terça-feira, 15 de setembro de 2009

Finais do US Open

Share |

Por Leonardo Martins


No último Grand Slam da Temporada, a chuva atrapalhou e as finais do US Open aconteceram no dia seguinte ao que era habituado. Foram 2 grandes jogos. No feminino, a volta de uma grande campeã e no masculino, uma surpresa, marcaram este jogos.

Kim Cjlisters-BEL 2x0 Caroline Wozniacki-DIN

No domingo a noite, o Estádio Artur Ashe viu a volta de uma grande campeã. A belga Kim Cjlisters, que havia abandonado o tênis a 2 anos para ter uma filha. Voltou ao circuito no último mês e atuou no US Open como convidada, já que não tinha ranking para entrar. Kim venceu a dinamarquesa Caroline Wozniacki por 2 sets a 0.

No 1º set, o equilíbrio e os erros foram a tônica do jogo. Quanto Cjlisters e como Wozniacki ficavam revezando no domínio do jogo até a belga fechar em 7/5. Com a vitória no primeiro set, Kim passou a dominar as ações e jogou como campeã. Fez 6-4 e faturou seu segundo título em Nova Iorque, repetindo o feito de 2005.

Juan Martín Del Potro-ARG 3x2 Roger Federer-SUI

O reinado do suíço Roger Federer no US Open terminou de maneira sensacional para o argentino Juan Martín Del Potro. Federer perdeu a oportunidade de conquistar o 6º título seguido em Flushing Meadows. Mas o suíço perdeu para um grande tenista em um grande jogo. Del Potro e Federer duelaram por 4h e 5 sets, mas no fim a grande surpresa e a Argentina volta a ganhar um Grand Slam através de Del Potro.

Se fosse pelo 1º set, os espectadores diriam que o 6º título do número 1 nos Estados Unidos era questão de tempo, pois Federer dominou inteiramente o jogo até fechar em 6-3. Mas a derrota no 1º set acordou o argentino, que equilibrou o jogo e passou a jogar de igual para igual com o suíço. Del Potro igualou a decisão com 7/6 no tie-break. A história do 1º set se repetiu no 3º set, Federer dominou as ações e voltou a apresentar um belo tênis, fechando o jogo em 6/4.

No 4º set, foi o set decisivo para o andamento da partida. Del Potro começava a irritar o suíço com as jogadas duvidosas. Resultado disto, Federer começou a errar e o argentino voltou a vencer no tie-break, 7/6. A derrota no 4º set derrubou emocionalmente o suíço, que fez um 5º set irreconhecível, do outro lado, um Del Potro em sua melhor forma e dominando o jogo integralmente com um belo tênis. Fechou o jogo em 6/2 e 3 sets a 2.

Del Potro conquistou um título de Grand Slam pela primeira vez e desbancou o número 1 do mundo. Um jogo para entrar para a história do tênis.


Nenhum comentário: