segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Fluminense empata com Boavista, mas está próximo das Semi-Finais

Share |

Por Gabriel Seixas


Após o fim da quinta rodada, o torcedor do Fluminense ainda encontra motivos para desconfiar da equipe. Depois da goleada aparentemente convincente sobre o Volta Redonda por 5 a 1, a equipe voltou a tropeçar no campeonato. E de novo no Maracanã, o Flu empatou com o Boavista em 1 a 1. Washington marcou para o tricolor, enquanto Anselmo, em um lindo chute de fora da área, empatou para o Boavista.

Com o resultado, o Fluminense é o vice-líder da chave com 11 pontos. Para se classificar antecipadamente, basta vencer o lanterna América e torcer pra que o Macaé tropece contra o Cardoso Moreira, fora de casa. Já o Boavista ocupa a quinta posição com 7 pontos, e ainda tem chances matemáticas de se garantir na próxima fase. O time de Saquarema visita o eliminado Duque de Caxias e torce pra que o Fluminense não vença mais uma vez.

Renato Gaúcho só não pôde manter a formação da rodada anterior porque Luiz Alberto desfalcava a equipe. Em seu lugar, entrou Roger, uma espécie de "12º jogador" da equipe. O trio de ataque, formado por Leandro Amaral, Dodô e Washington ganhou um ânimo renovado, enchendo de esperanças a exigente torcida tricolor. Já o técnico Edinho foi ousado com a proposta de três zagueiros, dois atacantes e dois meias bem abertos para surpreender o Flu no contra-ataque. Flavinho pela direita e Rodrigo Beckham pela esquerda municiavam Diogo (ex-Flamengo) e Anselmo, o destaque do time do interior no campeonato.

O jogo foi bastante sonolento na primeira etapa. O Fluminense sentia a partida apagada de Thiago Neves, recém-convocado à seleção brasileira. Mesmo assim, o Boavista pouco ameaçava o gol de Diego, que manteve-se seguro até o fim dos 45 minutos. A única chance concreta de gol foi aos 38 minutos, onde ele acabou surgindo: Júnior César, precavido com o sistema defensivo, subiu ao ataque e cruzou na medida para Washington cabecear e abrir o placar no Maraca.

Na volta para o segundo tempo, o filme da partida contra o Volta Redonda passava pela cabeça dos torcedores: Um primeiro tempo apático, e um segundo avassalador. Mas não foi isso que aconteceu. Logo aos 8 minutos, Anselmo tabelou com Bruno Moreno, e da entrada da área chutou no ângulo, sem chances para Diego: 1 a 1.

A partir daí, o Fluminense voltou a pressionar os visitantes. Com as entradas de Conca e Cícero nos lugares de Arouca e Thiago Neves, o time ganhou o meio-campo e passou a criar jogadas que ameaçassem o gol de Erivélton. A primeira delas foi quando Conca aproveitou confusão na área e cruzou rasteiro para Dodô, que desperdiçou a chance. Pouco depois, Washington ainda acertou a trave caprichosamente. Não era a noite no Fluminense, nem de Renato Gaúcho e nem dos três atacantes. Fim de papo no Maracanã.

Outros jogos da rodada:

Macaé 2x0 Duque de Caxias - Grupo 1

O Macaé, comandado pelo técnico Tita, segue surpreendendo na competição. A vítima da rodada foi o Duque de Caxias, derrotado por 2 a 0 em Macaé. O jogo começou atrasado, devido a demora da comissão de arbitragem e da equipe do Duque em aproximadamente 20 minutos. O que fatalmente não impediu que Bruno Mezenga, emprestado pelo Flamengo, e Bill marcassem os gols da vitória. Assim, o Macaé segue na terceira posição com oito pontos (três atrás do Fluminense, e com apenas uma derrota na competição), enquanto o Duque é o vice-lanterna com três e já está eliminado.

Volta Redonda 5x1 Cardoso Moreira - Grupo 1

Depois da goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1, o Volta Redonda devolveu na mesma moeda...só que contra o Cardoso Moreira. O placar deu novo ânimo ao time da cidade do aço, que agora soma 7 pontos e tem que torcer contra o Fluminense nos próximos dois jogos para se garantir nas semi-finais. Já o Cardoso Moreira está praticamente eliminado, já que precisa torcer pra que o Flu perca seus dois jogos, torcer por tropeços de alguns pequenos e vencer seus dois compromissos restantes. O time ocupa a sexta posição, com 6 pontos. Fábio duas vezes, Lecheva, Márcio Pinho e Marcinho fizeram para o time da casa, enquanto o veterano Neném, de pênalti, descontou para o "Cardosão".

Cabofriense 4x1 Resende - Grupo 2

A Cabofriense não deu chances para o Resende e goleou o recém-promovido a divisão principal do Carioca por 4 a 1, no Alair Corrêa. Porém nem tudo foi festa, ainda mais no primeiro tempo, quando o jogo foi pro intervalo ainda em 0 a 0. A equipe de Cabo Frio voltou para o segundo tempo com três atacantes, e em 15 minutos, marcou com Fabinho, Weslei e Charles. Hiroshi, eleito o melhor jogador da segundona carioca pelo Macaé, descontou para o Resende. Por fim, o zagueiro Anderson, emprestado pelo Cruzeiro, marcou o quarto e fechou a conta. A Cabofriense terminou a rodada em quarto, com 9 pontos, enquanto o Resende é o laterna com três, já eliminado. Na próxima rodada, a "Cabo" tem um confronto direto contra o Botafogo, enquanto o Resende cumpre tabela contra o Americano, também eliminado.

Friburuguense 1x1 Mesquita - Grupo 2

A decepção da rodada e talvez do próprio campeonato é mesmo o Friburuguense. O time apenas empatou com o fraco Mesquita, e no decorrer do jogo, o resultado poderia ser pior. Isto porque os visitantes começaram na frente com um gol de Leandro Netto, que já havia feito um golaço contra o Americano. Na etapa final, jogando no desespero, Everton fez boa jogada e empatou a partida, colocando o tricolor da serra na quinta posição com 7 pontos - ainda com chances de classificação. O Mesquita tem quatro e vem uma posição atrás, mas depende de uma combinação praticamente impossível para avançar as semi-finais.

Madureira 6x3 Americano - Grupo 2

Gols pra dar e vender aconteceram em Conselheiro Galvão, na tarde deste sábado - foram nove, ao todo. No fim, o Madureira venceu o Americano por 6 a 3 e eliminou o time de Campos, além de se manter firme na briga pela vaga restante no Grupo 2 para as semi-finais, já que uma foi preenchida pelo Botafogo. Mesmo com um forte calor no subúrbio, os times fizeram uma ótima partida e o Madura começou na frente, numa falta violentamente cobrada por Éverton. O gol mexeu com a equipe e o ritmo de jogo melhorou. Três minutos depois o Madura conseguiu ampliar, com o atacante Miltinho, após boa jogada de Muriqui.
A chuva que ameaçou cair em Conselheiro Galvão só ficou no quase, mas em compensação, houve uma chuva de gols no segundo tempo. Rondinelli cobrou falta pra área, ninguém desviou e a bola entrou mansamente no gol do Renan. O empate veio com Alexandre, que aproveitou bom passe de Silvan e marcou. Aos 36, quando o jogo ainda estava 2 a 2, o artilheiro Muriqui fez jogada individual e recolocou o Madura na frente. Nem deu tempo pra comemorar, pois Romualdo empatou no minuto seguinte.
Se para o Madureira não teve tempo de comemorar o terceiro gol, para o Americano foi a mesma coisa. No minuto seguinte, Everton recebeu de Muriqui fez mais um golaço, colocando 4 a 3 no placar. A partir daí o Americano não teve forças para reagir, e o artilheiro do Cariocão, Muriqui, fez o quinto do Madura, de pênalti - o sétimo dele na competição, isolado na artilharia.
Com três a mais no final do jogo, já que Bruninho, Silvan e Gil foram expulsos pelo Americano, o Madureira marcou o sexto com Amaral, aproveitando belo passe de Muriqui (que grande estadual faz Muriqui!), dando números finais a melhor partida da rodada do Campeonato Carioca.


* O clássico entre Botafogo x Vasco ganhará destaque especial aqui no Esporte é Vida. Não perca.

Um comentário:

Leonardo Martins disse...

esse carioca é uma várzea, cheio das goleadas.

o fluminense tem que tirar um atacante logo, de preferncia o dodô, se não vai se ferrar na libertadores.

belo texto jungle