segunda-feira, 15 de março de 2010

Campeonatos Europeus (Parte II) – Calcio e La Liga

Share |

Por Gabriel Seixas

Dois dos campeonatos nacionais mais importantes do mundo tiveram muitos jogos neste domingo, a começar pelo Calcio, que teve nada mais, nada menos do que oito. Aproveitando o tropeço da líder Internazionale na sexta-feira, o Milan venceu o Chievo por 1 a 0, com gol de Seedorf no finzinho, e diminuiu a diferença para os nerrazurri para um ponto. O destaque negativo da vitória foi a contusão de Beckham, que deve ficar de molho por três meses, e consequentemente perder a Copa do Mundo. A Roma desperdiçou pontos fundamentais na briga pelo título ao ceder um empate em 3 a 3 para o Livorno. Lucarelli foi o destaque da rodada, ele que marcou os três do Livorno. Outro empate em 3 a 3 foi entre Juventus e Siena, este ainda mais impressionante. Nos primeiros 10 minutos de jogo, a Juve já vencia por 3 a 0, com dois gols de Del Piero e outro do ótimo meio-campista Candreva. Mas aí entrou em ação a dupla Maccarrone – Ghezzal. Maccarone diminuiu, e foi dele o passe para Ghezzal marcar o segundo. Então, no segundo tempo, Maccarrone, sempre ele, sofreu pênalti. Na cobrança, gol de Ghezzal. Empate histórico em Turim.

A Lazio continua sofrendo com a proximidade da zona de rebaixamento. Mais uma derrota, desta vez para o Bari, em casa, por 2 a 0. A Udinese, que também faz temporada irregular, conseguiu vencer o Palermo por 3 a 2, derrota que não tirou o 4º lugar do Palermo. Numa rodada de muitos gols, o Genoa sapecou 5 a 3 no Cagliari. Em compensação, Bologna e Sampdoria economizaram no 1 a 1, assim como o Parma, que bateu a Atalanta pelo placar mínimo.

Na Espanha, outros seis jogos. Os líderes Real Madrid e Barcelona, pra variar, venceram. E com uma ajuda essencial de dois argentinos que estão dando o que falar em seus respectivos clubes: Messi, melhor jogador do mundo, fez os três gols da vitória sobre o Valencia por 3 a 0. Higuaín não deixou pra menos: também fez 3 na goleada do Real por 4 a 1 sobre o Valladolid, que ainda teve gol de Cristiano Ronaldo.

Escudero foi outro argentino que marcou na rodada, para o Villarreal, que bateu o Xerez por 2 a 0 – o outro foi de Llorente. A maior surpresa (e goleada) da rodada foi do Tenerife: 4 a 1 sobre o Espanyol, que há tempos não faz boas temporadas. A goleada não foi suficiente para o Tenerife sair da zona da degola. O Zaragoza conseguiu arrancar um empate fora de casa sem gols contra o Racing Santander, enquanto o Almería venceu o Málaga por 1 a 0.

Nenhum comentário: