Por Leonardo Martins
Hoje é uma data inesquecível para a torcida cruzeirense. Em 13 de agosto de 1997, o Cruzeiro conquistava a Copa Libertadores da América pela 2a vez, naquela noite o Cruzeiro venceu o Sporting Cristal do Peru por 1 a 0.
O time comandado pelo técnico Paulo Autuori começou muito mal a campanha da Libertadores e quase saiu na 1a fase, perdendo os 3 primeiros jogos mas conseguiu a recuperação. No resto da competição, o Cruzeiro apresentou um futebol de resultados, conseguindo classificações nos pênaltis até chegando a final.
A final foi muito emocionante, no 1o jogo em Lima, o Cruzeiro conseguiu segurar o ímpeto do time peruano e arrancou um empate por 0 a 0. Na volta, estava preparada uma festa enorme para o Mineirão, com 96 mil pessoas lotando o estádio. O jogo começou com o Cruzeiro partindo para cima dos peruanos, que jogaram na defesa e marcando muito bem. O gol cruzeirense não saía e a torcida ficava tensa, até que na metade do 2o tempo, o meia Elivélton pegou um chute de longe e o goleiro peruano aceitou, explodindo o Mineirão. Após o gol, a partida ficara dramática, o Sporting Cristal pressionou exigindo verdadeiros milagres do goleiro Dida mas o time azul conseguiu segurar a pressão e comemorou o bi-campeonato da Libertadores.
A equipe tinha nomes muitos bons como o goleiro Dida, que depois disputaria 3 copas do mundo, o capitão e zagueiro Wilson Gottardo e o atacante Marcelo Ramos. Depois da Libertadores, muitos erros ocorreram no clube e o time quase foi rebaixado naquele ano no Brasileiro e perdeu para o Borussia Dortmund a disputa do mundial interclubes. Mas a conquista da Libertadores foi muito comemorada e merece ser lembrada até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário