quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Champions League: Oito jogos fecham a primeira rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Nesta quarta, oito jogos completaram a primeira rodada da Champions League da temporada 2009 – 2010. A rodada não teve muitas surpresas, mas há de se destacar alguns fatos: O jogo mais esperado da rodada, Internazionale e Barcelona, terminou sem gols. Os brasileiros também entraram em ação, e dois dos 72 que disputam a competição deram a vitória ao Sevilla no jogo de estreia. Confira um resumo exclusivo do Esporte É Vida dos oito jogos que fecharam a rodada:

Grupo E

Pelo Grupo E, os mandantes estrearam vencendo pelo placar mínimo. No estádio Gerland, o Lyon venceu a Fiorentina por 1 a 0. Em vários momentos do jogo, houve muita rispidez, por isso mesmo o brasileiro Michel Bastos teve de ser substituído ainda no primeiro tempo, pelo Lyon. Também na primeira etapa, o atacante Gilardino foi expulso pela Fiorentina, quebrando o esquema tático do técnico Prandelli. Assim, o bósnio Pjanic, aos 31 do segundo tempo, deu a vitória aos franceses.

No outro jogo, o Liverpool fez o suficiente para vencer o Debrecen, também por 1 a 0. Não foi uma atuação inspirada dos craques Gerrard e Torres, mas eles foram importantes para que os Reds vencessem, com gol de Kuyt.

Classificação:

1º Lyon - 3
1º Liverpool - 3
3º Fiorentina - 0
3º Debrecen – 0

Grupo F

Na Ucrânia, o Dinamo Kiev contou com o fator casa para vencer o Rubin Kazan, da Rússia, por 3 a 1. Os russos começaram assustando, com um gol de falta de Dominguez. O time continuou melhor, mostrando porque desbanca os times da capital Moscou no campeonato local. Mas, na segunda etapa, os ucranianos acordaram. Com 26 minutos, Yssouf empatou. Oito minutos depois, o brazuca Gérson Magrão, ex-Cruzeiro, fez seu primeiro gol pelo time de Kiev. Gusev completou a vitória do time da casa, que também lidera o campeonato local.

O principal jogo da rodada, entre Internazionale e Barcelona não saiu do zero. O jogo teve presença de vários craques brasileiros, sobretudo no time italiano, e marcava o reencontro de Ibrahimovic e Eto’o, que trocaram recentemente de clube – o sueco era da Inter e foi pro Barça, enquanto o camaronês fez o caminho inverso. Júlio César foi figura importante, principalmente no primeiro tempo, para segurar o empate para a Inter. O Barça foi melhor durante a partida, mas os nerrazurri não deixaram espaços para os catalães jogarem. Tanto que, no fim da partida, o técnico Guardiola reclamou da postura defensiva do adversário.

Classificação:

1º Dinamo Kiev - 3
2º Barcelona - 1
3º Inter - 1
4º Rubin – 0

Grupo G

O Stuttgart tinha um amplo favoritismo jogando em casa contra o Rangers, da Escócia, mas vacilou e acabou apenas empatando em 1 a 1. O time alemão marcou antes dos 20 minutos, com Pogrebnyak. Mas os escoceses foram valentes, e aos 31 do segundo tempo, empataram com o argelino Bougherra.

No outro jogo, brilhou a estrela do futebol brasileiro. O Sevilla contou com o talento do nosso país para vencer o Unirea, da Romênia, por 2 a 0. O artilheiro Luís Fabiano e o meia Renato foram os autores dos gols. Detalhe: Um deu assistência para o gol do outro. O resultado deu a liderança isolada aos espanhóis na competição.

Classificação:

1º Sevilla - 3
2º Rangers - 1
3º Stuttgart - 1
4º Unirea – 0

Grupo H

No último grupo da Champions, o Olympiakos, que agora será dirigido pelo técnico Zico, estreou com vitória sobre o AZ Alkmaar da Holanda por 1 a 0. O gol foi de Torosidis, da seleção grega. O tento saiu aos 36 do segundo tempo, na base da pressão do time grego.

No outro jogo do grupo, o Standard Liège poderia ter sido a maior zebra da rodada. Os belgas chegaram a estar ganhando por 2 a 0, mas levaram a virada do poderoso Arsenal, dirigido por Arséne Wenger. O time inglês sentiu os oito desfalques para o confronto e levou 2 a 0 em apenas cinco minutos. O primeiro foi aos dois minutos, com o congolês Mangala. Três minutos depois, Jovanovic cobrou pênalti sofrido por ele mesmo e aumentou a vantagem. No fim do primeiro tempo, Bendtner marcou um gol importantíssimo para a reação do Arsenal, que na segunda etapa, marcou com Vermaelen – em jogada que o camaronês Song, impedido, participou do lance – e com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

Classificação:

1º Arsenal - 3
2º Olympiakos - 3
3º Standard Liège - 0
4º AZ Alkmaar - 0

Nenhum comentário: