sábado, 10 de outubro de 2009

Série B – 29ª rodada – Vasco líder, mas agora nem tanto

Share |

Por Gabriel Seixas

A 29ª rodada da Série B teve um novo protagonista. Sempre com o Vasco roubando a cena, abrindo vantagem e mais vantagem na liderança, foi a vez do Guarani vencer, e ficar a um ponto do primeiro lugar, aproveitando o tropeço dos cruzmaltinos. O time conseguiu uma importante vitória sobre o Brasiliense, por 2 a 1, e praticamente garantiu o acesso. Outro time que encaminhou a vaga foi o Ceará, que pouco a pouco, começa a se firmar no G-4. Destaques negativos para o Bahia, que entrou na zona do rebaixamento, e pro América-RN, que chegou a figurar em 13º, mas agora é o último. Curiosamente, as duas equipes se enfrentaram nesta rodada, e empataram em 3 a 3. Outro detalhe: quatro equipes nordestinas compõem a zona do rebaixamento. Confira o tradicional resumão dos 10 jogos da rodada “mascarada” pelas eliminatórias e porque não, pela Série A.

Vila Nova 1x2 Bragantino

O Bragantino praticamente zerou suas chances de rebaixamento ao vencer o Vila Nova, em Goiânia, por 2 a 1. Os goianos jogaram melhor durante boa parte da partida, mas a fragilidade defensiva permitiu que o Bragantino marcasse um gol em cada tempo, com Flávio, contra, e João Paulo. Ray, cobrando falta, ainda diminuiu para o Vila, que está com 36 pontos e continua beirando, de longe, o Z-4. O Braga se aproxima modestamente do grupo dos melhores, mas continua na zona intermediária.

Portuguesa 1x1 São Caetano

Um jogo emocionante com cinco expulsões marcou o “clássico” paulista entre Portuguesa e São Caetano, em Mogi Mirim – já que a Lusa ainda cumpre pena de não poder mandar seus jogos no Canindé. Apesar disso, o primeiro tempo foi muito fraco, e terminou sem gols. Chegaria então uma segunda etapa repleta de polêmica, já que antes dos 15 minutos, Simão e Marco Aurélio, da Lusa, e Douglas, do Azulão, já haviam sido expulsos. Mais tarde, Adriano ainda igualou o número de jogadores de cada time, quando deixou o São Caetano também com 9 em campo. Aí se abriu a porteira e o jogo ficou amplamente aberto. Aos 33, Roger marcou o gol do São Caetano, que aproximava mais o time do G-4. Porém, nos minutos finais, o zagueiro Bruno Rodrigo marcou o gol de empate da Lusa, que ainda teve Preto expulso nos descontos. Ambos os times ficaram longe do acesso: enquanto a Portuguesa tem 45 pontos, em 6º, o Azulão ocupa uma posição abaixo com 42. O alvo é alcançar o atual 4º colocado, Atlético-GO, com 50 pontos.

Paraná 2x1 Atlético-GO

O Atlético tinha obrigação de marcar pontos, mesmo jogando fora de casa, mas saiu derrotado no finzinho, e mesmo assim garantiu vaga no G-4, já que o Figueirense também tropeçou. Azar dos goianos e sorte do Paraná, que parece ter se livrado do fantasma da zona de rebaixamento, agora em 12º com 38 pontos. O Paraná começou na frente com um golaço de voleio de João Paulo. No segundo tempo, Zulu, que acabara de entrar, empatou pro Dragão. Já aos 38 minutos, Marcelo Toscano garantiu a suada vitória paranista, com outro bonito gol, num chute forte da intermediária.

Duque de Caxias 3x1 Ipatinga

O Duque continua quebrando recordes na Série B. Negativos, pra variar. Apenas 22 pagantes foram ao estádio de Volta Redonda para ver o time de Caxias vencer o Ipatinga, em “casa”, por 3 a 1. Olha que o Ipatinga começou surpreendendo, com um gol rápido de Joabe. Antes do intervalo, Santiago e Leandro Chaves viraram pro Duque, que ainda marcou com Thiaguinho, no segundo tempo, quando o time jogava com dois jogadores a mais – Lucas e Javier Reina foram expulsos pelos mineiros. Com isso, os cariocas se distanciaram do Z-4, e chegaram ao inédito 13º lugar com 37 pontos.

ABC 1x3 Ceará

O Ceará deu outro importantíssimo passo em busca do acesso à Série A do ano que vem. O time não se intimidou em jogar fora de casa contra o ABC, pressionado para sair da zona de rebaixamento, e venceu com autoridade por 3 a 1. O primeiro tempo foi movimentado, com o artilheiro Mota abrindo o placar para os cearenses. Gaúcho, cobrando falta – bem como no jogo passado – empatou para o ABC. Mas logo Geraldo retomou a vantagem do Ceará, marcando o segundo gol. Jogando melhor e com um a mais, já que Ricardinho foi expulso pelos potiguares, Arlindo Maracanã só fechou o caixão do ABC marcando o terceiro gol, que deixa os cearenses muito próximos do acesso. O time abcdista aumenta seu calvário, e continua em 18º com apenas 31 pontos.

Bahia 3x3 América-RN

Só pra variar, o Bahia decepcionou mais uma vez os torcedores que compareceram ao estádio de Pituaçu. O time empatou com o América-RN em 3 a 3, depois de estar vencendo por 3 a 1. Detalhe: foi o segundo empate seguido com muitos gols do time potiguar, que já havia protagonizado um 4 a 4 contra o Campinense. Jael e Nádson, antes dos 30 minutos iniciais, abriram 2 a 0 a favor dos tricolores baianos. A partir dos 26 minutos, uma chuva de gols: Lúcio foi o primeiro, diminuindo pelo América-RN. Dois minutos depois, o Bahia aumentou a vantagem com o lateral Marcos, que tentou evitar a saída de bola, mas acabou marcando um gol inusitado. A vitória parecia garantida. O que ninguém imaginava era que, no minuto seguinte, Lenílson fosse descontar novamente. Vencendo por 3 a 2, os baianos sentiram a pressão e, num lance de displicência, entregaram o empate. Marcone cometeu pênalti em Max. O artilheiro Lúcio converteu, sem comemorar o gol. O empate só aumenta a aflição das duas equipes, que tem muitas chances de serem rebaixadas, sobretudo o América, agora em último com apenas 30 pontos. O “Baêa” tem 32, e de tanto “insistir”, chegou a temida zona do rebaixamento.

Ponte Preta 1x1 Vasco

No Moisés Lucarelli, o Vasco sofreu, mas manteve a liderança da Série B. O jogo foi muito aberto, e o time cruzmaltino poderia ter começado na frente, se o árbitro não tivesse anulado um gol legítimo de Carlos Alberto. Então, a Ponte aproveitou para marcar aos 26 minutos, com Evando. Pra variar, o Vasco terminou a partida com um jogador a mais, já que Jean foi expulso pelo time ponte-pretano. Então, o Vasco passou a incomodar mais, e quando Carlos Alberto cruzou pra área, Élton se atirou na área e cavou um pênalti. Polêmicas à parte, Carlos Alberto converteu, e manteve o Vasco na ponta da Série B.

Brasiliense 1x2 Guarani

O Guarani foi o grande destaque da rodada. O time sofreu para vencer o Brasiliense fora de casa por 2 a 1, praticamente garantiu o acesso, e de quebra, encostou de vez no líder Vasco. A diferença para os cruzmaltinos caiu para apenas um ponto. Mesmo não estando melhor em campo, o Bugre aproveitou as oportunidades e abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com Walter Minhoca e Léo Mineiro. Fábio Júnior, aos 28 do segundo tempo, descontou para o Brasiliense, que ainda teve Moacri, expulso.

Fortaleza 3x1 Figueirense

Duas equipes em objetivos bem diferentes. O Fortaleza, jogando em casa para sair da zona do rebaixamento, e o Figueirense precisando vencer para entrar no G-4. O duelo interessantíssimo terminou com vitória dos cearenses, por 3 a 1. Com 15 minutos, Luiz Carlos abriu o placar para o Tricolor de Aço. Onze minutos depois, Maicon recolocou o Figueira no jogo. Por pouco tempo. Afinal, aos 39, o Fortaleza ampliou com seu outro atacante, Marcelo de Faria. Na etapa final, o participativo Rogerinho fez o terceiro e tirou o Leão do Pici da zona do rebaixamento. Os catarinenses saíram frustrados, afinal, não foi dessa vez que o time entrou no G-4.

Juventude 0x1 Campinense

O Campinense finalmente pôs fim a péssima campanha fora de casa, e venceu o Juventude por 1 a 0. Adotando uma conduta natural de jogar nos contra-ataques, o time paraibano marcou aos 36 do segundo tempo, com Fábio Júnior. Não saiu da zona de rebaixamento, mas entregou a lanterna pro América-RN, que vem ladeira abaixo na tabela. O Ju, que precisava dos três pontos, permanece em 15º, mas agora está ainda mais próximo do Z-4 – tem 34 pontos, apenas dois a mais que o Bahia, o primeiro time da zona do rebaixamento.

Classificação (após 29 rodadas):

1º Vasco – 57
2º Guarani – 56
3º Ceará – 53
4º Atlético/GO – 50

5º Figueirense – 48
6º Portuguesa – 45
7º São Caetano – 42
8º Bragantino – 40 (11 vitórias)
9º Ponte Preta – 40 (10 vitórias)
10º Ipatinga – 39
11º Brasiliense – 38 (11 vitórias, saldo 0)
12º Paraná – 38 (11 vitórias, saldo -11)
13º Duque de Caxias – 37
14º Vila Nova – 36
15º Juventude – 34
16º Fortaleza – 32 (9 vitórias)
17º Bahia – 32 (8 vitórias)
18º ABC – 31
19º Campinense – 30 (9 vitórias)
20º América-RN – 30 (8 vitórias)

Nenhum comentário: