quarta-feira, 23 de junho de 2010

Alemanha e Gana se classificam

Share |

Por Leoonardo Martins


Sem grandes sustos, a Alemanha entrou em campo precisando da vitória para seguir adiante na Copa do Mundo, o adversário era Gana, orgulho do continente africano no Mundial. Os tricampeões mundiais se impuseram e conseguiram a vitória no Soccer City por 1 a 0, os ganeses, mesmo com a derrota, se classificaram para a segunda fase, pois a Austrália ganhou da favorita Sérvia por 2 a 1, em Nelspruit.

No Soccer City, a Alemanha entrou com o brasileiro naturalizado, Cacau, no lugar de Klose, suspenso. Já em Nelspruit, Sérvios e australianos entraram em campo querendo a vitória, que poderia dar a classificação ao vencedor.

Alemães e Ganeses começaram o jogo com vontade de atacar, aos 11, Podolski cruzou, Jonathan tentou cortar para trás e coube a Kingson salvar o gol contra. Aos 13, foi a vez de Gana atacar com Gyan, mas Mertesacker salvou ao cortar o chute.

Já no outro jogo da chave, domínio total sérvio e Krasic arriscou por duas vezes e foi parado por Schwarzer nas duas. O goleiro australiano salvou o time também no chute de Ivanovic, a queima-roupa. A Austrália pouco tentava o gol, sabendo que era difícil a vaga na próxima fase.

Voltando ao jogo da Alemanha, que tiinha maior posse de bola, porém, criava poucas chances e tinham que conviver com os contra-ataques ganeses, estes sem muito perigo ao gol de Neuer. Somente aos 25, que os africanos fizeram sustos nos alemães, na cabeçada de Gyan que o capitão Lahm salvou com o peito. No minuto seguinte Muller entrou livre na área, mas chutou fraco no gol.

No Mbomela Stadium, os gols perdidos pelos sérvios desanimaram a equipe e os Socceroos começaram a atacar mais, mas sem chances concretas e o primeiro tempo terminou até violento, com muitas jogadas violentas.

Enquanto isso no Soccer City, os últimos minutos da etapa foram de muita cautela de ambas as equipes, já que um gol mudava o rumo do jogo. Só aos 40 minutos que Schweinsteiger cobrou falta e Kingson defendeu com sustos. O primeiro tempo terminava e Gana e Alemanha faturavam a vaga

No segundo tempo, Gana se mostrou mais incisiva nos ataques e exigiram duas defesas de Neuer nos oito primeiros minutos da etapa, sendo que uma bela defesa na chance que Gyan apareceu livre. Já os alemães cozinhavam o jogo perigosamente, somente Ozil queria alguma coisa.

Em Nelspruit, o segundo tempo começou como começou o jogo, Sérvia atacando. Aos 8, o grandalhão Zigic usou seus 2m02 de altura para matar no peito e chutar para fora. Eram 14 minutos nos dois jogos, quando saiu o primeiro gol da rodada em Joanesburgo. Ozil, único alemão que jogava objetivamente, acertou lindo chute no ângulo de Kingson, festa alemã no maior da Copa.

O gol animou o jogo da Austrália, já que agora a Sérvia precisava de um gol para se classificar. Mas quem marcou foi a equipe da terra dos Cangurus. Aos 23, Wilkshire cruzou para Cahill cabecear sem chances para o goleiro sérvio. Agora, a Austrália precisava de três gols, dela ou da Alemanha no jogo contra Gana, para seguir em diante na África.

Quatro minutos depois, esperança amarela em Nelspruit, aos 29, Holman chutou de longe no canto do goleiro sérvio para marcar o segundo dos oceânicos. Faltavam dois gols.

Enquanto isso, no Soccer City, Gana evitava qualquer tipo de zebra e mandava o time para o ataque, mas parou na boa atuação do goleiro Neuer e no capitão Lahm, que cortava os ataques africanos. Mas o jogo interessante acontecia em Nelspruit.

As duas equipes se lançaram ao ataque e quem acabou marcando foram os sérvios. Aos 39, Tosic chutou de longe, Schwarzer deu rebote e Pantelic recolocou a equipe da ex-Iugoslávia no jogo. Agora um gol classificava os sérvios e eliminava a África da Copa 2010.

Mas este gol sérvio não veio e Alemães e ganeses ficaram felizes em Joanesburgo com a classificação a próxima fase do mundial. A Alemanha faz o clássico europeu com a Inglaterra e Gana enfrenta os Estados Unidos.

Classificação final

1° Alemanha – 6pts
2° Gana – 4pts (0SG)
3° Austrália – 4pts (-3SG)
4° Sérvia – 3pts

- Agenda para amanhã

Teremos mais dois grupos definidos nesta quinta-feira. As 11h, o Grupo F apresenta o drama dos atuais campeões mundiais, Itália, tendo que vencer a Eslováquia para seguir adiante. Paraguai e Nova Zelândia também realizam jogo interessante e que também vale vaga. As 15h30, pelo Grupo E, Camarões e Holanda apenas cumprem tabela, o primeiro eliminado e o segundo classificado. Mas emoção não vai faltar no jogo entre Dinamarca e Japão que disputam a segunda vaga.

Nenhum comentário: