quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Terceira fase preliminar da Liga dos Campeões – Balanço da rodada

Share |
Por Gabriel Seixas

Em uma rodada de poucas surpresas e muitas emoções, a Champions League teve a sua fase final de mata-mata (antes do sorteio dos grupos) encerrada. Com exceção do jogo Sevilla x AEK, que foi adiado devido a morte do lateral espanhol Antonio Puerta, a rodada foi realizada neste meio de semana. O destaque ficou por conta do Ájax, que diante do Slavia Praga, decepcionou e, mais uma vez, foi eliminado da fase de grupos. Confira:

Terça-Feira

Estrela Vermelha 0 x 0 Glasgow Rangers

O ‘Red Star Belgrade’, como é conhecido mundialmente, não fez o seu dever de casa e acabou ficando num insosso 0 x 0 com o Rangers. O gol de Darcheville na primeira partida valeu a classificação para a equipe escocesa.

Dínamo Bucareste 1 x 3 Lazio

Mesmo com a classificação parecendo impossível diante dos fatos, a Lazio reverteu o quadro no segundo jogo e derrotou fora de casa o Dínamo Bucaresti, por 3 a 1. Após jogar com dois a menos na primeira partida e sair com um empate com gosto de derrota em 1 a 1, a equipe italiana saiu perdendo com um gol de Bratu. No segundo tempo, o experiente Tommaso Rocchi, cobrando pênalti, empatou. Goran Pandev, e novamente Rocchi, fizeram os outros gols que deram a classificação a Lazio.

Liverpool 4 x 0 Toulouse

Com uma vantagem considerável para a partida de volta (venceu na França por 1 a 0), o Liverpool não tomou conhecimento do Toulouse e goleou por 4 a 0. Peter Crouch, Sami Hyypiä e Dirk Kuyt duas vezes, fizeram os gols da vitória dos Reds.

Quarta-Feira

Dínamo Kiev 3 x 0 Sarajevo


Sem muitas dificuldades ao longo dessa fase preliminar, o Dínamo Kiev fez muito bem o dever de casa, e após vencer na Bósnia por 1 a 0, derrotou o fraco Sarajevo em casa por 3 a 0. Bangoura, Milosevic (contra) e o ucraniano Sergei Rebrov fizeram os gols da vitória da equipe ucraniana.

Shaktar Donetsk 3 x 1 Red Bull Salzburg

O milionário Shaktar, após ser derrotado na primeira partida pelo Salzburg por 1 a 0, venceu a equipe austríaca por 3 a 1, de virada, e se garantiu na próxima fase. Meyer abriu o placar para o Salzburg, enquanto Christian Lucarelli, o mexicano Nery Castillo, e o brasileiro Brandão garantiram a classificação do Shaktar.

Besiktas 2 x 0 Zürich

O Besiktas, dos brasileiros Bobô e Ricardinho, venceu o Zürich por 2 a 0 na Turquia, após ambos empatarem na Suíça em 1 x 1. O Besiktas só veio acordar no segundo tempo, quando Delgado marcou duas vezes e deu a festa a delirante torcida turca.

Steaua Bucareste 2 x 0 BATE Borisov

Fazendo sua parte nesta fase preliminar, o Steaua Bucareste, que já foi campeão da competição e sempre figura na fase de grupos, derrotou o resistente BATE Borisov, da Bielorrússia, e garantiu a classificação. Os gols foram marcados por Zaharia e Neaga.

Anderlecht 0 x 2 Fenerbahçe

Em um dos melhores duelos se tratando de nível técnico desta primeira fase, o Fenerbahçe surpreendeu o Anderlecht e, fora de casa, derrotou a equipe por 2 a 0. Após vencer a primeira partida por 1 a 0, os turcos se garantiram com gols de Mateja Kezman, logo aos 3 minutos, e do brasileiro Alex, aos 28 do 2º tempo.

Dínamo Zagreb 2 x 3 Werder Bremen

Olha o Werder aí! Após vencer os croatas do Dínamo Zagreb por 2 a 1, a equipe se classificou com uma vitória suada por 3 a 2, que teve participação fundamental de um brasileiro: Diego. Ele entrou em cena logo aos 13 minutos, quando marcou o primeiro em cobrança de pênalti. Vukojevic marcou o gol de empate, porém o marfinense Sanogo recolocou os alemães em vantagem. O Zagreb foi resistente, e Luka Modric, de pênalti, empatou. Mas Diego, novamente em cobrança de pênalti (foram 3 penalidades na partida), converteu e deu a vitória ao Werder, que não teve trabalho até o fim da partida.

Slavia Praga 2 x 1 Ajax

O fim foi o mesmo de anos anteriores. Novamente, o Ajax deixa a vaga escapar na terceira fase preliminar de grupos, e é eliminado pelo surpreendente Slavia Praga por 2 a 1. Após perder o primeiro duelo em Amsterdam por 1 a 0, o Ajax não conseguiu uma reação imediata e saiu perdendo com um gol de Stanislav Vlcek. Luis Suárez, uruguaio sensação do Mundial Sub-20, empatou a partida. Porém, o carrasco Vlcek marcou outro e deu a classificação para os tchecos, que ainda contam com Smicer.

Celtic 1 x 1 Spartak Moscow

Celtic e Spartak fizeram a partida mais surreal desta fase de grupos e decidiram a vaga nos pênaltis. Após empatarem no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1, os escoceses venceram nos pênaltis por 4 a 3. Logo aos 26 da primeira etapa, Alexandr Pavlenko perdeu um pênalti pra equipe russa. O castigo veio dois minutos depois, com o gol de McDonald. No fim da primeira etapa, Pavlenko, redimindo-se do pênalti perdido, empatou a partida. Porém, logo no final do tempo normal, o defensor Stranzl foi expulso pelo Spartak. Na prorrogação, Hesselink perdeu pênalti para os escoceses, que conseguiram a vaga na disputa de pênaltis.

Elfsborg 1 x 2 Valencia

O Valencia, após conseguir uma vitória tranqüila por 3 a 0 em Valencia (com show de David Silva, Villa e Joaquín), venceu novamente o Elfsborg e garantiu vaga pra fase de grupos. Ivan Helguera, logo aos 5 minutos, fez seu primeiro gol com a camisa da equipe e abriu o placar. Porém, os suecos empataram com Daniel Alexandersson. No apagar das luzes, ainda deu tempo de David Villa fazer o segundo e fechar a conta.

FC Kobenhavn 0 x 1 Benfica

O Benfica, que vive um momento difícil na Superliga (dois jogos e dois empates), venceu o Kobenhavn fora de casa e garantiu a vaga pra fase de grupos. O gol foi marcado pelo meia improvisado na zaga Katsouranis, aos 17 do primeiro tempo. O Benfica havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, e apenas administrou o placar até o fim do jogo.

Arsenal 3 x 0 Sparta Praga

O Arsenal, confirmando o favoritismo, goleou em casa o Sparta Praga e garantiu vaga para a fase de grupos. Após vencer por 2 a 0 na República Tcheca, os ingleses marcaram com Rosický, Cesc Fabregas e com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Rosenborg 2 x 0 Tampere

O Rosenborg despachou o medíocre Tampere, da Finlândia, e garantiu vaga pra próxima fase. Com os gols de Sapara e Konan, a equipe garantiu vaga pra fase de grupos.


O sorteio dos grupos da Champions League foi realizado nesta Quinta-Feira. Confira as chaves:

Grupo A

Liverpool / ING
Porto / POR
Marseille / FRA
Besiktas / TUR

Grupo B

Chelsea / ING
Valencia / ESP
Schalke 04 /ALE
Rosenborg / NOR

Grupo C

Real Madrid / ESP
Werder Bremen / ALE
Lazio / ITA
Olympiakos / GRE

Grupo D

Milan / ITA
Benfica / POR
Celtic / ESC
Shaktar / UCR

Grupo E

Barcelona / ESP
Lyon / FRA
Stuttgart / ALE
Rangers / ESC

Grupo F

Manchester United / ING
Roma / ITA
Sporting / POR
Dínamo Kiev / UCR

Grupo G

Internazionale / ITA
PSV Eindhoven / HOL
CSKA Moscow / RUS
Fenerbahçe / TUR

Grupo H

Arsenal / ING
Sevilla / ESP ou AEK / GRE
Slavia Praga / REP
Steaua Bucareste / ROM

Nenhum comentário: