sábado, 18 de agosto de 2007

Flamengo vence Fluminense e continua a sua caminhada contra a Zona do Rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas




Numa vitória dramática, bem ao estilo rubro-negro, o Flamengo derrota o Fluminense por 1 a 0, mesmo com dois jogadores a menos, e continua com o objetivo de se distanciar da Zona do Rebaixamento. Maxi Biancucchi, camisa 10 da equipe, fez o gol da vitória. Além disso, o argentino conduziu a equipe no tempo que ficou em campo.



Com a vitória, o Flamengo já é 18º, com 18 pontos. O Fluminense ocupa a 11ª posição, com 26 pontos.



O técnico Joel Santana optou pela formação 4-3-1-2, variando para o 4-1-3-2 quando a equipe tinha a posse de bola (já que Ibson e Cristian, que fizeram uma partida taticamente muito boa, chegavam bastante ao ataque). Joel também escalou a dupla Maxi Biancucchi e Paulo Sérgio no ataque. O inspirado argentino acabou compensando a pésima partida feita por 'Dindo', que mostra não ter nenhum vigor físico (e técnico), para jogar nos profissionais. Joel, que vinha sendo criticado por escalar uma linha de 4 zagueiros - já que os torcedores não confiam na marcação dos laterais do Fla - acabou mostrando que ele está correto, pelo menos por enquanto. Leonardo Moura não foi tão eficaz no conjunto da partida, mas não comprometeu na marcação. Já Juan fazia uma partida razoável (fez a jogada do gol), mas teve a infelicidade (ou infantilidade) de ser expulso.



O Fluminense também jogou no mesmo esquema, sem contar com a mesma eficácia dos volantes. Arouca foi o único que fez uma partida aceitável, já que o afoito Romeu e o inexperiente Maurício quebraram o sistema defensivo do Flu. O ataque também não teve sua noite de sorte. O inócuo Soares e o isolado Somália criaram poucas chances claras de gol. Renato Gaúcho, sem contar com um lateral-direito de ofício, teve de improvisar David, que fez uma partida muito ruim.



A partida começou, e o Flamengo teve o total controle da partida, sem resultar em chances claras de gol. A melhor delas, no início da partida, foi com o endiabrado Maxi Biancucchi, que invadiu pela esquerda, limpou o zagueiro e chutou para boa defesa de Ricardo Berna.O gol só saiu aos 42 do segundo tempo: Juan invadiu pela meia-esquerda e lançou Maxi Biancucchi, que tocou na saída de Berna para fazer 1 a 0.
Na volta para o intervalo, os dois treinadores optaram pela formação inicial montada por eles. Mas a postura foi completamente diferente. O Fluminense, dispostou a empatar, levou perigo com Somália, aos 4 (chute perigoso, que tirou tinta da trave de Bruno) e aos 9 (teve nova chance de marcar, mas isolou). David também teve uma boa chance num chute de fora da área, que Bruno espalmou.



Aos 13 da segunda etapa, o lateral Juan levou o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Flamengo com 10 em campo. A partir daí, o Fluminense voltou a sua postura ofensiva que havia mostrado no início da segunda etapa. Os dois treinadores mexeram nas suas equipes. Renato colocou o meia Cícero no lugar de Romeu, mostrando que ali era o momento de desespero. Já Joel optou por fazer uma alteração dupla: Sacou o apagado Paulo Sérgio para a entrada de Egídio, recompondo o setor esquerdo defensivo do time. Ele também colocou Obina no lugar de Maxi Biancucchi (peraí, alguém entendeu?). O 'anjo negro' ficou muito isolado na frente, e os contra-ataques do Flamengo foram praticamente extintos com as alterações.



Mesmo com a expulsão de Roger, aos 29 minutos da segunda etapa, o Fluminense não conseguiu uma reação imediata e a partida ficou nisso. A raça da equipe do Flamengo prevaleceu a técnica do Fluminense, e mesmo com 9 em campo, o Mengão saiu com um 1 a 0 pra lá de vantajoso.




Próximos compromissos



O Flamengo enfrenta o Palmeiras no domingo, partida que será realizada no Palestra Itália. Já o Fluminense, também no domingo, vai até o Mineirão enfrentar o Cruzeiro.

Nenhum comentário: