terça-feira, 11 de setembro de 2007

Copa do Mundo de Futebol Feminino – Primeira rodada com mais três jogos!

Share |

Por Gabriel Seixas


A FIFA Women’s World Cup teve, nesta madrugada de Terça-Feira, mais três jogos realizados. Fechando a rodada do Grupo A, Inglaterra e Japão empataram em 2 a 2. No Grupo 2, mais dois empates: As americanas, favoritas ao título, empataram com a surpreendente Coréia do Norte, também em 2 a 2, e a Suécia, pra variar, novamente ficou na igualdade no placar, no duelo contra a Nigéria, por 1 a 1. Confira o balanço:

Inglaterra 2 x 2 Japão

No duelo entre as equipes que devem brigar pela segunda vaga do grupo – já que uma é praticamente certa que será da Alemanha - , Inglaterra e Japão empataram em 2 a 2, numa partida em que duas mulheres foram extremamente soberbas na partida. A inglesa Kelly Smith, craque e uma das favoritas ao prêmio de melhor jogador do torneio desde já, e a japonesa Ana Miyama, desbancando a craque Homare Sawa, marcaram dois gols cada para seus respectivos países.

A partida só veio pegar fogo no segundo tempo: Aos 10, Ana Miyama venceu a americana Rachel Brown – por sinal, ótima goleira -, e abriu o placar para as japonesas.

Os 15 minutos finais foram ainda mais emocionantes: Aos 36 e aos 39, a craque Kelly Smith marcou duas vezes, praticamente decretando a vitória das inglesas. Porém, aos 50 (isso mesmo, 50 minutos!), Ana Miyama cobrou falta com extrema categoria e marcou o segundo do Japão, o segundo da exímia cobradora de bolas paradas na partida.


Estados Unidos 2 x 2 Coréia do Norte

No dia em que a população americana não traz boas recordações de exatamente seis anos atrás, e que em grande parte delas está de luto, as americanas, principais favoritas ao título da Copa do Mundo, ficou apenas no empate com a surpreendente Coréia do Norte, em 2 a 2.

Sem a craque Mia Hamm, a principal esperança dos americanos ficava por conta de Kristine Lilly, considerada a substituta de Mia, ou com Wamback, artilheira da equipe americana. E o primeiro gol saiu dos pés da goleadora americana, aos 5 do segundo tempo. A virada norte-coreana veio com chutes certeiros de Son Hui Kil e Kim Yong Ae. O empate veio logo aos 24, com o gol da meia-campista Heather O'Reilly.

O Estados Unidos, apesar do empate, mostra que tem uma equipe adequada para chegar as finais da competição. Já a Coréia do Norte explora muito a correria, e pode ter facilidades ao enfrentar defesas lentas, como a defesa americana.


Suécia 1 x 1 Nigéria

Mostrando que não terá tanta “moleza” para passar de fase como o esperado, a Suécia tropeçou nas suas próprias deficiências e empatou com a Nigéria em 1 a 1. As nigerianas, numa demonstração de muita raça e, acima de tudo, muita correria, chegou perto de vencer as suecas, o que seria um feito histórico.

Possivelmente, sendo o jogo de maior audiência masculina na rodada, exceto o jogo do Brasil (devido a beleza das suecas), viram um primeiro tempo de muito equilíbrio, em que Victoria Svensson, uma das principais destaques da equipe sueca, chegou próxima de marcar duas vezes, ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, todo o esforço da camisa 11 foi recompensado: Após belo passe de Frida Ostberg, Svensson avançou e marcou o primeiro gol da partida.

A reação da “Super Águia” veio tardia, mas não falhou: A craque Cynthia Uwak (ofuscada por Stella Mbachu, destaque do jogo e que havia entrado no fim do 1º tempo), mostrou que uma jogadora diferenciada pode fazer a diferença em apenas um lance, e empatou a partida. Resta saber quem deve acompanhar os Estados Unidos na segunda fase da competição.

Nenhum comentário: