sábado, 18 de agosto de 2007

Campeonatos Europeus - Bundesliga, Superliga e Eredivisie

Share |

Por Gabriel Seixas

Os campeonatos internacionais agitaram a rodada da Sexta-Feira. Hoje, além do início da 2ª rodada da Bundesliga, tivemos a estréia da Eredivisie (Holanda) e da Superliga (Portugal). Confira o balanço dos três campeonatos internacionais:

Campeonato Alemão


Hoje, abrindo a segunda rodada da Bundesliga, o Karlsruhe recebeu o Hannover 96. Com mais de 30.000 pessoas no estádio, o torcedor viu a equipe da casa ser derrotada por 2x1, de virada.

O Karlsruher SC começou a partida no 4-2-3-1, esquema tradicional na Alemanha. A esperança de gols era depositada no meia Tomas Hajnal, destaque da equipe contra o Nürnberg na rodada passada, quando marcou 2 gols. A equipe também depositava suas fichas no atacante Kapilani, e na experiência de Görlitz.

O Hannover começou no mesmo esquema, porém, com peças mais 'aproveitáveis' na equipe. A começar pelo centroavante: Enquanto o Karlsruhe tinha o modesto Kapilani, o Hannover contava com Mike Hanke, que já teve diversas passagens pela seleção alemã. O zagueiro Fahrenhorst e o meia Bruggink são os outros pontos de equilíbrio da equipe. Só que, enquanto Edmund Becker pôde contar com todos os titulares que venceram o Nürnberg por 2x0 fora de casa, Dieter Hecking não pôde contar com três titulares: O jovem Spören Tarnat, Zuraw Yankov e Pinto foram substituídos por Halfar, Lala e Lauth. Rosenthal e o brasileiro Vinicius também não estavam a disposição de Hecking, porém, estes dois são reservas.

A partida começou sonolenta, com o Karlsruhe tendo a maior posse de bola e o domínio da partida. A combinação de Hanke e Bruggink, aos 19 minutos, não resultou em gol, mas era prova de que a equipe da casa estava mais ligada e determinada rumo a vitória.E, de fato, era mesmo. Aos 37, Tomas Hajnal faz jogada pela meia-direita e serve Maik Franz, que não perdoa, abrindo 1 a 0 para o Karlsruhe.Ainda no primeiro tempo, Kapilani acerta um bom arremate, que tira tinta da trave de Enke. Era o fim da primeira etapa, onde o Karlsruhe tinha o domínio e, praticamente, o jogo nas mãos.

Mas isto era apenas ilusão. A equipe de Dieter Hecking voltou com outra postura para a segunda etapa. Aos 11, Bruggink faz uma linda jogada pela direita e cruza para Mike Hanke cabecear e empatar o jogo.

E era a dupla dinâmica que carregava o Hannover na partida. Pra melhorar ainda mais o setor ofensivo da equipe, Hecking colocou Stajner no lugar do apagado Huszti. A alteração não surtiu tanto efeito, mas a equipe deixou de ter uma peça nula em campo. Aos 30 da segunda etapa, Hanke passa para Balitsch marcar o gol da vitória e o da virada, que dá os primeiros 3 pontos do Hannover na Bundesliga. O Karlsruhe também tem 3 pontos, mas com saldo 1, enquanto o Hannover tem saldo 0.

Campeonato Português


Na abertura da Superliga nesta temporada 07/08, o Sporting não tomou conhecimento do Acadêmica e goleou por 4x1. Liédson, Derlei, Tonel e João Moutinho marcaram para o Sporting, enquanto Gyano diminuiu.

Pelo lado do Sporting, o trio Stojkovic, Simon e Derlei estreou com a camisa leonina em jogos oficiais. A equipe da casa contava com vários brasileiros: Polga, Ronny, Derlei e Liédson como titulares, além de Gladstone no banco.

A partida começou morna, e só veio esquentar a partir dos 20 minutos. Aos 26, saiu a primeira jogada trabalhada, feita pelo Sporting. O brasileiro Liédson fez jogada pela pontae cruzou. Simon fez o corta luz, deixando a bola limpa para Derlei abrir o placar em sua primeira partida pelo Sporting em competições oficiais.

A equipe leonina era bastante segura na defesa, mostrando que a linha de 4 se entendeu bem no setor defensivo. O problema era mesmo a criação de jogadas, já que o argentino Romagnoli estava apagado e sonolento. Aos 44 minutos, Ronny faz jogada pela ponta canhota e cruza para Liédson testar e fazer 2 a 0 Sporting. A pressão era tão grande, que pra se ter uma idéia, em todo o primeiro tempo, Stojkovic só precisou fazer uma reposição de bola. A equipe de Paulo Bento correspondia as expectativas na primeira etapa.

Insatisfeito com o desempenho de sua equipe, Manuel Machado fez uma alteração dupla: Tirou Berger e Ivanildo para as entradas de N'Doye e do perigoso Gyano.

No início da segunda etapa, Liédson teve uma ótima chance pra fazer o terceiro, mas parou na grande defesa de Pedro Roma, após cruzamento de Moutinho e a cabeçada mortal do camisa 31, exigindo uma elasticidade tamanha a Roma.

Derlei e Liédson, mostrando um bom entendimento no setor de frente, fizeram mais uma jogada, que desta vez, resultou no gol de Tonel, fazendo 3 a 0.

Aos 37 da segunda etapa, Gyano ainda buscou forças para diminuir a partida, na única chance clara de gol do Acadêmica na partida. E, por fim, após pênalti sofrido pelo endiabrado Liédson, João Moutinho converte e faz 4 a 1 para os leões.

Paulo Bento, no final da partida, ainda promoveu a estréia de Adrien nos profissionais do Sporting. Ele esteve apenas 2 minutos em campo, mas já sentiu o frio da barriga na estréia.

Campeonato Holandês


Na abertura da Eredivisie 07/08, Heerenveen e Willem II ficaram num empate insosso em 0x0 no jogo de abertura do Campeonato Holandês. A equipe de Afonso Alves - e agora de Paulo Henrique, ex-Atlético/MG - tropeça em casa na estréia e perde pontos que poderão fazer falta na reta final. Amanhã, mais 4 jogos da Eredivisie serão realizados, e a equipe do Esporte é Vida estará lá, acompanhando o desenrolar da rodada.

Nenhum comentário: