sábado, 10 de outubro de 2009

Eliminatórias Europeias – Mais quatro seleções na Copa!

Share |

Por Gabriel Seixas

A penúltima rodada das eliminatórias europeias, realizada neste sábado, teve emoções de sobra. Além de Holanda, Inglaterra e Espanha, que já haviam se garantido na Copa anteriormente, outras quatro seleções carimbaram passaporte para a África em 2010. A Alemanha, que venceu a Rússia, concorrente direta pelo primeiro lugar. As surpreendentes Dinamarca e Sérvia, que passaram por cima de seleções como Portugal e França, respectivamente. E, por fim, a Itália, que conseguiu sua classificação com um gol no último minuto. Outras seleções tradicionais seguiram o caminho inverso, e praticamente deram adeus à Copa: a Croácia, seguramente com a melhor geração do seu futebol nesse século. A Turquia, semifinalista da Copa em 2002. E, porque não, a República Tcheca, que deve ficar atrás das surpreendentes Eslováquia e Eslovênia. Outras, como Portugal e França, devem disputar repescagem para conseguir uma das vagas (os franceses já estão lá, e os portugueses, virtualmente). Confira um resumo exclusivo de todos os jogos, que você só confere aqui, no Esporte É Vida:

Grupo 1

A Dinamarca é outra seleção que já está na Copa do Mundo. A seleção que, na década de 90 encantou com os irmãos Laudrup, nestas eliminatórias superou potências como Suécia e Portugal e já carimbou passaporte pra África 2010. O jogo da classificação foi contra a Suécia, e diante de sua torcida, não decepcionou: venceu por 1 a 0, com um bonito gol de Jakob Poulsen, meio-campista esquerdo que marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção. A Suécia, desfalcada de Elmander, mas com Ibrahimovic, não reagiu, e comprometeu sua vaga para a repescagem.

E quem pensou que Portugal estava fora do páreo, se enganou. Hoje, o time venceu com sobras a Hungria e está muito próximo de uma vaga na repescagem. A retranca húngara não durou muito tempo: aos 18 minutos, Simão abriu o placar. Na segunda etapa, o luso-brasileiro Liedson, aos 29 minutos, e novamente Simão, aos 34, com um golaço de primeira, completaram a goleada, que levam Portugal do 4º lugar a vice-liderança, com 16 pontos. Com isso, basta uma simples vitória sobre Malta – que conquistou 1 ponto em 10 jogos -, em casa, para ir à repescagem.

Classificação:

1º Dinamarca - 21
2º Portugal - 16
3º Suécia - 15
4º Hungria - 13
5º Albânia - 7
6º Malta - 1

Grupo 2

Apenas 22 minutos foram suficientes para a Suíça, praticamente, carimbar seu passaporte para a África do Sul em 2010. O time não encontrou nenhuma dificuldade em golear Luxemburgo, fora de casa, por 3 a 0. Com apenas oito minutos de bola rolando, o zagueiro Senderos já havia marcado dois gols. Huggel, exatamente aos 23, completou a goleada que deixa os suíços na liderança do grupo com 20 pontos, três a mais que a vice-líder Grécia. Na última rodada, basta um empate em casa, contra a eliminada Israel, para ir à Copa. Ao menos uma vaga na repescagem já está garantida.

A Suíça só não garantiu vaga antecipada porque a Grécia, de virada, despachou a Letônia por 5 a 2 num jogo agitado. Dois jogadores roubaram a cena na partida: o primeiro foi Gekas, que abriu o placar pros gregos. O outro foi Verpakovskis, que com dois gols antes do intervalo, virou o jogo para os letões. Mas aí entrou em ação novamente Gekas, que de pênalti, empatou logo aos dois minutos da etapa final. Dez minutos depois, não satisfeito, Gekas virou novamente o placar. O intruso Samaras apareceu para ampliar a vantagem da Grécia, e com outro gol de Gekas, o nome do jogo, vitória fácil por 5 a 2. Só um milagre classifica os letões para a repescagem, até porque a diferença de saldo de gols pra Grécia é enorme (9 a 2).

Quem também tem chances, também improváveis, é Israel. Em casa, venceu a Moldávia por 3 a 1 e chegou a terceira posição, com 15 pontos, dois a menos que a Grécia. Porém, enfrenta a líder Suíça, fora de casa, na última rodada. Barda, duas vezes, e Dayan marcaram os gols dos israelitas. Calincov, no último minuto, fez o de honra dos moldávios.

Classificação:

1º Suíça - 20
2º Grécia - 17
3º Israel - 15
4º Letônia - 14
5º Luxemburgo - 5
6º Moldávia - 3

Grupo 3

Dois jogos agitaram a rodada do Grupo 3 neste sábado. Ainda com chances de ir ao menos para a repescagem, a República Tcheca venceu a Polônia por 2 a 0, e de quebra, tirou qualquer possibilidade de classificação dos poloneses. No início do segundo tempo, Necid fez o primeiro dos tchecos. Aos 27 minutos, Plasil, do Bordeaux-FRA, complementou a vitória, que deixa a seleção a dois pontos da vice-líder Eslovênia.

Quem tropeçou foi a líder Eslováquia, que perdeu justamente para a Eslovênia, em casa, por 2 a 0. Precisando apenas vencer em casa para ir à Copa, os eslovacos vacilaram, e sofreram o primeiro gol aos 11 do segundo tempo, com Birsa. No último minuto, a Eslovênia marcou mais um gol, no contra-ataque, através de Pecnik.

Classificação:

1º Eslováquia - 19
2º Eslovênia - 17
3º República Tcheca - 15
4º Irlanda do Norte - 13
5º Polônia - 11
6º San Marino - 0

Grupo 4

No confronto direto entre os líderes do grupo, a líder Alemanha tinha missão complicada em enfrentar, fora de casa, a Rússia. Com um gol de Klose, os alemães venceram pelo placar mínimo, e de quebra, garantiram vaga para a Copa do ano que vem. Até então, a Alemanha era a quarta seleção do continente europeu a realizar o feito. O jogo teve emoção de sobra, principalmente a partir dos 35 do primeiro tempo, quando Klose completou cruzamento de Özil e abriu o placar para a Alemanha. Na segunda etapa, a seleção russa jogou muito melhor, envolvendo o time alemão com o quarteto Zhirkov, Arshavin, Kerzhakov e Pavlyuchenko. E melhorou ainda mais quando o alemão Boateng, que atua pelo Hamburgo, logo na sua estreia pela seleção principal, foi expulso na segunda etapa. O goleiro Adler teve trabalho para sustentar a suada vitória. Os russos ainda reclamaram de dois pênaltis no segundo tempo, sendo que um pareceu claríssimo. Vale destacar que, mesmo derrotada, a Rússia se classificou para a repescagem. Prêmio de consolo para o bom time russo.

Outros dois jogos completaram o grupo, mas não interferiram em nada, afinal, foram protagonizados por quatro seleções já eliminadas. No melhor dos dois jogos, a Finlândia venceu o País de Gales por 2 a 1. Porokara, que atua no futebol sueco, abriu o placar logo aos cinco minutos. O craque do time, Bellamy, não demorou para empatar, aos 18. Na etapa final, o zagueiro Moisander garantiu a vitória dos finlandeses, que estão em 3º com 4 pontos a menos que a vice-líder Rússia. Faltando uma rodada para o fim, não tem mais chances de classificação.

Ainda entraram em campo os lanternas Liechtenstein e Azerbaijão, só para cumprir tabela. Melhor para o Azerbaijão, que venceu por 2 a 0. Javadov e Mammadov marcaram os gols da primeira vitória da seleção nas eliminatórias, passando o próprio Liechtenstein pra última posição do grupo.

Classificação:

1º Alemanha - 25
2º Rússia - 21
3º Finlândia - 17
4º País de Gales - 9
5º Azerbaijão - 4
6º Liechtenstein - 2

Grupo 5

Pelo Grupo 5, com a Espanha já classificada para a Copa, a briga era entre Bósnia e Turquia para ver quem passava para a repescagem. Os bósnios só dependiam de si, e vencendo a Estônia fora de casa, garantiriam a classificação. E foi o que eles fizeram. A poderosa dupla de ataque entrou em ação para levar a Bósnia para a repescagem: Dzeko, que joga no atual campeão alemão, o Wolfsburg, abriu o placar no primeiro tempo. Na etapa final, Ibisevic, também do futebol alemão – mas que atua pelo time do Hoffenheim – fechou o histórico placar que leva os bósnios a repescagem, para quem sabe, chegar a sua primeira Copa do Mundo.

Desmotivados, os turcos entraram em campo apenas para cumprir tabela contra a Bélgica, fora de casa. Derrota por 2 a 0, que não faz nenhuma diferença em questão de classificação. Os gols foram marcados por Emile Mpenza, aos oito do primeiro tempo, e aos 39 da etapa complementar.

A líder Espanha também entrou em campo, e numa partida pouco convincente, venceu a Armênia fora de casa por 2 a 1. Fabregas, que dessa vez começou como titular, deixou os espanhóis em vantagem no primeiro tempo, aproveitando passe de Xavi e concluindo por cima do goleiro. Arzumanyan empatou, aproveitando cobrança de falta, na busca dos armênios de um resultado histórico. Porém, seis minutos depois, o atacante Mata, cobrando pênalti, marcou seu segundo gol pela seleção e restabeleceu a vantagem da Espanha, líder isolada com 27 pontos, com 100% de aproveitamento, oito a mais que a vice-líder Bósnia.

Classificação:

1º Espanha - 27
2º Bósnia - 19
3º Turquia - 12
4º Bélgica - 10
5º Estônia - 5
6º Armênia - 4

Grupo 6

Dois jogos agitaram a rodada do Grupo 6 neste sábado. No menos importante deles, as seleções já eliminadas, Bielo-Rússia e Cazaquistão se enfrentaram. O placar foi aquilo que era esperado: goleada dos bielo-russos, mais precisamente por 4 a 0. Apesar de tudo, o time demorou para construir a vantagem. Saiu para o intervalo vencendo apenas por 1 a 0, com gol de Bordachev. Aos 24, Kalachev ampliou. Nos minutos finais, Kovel e novamente Kalachev fecharam o placar, que não muda em nada a classificação do grupo. O Cazaquistão continua em penúltimo com seis pontos, enquanto os bielo-russos somam 13, em quarto lugar. Faltando uma rodada para o fim, as duas equipes já não têm chances de se classificar ao menos para a repescagem.

No duelo mais aguardado do grupo, a Ucrânia surpreendeu e venceu a já classificada Inglaterra, em casa, por 1 a 0. O resultado foi importantíssimo para os ucranianos, que agora só dependem de si para se classificarem para a repescagem. O goleiro Green, logo aos 14 minutos, deixou a Inglaterra com um a menos quando cometeu pênalti em Milevskiy. O artilheiro Shevchenko foi pra bola, e acertou a trave. Mas os ucranianos foram valentes, e aproveitando a superioridade numérica, marcaram aos 29 minutos, com Nazarenko. A Inglaterra até restabeleceu seu bom futebol, teve ótimas chances de marcar – principalmente nas jogadas construídas pela direita, com Glen Johnson -, mas não foi suficiente. Liderando com 24 pontos, o English Team já está na Copa. A briga agora é pela repescagem, entre Ucrânia, vice-líder com 18 pontos, e Croácia, com 17. A vantagem é dos ucranianos, que só precisam vencer Andorra, que ainda não marcou pontos no grupo, fora de casa.

Classificação:

1º Inglaterra - 24
2º Ucrânia - 18
3º Croácia - 17
4º Bielo-Rússia - 13
5º Cazaquistão - 6
6º Andorra – 0

Grupo 7

A Sérvia se garantiu como a 15ª seleção a carimbar passaporte pra África 2010. Precisando de uma vitória simples sobre a Romênia, em casa, os sérvios fizeram mais. Muito mais: golearam por 5 a 0, com autoridade. Desde o início o time da casa foi melhor, mas só marcou aos 38 da primeira etapa com Zigic, aproveitando cobrança de escanteio de Krasic. No segundo tempo, uma avalanche: Pantelic e Kuzmanovic abriram 3 a 0. A essa altura, a torcida já cantava a vaga para a Copa. Sem o zagueiro Chivu, expulso, a Romênia nem esboçou reação. Pior, ainda levou dois gols, ambos marcados por Jovanovic, do Standard Liège e artilheiro do campeonato belga.

Já que a vaga direta para a Copa do Mundo não era mais possível, restou a França garantir uma vaga na repescagem. Os franceses despacharam Ilhas Faroe, com uma boa goleada por 5 a 0. O atacante André-Pierre Gignac, artilheiro do Toulouse, marcou os dois primeiros gols franceses, no primeiro tempo. O zagueiro Gallas ampliou no início da segunda etapa, após cruzamento de Henry. Faltando cinco minutos pro fim, Anelka e Benzema – este que entrou na segunda etapa - ainda completaram a goleada que garantiram a França na repescagem, já que nenhum time pode tirar a vice-liderança dos franceses.

Cumprindo tabela, a Áustria, que dependia de um tropeço da França, fez a sua parte, venceu a Lituânia por 3 a 1, mas não tem mais chances de ir a próxima Copa. O artilheiro Janko marcou o primeiro gol dos austríacos. Na segunda etapa, Stankevicius empatou. Porém, a 10 minutos do fim, o meio-campista Wallner, de pênalti, deu a esperada vitória à Áustria, que daqui em diante, só cumpre tabela.

Classificação:

1º Sérvia - 22
2º França - 18
3º Áustria - 14
4º Lituânia - 9
5º Romênia - 9
6º Ilhas Faroe - 4

Grupo 8

Fechando a rodada de muitas seleções se classificando antecipadamente a Copa do Mundo, a atual campeã mundial Itália precisava empatar com a Irlanda, fora de casa, para garantir passaporte a África. E um gol no último minuto, de Gilardino, deu a classificação aos italianos. Foi sofrido, ao melhor estilo da Azzurra. Whelan, aos oito minutos, tentou botar água de chope na festa dos italianos. Mas Camoranesi, aos 26, tratou de empatar e recolocar a Itália na Copa. O que ninguém esperava era que os três minutos finais seriam cruciais para o desenrolar do jogo: Aos 42 minutos, St. Ledger marcou o gol que botava a Irlanda novamente na frente, mantendo as chances dos irlandeses de assumirem o primeiro lugar na última rodada. Mas aí apareceu Gilardino, que entrou na segunda etapa, e no último minuto, marcou o gol da classificação italiana, que tem tudo pra ser de forma invicta.

O único jogo do Grupo 8 que serviu apenas para cumprir tabela foi entre Montenegro e Geórgia, que teve vitória dos montenegrinos, por 2 a 1. A seleção do bom atacante Jovetic, da Fiorentina, que hoje estava sem o capitão Vucinic, da Roma, contundido, abriu o placar com Batak. Dvalishvilli, do Maccabi Haifa, empatou para a Geórgia. Mas, no segundo tempo, Delibasic deu a vitória aos donos da casa, que continuam em penúltimo, agora com oito pontos. Detalhe: foi a primeira vitória de Montenegro nas eliminatórias, já que os outros cinco pontos foram conquistados através de 5 empates.

A Bulgária, que ainda tinha chances de se classificar para a repescagem, foi surpreendida pelo Chipre, fora de casa, e acabou goleada por 4 a 1. A grande exibição cipriota foi carregada pelo meio-campista do APOEL, Charalambidis, que marcou os dois primeiros gols do Chipre, e do jogo. Berbatov, no minuto final do primeiro tempo, recolocou a Bulgária no jogo. Não foi suficiente para quebrar o ímpeto cipriota, que no segundo tempo, marcou mais dois com Konstantinou e Aloneftis. Assim, os búlgaros entregaram a vaga na repescagem de bandeja para a Irlanda.

Classificação:

1º Itália - 21
2º Irlanda - 17
3º Bulgária - 11
4º Chipre - 9
5º Montenegro - 8
6º Geórgia - 3

Nenhum comentário: