segunda-feira, 15 de março de 2010

Campeonatos Estaduais - Domingo

Share |

Por Gabriel Seixas

Nosso giro pelos estaduais percorre 11 estados pelo Brasil, começando por São Paulo. No clássico paulista que embalou a rodada, o Palmeiras quebrou a invencibilidade do Santos, vencendo heroicamente por 4 a 3. O criticado Robert foi autor de três gols palmeirenses, enquanto o outro foi de Diego Souza. Para o Peixe, marcaram Pará, Neymar (que foi expulso) e Paulo Henrique Ganso. O jogo ficou marcado pela provocação dos dois times...na hora da comemoração dos gols. Os Meninos da Vila novamente embalaram a galera santista com suas coreografias criativas, mas os palmeirenses não ficaram devendo. Principalmente Armero, que certamente inventou uma mistura de ritmos nunca vista na história do futebol. Digamos que foi um ‘Rebolation’ misturado com ‘Boquinha da Garrafa’.

Nos jogos dos outros grandes que foram a campo, o Corinthians venceu o Santo André por 2 a 1. Roberto Carlos fez seu 1ª gol com a camisa corinthiana, enquanto o outro gol foi de Dentinho, destaque do time neste início de temporada. O São Paulo sofreu para vencer o antepenúltimo Rio Branco por 2 a 1. Jorge Wagner abriu o placar para o tricolor, mas no segundo tempo, Márcio Carioca empatou. Então apareceu o zagueirão André Luis, que aos 46 da etapa final, fez o gol da vitória do Sampa. No outro jogo, a Ponte Preta bateu o Bragantino por 4 a 3, com direito a um golaço de Paulinho, do Bragantino. Ele recebeu na área, chapelou o marcador e bateu com estilo, no ângulo. Detalhe: ele estava contundido, e saiu mancando na comemoração.

No Cariocão, o ‘Clássico dos Milhões’ terminou com vitória do Flamengo: 1 a 0 sobre o Vasco, mas isso é assunto pra depois, num texto separado. Sob forte chuva, o Botafogo venceu o Olaria por 2 a 0. Os gols foram em tempos (de jogo, e de temperatura mesmo) diferentes: na etapa inicial, Antônio Carlos abriu o placar, quando o Engenhão estava abençoado pelo sol. No segundo tempo, muitos raios, água, e até falta de energia, que causou paralisação do jogo. Foi no melhor estilo ‘polo aquático’ que Gabriel fez o último gol da partida. Na outra partida, o Tigres venceu o Americano por 2 a 1.

Pelo Campeonato Mineiro, holofotes para Cruzeiro e América. Com time reserva, pra variar, o Cruzeiro venceu um dos seus maiores fregueses a nível regional: 3 a 2. Wellington Paulista foi o autor do gol mais lindo do jogo (e talvez do domingo): um chute de muito longe, encobrindo o goleiro Gléguer. Marcaram ainda Kieza e Fabinho para o time celeste, enquanto Leandro e Fábio Júnior descontaram. O Cruzeiro é líder do campeonato.

Já a dupla Gre-Nal, pelo Campeonato Gaúcho, viveu momentos distintos: o Grêmio goleou sem dificuldades o Inter de Santa Maria por 3 a 0, novamente com time reserva. Maylson foi o destaque, com dois gols. Já o Internacional foi a Veranópolis e só empatou com o time da casa em 1 a 1. O gol do Colorado foi de D’Alessandro, cobrando pênalti, aos 34 da etapa final. Nos outros jogos, goleada do Porto Alegre por 5 a 2 sobre o Ypiranga, e vitória do São Luiz sobre a Universidade por 3 a 1.

Subindo um pouco mais no mapa, no Paraná, o líder Coritiba empatou sem gols com o Corinthians, mas já garantiu o 1º lugar da primeira fase. Já o rival Paraná venceu: 2 a 0 em cima do Toledo. Nos outros jogos, vitórias de Operário e Paranavaí sobre Serrano e Cianorte, respectivamente, por 2 a 1, e empates entre Engenheiro Beltrão e Toledo, e Rio Branco e Cascavel, em 1 a 1. Só pra constar: Serrano, Nacional e Engenheiro Beltrão já estão rebaixados. Em Santa Catarina, derrota do Figueirense por 2 a 0 para o Atlético Ibirama, e empate de Metropolitano e Imbituba em 2 a 2. O Avaí lidera, com folga.

Na Bahia, o Bahia de Feira surpreendeu o Vitória e venceu por 2 a 0 na primeira rodada da 2ª fase. No outro jogo do grupo, empate em 1 a 1 entre Atlético e Vitória da Conquista. No “playoff” do rebaixamento, que conta com quatro times (sendo que dois serão rebaixados), o Colo Colo largou na frente: venceu o Ipitanga por 2 a 0, enquanto Itabuna e Madre de Deus empataram em 0 a 0. Pelos gramados cearenses, vitória pelo placar mínimo do Fortaleza sobre o Maranguape, e do Ceará sobre o Ferroviário por 2 a 0. Erick Flores, na sua estreia pelo Vozão, marcou. Outros resultados: Crato 2x0 Horizonte, Itapipoca 1x2 Quixadá e Limoeiro 1x0 Guarany.

Ainda no Nordeste, pelo Pernambucano, o líder Sport abriu sete pontos de vantagem na ponta ao vencer o Central por 2 a 0, gols de Ciro e Eduardo Ramos (sempre eles). O vice-líder, Náutico, passou sufoco contra o Sete de Setembro, mas venceu por 3 a 2. Carlinhos Bala foi providencial ao Timbu, marcando dois gols. O Santa Cruz goleou o Vera Cruz por 4 a 1 e entrou no G-4, onde também está a Cabense, que fez 2 a 1 no Araripina. Nos outros jogos, o Ypiranga ganhou do Salgueiro por 4 a 2, e o Vitória de Santo Antão perdeu para o Porto por 2 a 1.

No Centro-Oeste, o Campeonato Goiano também agitou o domingo. E o grande destaque foi o Goiás, que goleou o Itumbiara (uma das grandes decepções do ano) por 3 a 0 – gols de Felipe, Fernandão e Romerito. O líder Atlético vencia o Morrinhos por 2 a 0, mas permitiu o empate. Nada que tirasse a liderança do Dragão, já que o CRAC empatou com a Anapolina em 2 a 2. O vice-líder agora é o Santa Helena, grata surpresa do Goianão, que venceu o Trindade por 2 a 0. Nesta segunda-feira, o Vila Nova busca encostar nos líderes contra a Canedense, fora de casa.

Pra encerrar, no Campeonato Amazonense, três jogos: o Nacional perdia para o lanterna ASA (mesmo nome do time que eliminou o Naça da Copa do Brasil, que foi o de Arapiraca) por 1 a 0, mas no fim das contas, venceu por 3 a 1. Nas outras duas partidas, mesmo placar: 2 a 0 para os mandantes. A começar pelo América, que venceu por este placar o Princesa dos Solimões, e amenizou sua eliminação na Copa do Brasil na última quarta. Pra fechar, o Penarol fez 2 a 0 no Manicoré e subiu pra 4º lugar, além de deixar seu adversário na zona do rebaixamento.

Nenhum comentário: