segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Eliminatórias pelo Mundo

Share |

Por Gabriel Seixas

O Esporte É Vida trouxe um giro especial com o que de melhor aconteceu pelos cinco continentes e suas respectivas eliminatórias (exceto Europa, que também terá destaque em matéria especial). A principal destaque foi a seleção de Gana, a oitava seleção a confirmar vaga para a Copa do Mundo do ano que vem. Confira agora um resumo especial sobre os outros jogos que agitaram o planeta bola:

América do Sul

Exceto o jogo do Brasil, que já ganhou destaque especial no Blog (veja abaixo), outros quatro jogos também foram realizados no sábado. Abriram a rodada Colômbia x Equador e Peru x Uruguai. Os dois mandantes venceram, por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente.

A Colômbia sofreu para vencer o Equador, que jogou com um a menos quase todo o segundo tempo, já que Palacios foi expulso. Os colombianos só marcaram pela primeira vez aos 37 minutos da etapa final, com Martinez. Gutiérrez, nos acréscimos, fez o gol que selou a vitória da Colômbia. Já o Peru, sem chances de chegar a Copa, venceu sua segunda partida nas Eliminatórias. O gol de Rengifo, aos 41 do segundo tempo, deixou os uruguaios ainda mais longe do 4º lugar, que os levam a Copa sem a necessidade da repescagem.

O Paraguai também conseguiu uma vitória importante, por 1 a 0 sobre a Bolívia. O gol foi de Cabañas, em cobrança de pênalti sofrido por Bonet – duvidoso, por sinal. Agora, os paraguaios tem o mesmo número de pontos do Chile, que só empatou com a Venezuela em casa por 2 a 2. Os chilenos começaram bem, e marcaram com Vidal de cabeça, após cobrança de escanteio de Matias Fernández. Maldonado empatou, e José Manuel Rey virou o jogo, cobrando falta na lateral direto para o gol, surpreendendo o goleiro Bravo. Millar empatou para o Chile, que assim como o Paraguai, precisa de apenas uma vitória para confirmar vaga na Copa do Mundo do ano que vem.

Classificação:

1º Brasil – 30 (Classificado para a Copa do Mundo)
2º Chile - 27
3º Paraguai - 27
4º Argentina - 22
5º Colômbia - 20
6º Equador - 20
7º Uruguai - 18
8º Venezuela - 18
9º Bolívia - 12
10º Peru - 10

América do Norte – Concacaf

O hexagonal que define as três vagas para a Copa do ano que vem, e uma para a repescagem, teve sua sétima de dez rodadas disputada. Honduras venceu, sem dificuldade, a decepcionante seleção de Trinidad & Tobago por 4 a 1. O primeiro tempo foi do hondurenho Carlos Pavón, que marcou duas vezes e deixou sua seleção em vantagem confortável. Guevara e o artilheiro David Suazo completaram a festa, enquanto Kerry Baptiste apenas diminuiu o vexame para Trinidad. Foi a segunda goleada consecutiva dos hondurenhos, que permanecem em primeiro com 13 pontos. Trinidad & Tobago está eliminado, já que tem cinco pontos e pode chegar, no máximo, a 14 – com os confrontos diretos das seleções que estão a sua frente, não tem chance.

Já os Estados Unidos derrotaram, de virada, a seleção de El Salvador por 2 a 1, fora de casa, em uma atuação não muito convincente para quem foi vice-campeão da Copa das Confederações – apesar de El Salvador dar trabalho as “grandes” seleções, sobretudo fora de casa. Castillo marcou o primeiro da seleção da casa, mas Dempsey e Altidore, que atuam na Inglaterra – Fulham e Hull, respectivamente – aproveitaram as duas assistências de Donovan e deram a esperada vitória aos americanos, empatados com Honduras na ponta com 13, mas fica em segundo nos critérios de desempate.

Por fim, o México não se intimidou em jogar fora de casa e venceu a Costa Rica com autoridade: 3 a 0, num confronto direto que levou os mexicanos a 3ª colocação com 12 pontos, mesmo número dos costarriquenhos. Para isso, os mexicanos contaram com uma atuação inspirada de Giovani dos Santos, do Tottenham: Ele marcou o primeiro gol e deu assistência para Guillermo Franco fazer o segundo. Andrés Guardado, do Deportivo La Coruña, completou a goleada.

Classificação:

1º Honduras - 13
2º Estados Unidos - 13
3º México - 12
4º Costa Rica - 12
5º El Salvador - 5
6º Trinidad & Tobago – 5

Ásia – Repescagem

Bahrein e Arábia Saudita disputaram o primeiro jogo do playoff que vale vaga para outro mata-mata, contra a Nova Zelândia, para definir quem vai para a Copa do ano que vem. No jogo de sábado, em Bahrein, um disputado 0 a 0. A Arábia contou com uma atuação inspirada do goleiro Waleed Ali e tinha o desfalque do atacante Naif Hazazi, um dos destaques da equipe, enquanto o Bahrein luta para chegar, pela primeira vez, a uma Copa do Mundo. Foi melhor no primeiro jogo, mas não converteu suas oportunidades em gol.

África

Pelas eliminatórias africanas, dez jogos agitaram os cinco grupos que definem as vagas para a Copa de 2010, que será realizada no continente africano. A África do Sul é a cidade-sede e está classificada. Resta então serem decididos os cinco primeiros lugares de cada grupo para serem confirmados os seis africanos que estarão na Copa. Um deles já foi confirmado nesta rodada: A seleção de Gana, que venceu o Sudão por 2 a 0 e chegou aos 12 pontos. Faltando duas rodadas pro fim, não pode ser mais alcançada pelo vice-líder Mali, com apenas cinco pontos.

Grupo 1

Camarões, uma das maiores decepções dessas Eliminatórias, voltou a vencer. O time derrotou o líder e surpreendente Gabão, fora de casa, por 2 a 0. Emana marcou o primeiro gol, enquanto o artilheiro Eto’o marcou o segundo, que foi o seu sétimo na competição. As duas equipes voltam a jogar no meio de semana, em realização de jogo adiado. Na outra partida, Togo e Marrocos empataram em 1 a 1. Salifou deixou o Togo na frente, e no último minuto, o meia Abel Taarabt, que saiu do banco de reservas, igualou o placar.

1º Gabão - 6
2º Togo - 5
3º Camarões - 4
4º Marrocos – 3

Grupo 2

No Grupo 2, os virtuais eliminados Moçambique e Quênia se enfrentaram. Melhor para os mandantes, que venceram pelo placar mínimo, com gol de Tico-Tico. No jogo da liderança, Nigéria e Tunísia se enfrentaram. Os tunisianos empataram no último minuto, e mantiveram a liderança da chave. Quase 60.000 torcedores lotaram o estádio, e eles viram a dupla nigeriana Uche e Odemwingie, que formava o ataque, abrir o placar. O primeiro serviu o segundo, que completou para o fundo das redes. A reação veio dois minutos depois, com um gol de Taider. No segundo tempo, em jogada de atletas que atuam em grandes times – Obi Mikel, do Chelsea, e Obinna, da Inter que foi emprestado para o Málaga -, quem marcou foi Eneramo, para a Nigéria. Porém, no último minuto, Darragi, que atua no Espérance, do país local, acabou com as esperanças de vitória nigeriana.

1º Tunísia - 8
2º Nigéria - 6
3º Moçambique - 4
4º Quênia – 3

Grupo 3

Pelo Grupo 3, os líderes da chave venceram pelo placar mínimo. No sábado, o Egito sofreu, mas venceu Ruanda por 1 a 0. Hassan marcou o gol após jogada muito confusa, que envolveu várias inversões de bola. No domingo, a líder Argélia venceu a Zâmbia por 1 a 0, com um gol de Saïfi, que agora atua no Oriente Médio. Egito e Argélia se enfrentam apenas na última rodada, e esse jogo deve definir quem irá a Copa do Mundo de 2010.

1º Argélia - 10
2º Egito - 7
3º Zâmbia - 4
4º Ruanda – 1

Grupo 4

Pelo Grupo 4, Gana foi o oitavo país a garantir vaga para a Copa do ano que vem. Os ganeses derrotaram o Sudão em casa por 2 a 0, com gols de Essien, do Chelsea, e Muntari, da Internazionale. Os Estrelas Negras contaram com o tropeço de Mali, que só empatou com Benin em 1 a 1. Samassa, que conseguiu autorização para jogar pela seleção recentemente, fez o primeiro, mas Aoudou, a três minutos do fim, fez o gol decisivo.

1º Gana - 12
2º Mali - 5
3º Benin - 4
4º Sudão – 1

Grupo 5

Pelo último grupo das Eliminatórias, a Costa do Marfim está muito próxima de uma vaga para a Copa. Os Elefantes golearam Burkina Fasso por 5 a 0, e só precisam de um empate na próxima rodada para carimbar o passaporte. A grande atuação de dois jogadores foi crucial para a vitória: Didier Drogba, do Chelsea, e Kader Keita, do Galatasaray, marcaram dois gols cada. O capitão da seleção e do Manchester City, Kolo Touré, também deixou o dele. No outro jogo, o Malauí surpreendeu e venceu Guiné, de virada. Kalabane abriu o placar, mas Msowoya, que havia entrado no segundo tempo, marcou dois gols e selou a histórica vitória em casa. Os guineenses estão eliminados, enquanto o Malauí comemorou como um título a sua primeira vitória no grupo.

1º Costa do Marfim - 12
2º Burkina Fasso - 6
3º Guiné - 3
4º Malauí - 3

Nenhum comentário: