrente direto, APOEL, contra o Chelsea. Mesmo jogando fora de casa contra os líderes do grupo, foi o APOEL quem inaugurou o placar, com Zewlakow. Os principais jogadores do time, Essien e Drogba, viraram o jogo. O primeiro, aliás, além de ter marcado um golaço, deixou o campo mais cedo devido a uma contusão. Nem o gol de empate marcado por Mirosavljevic, aproveitando passe errado de Obi Mikel, foi o suficiente para levar o APOEL a Liga Europa. O time se despediu da competição sem conquistar uma vitória.

Classificação:

1º Chelsea - 14
2º Porto - 12
3º Atlético de Madrid - 3
4º APOEL - 3

Legenda:

Classificados para a próxima fase
Classificado para a Liga Europa
Eliminado

Nenhum comentário: