quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Liga Europa – Jogos de volta dos 16-avos

Share |

Por Gabriel Seixas

A fase 16-avos da Liga Europa foi encerrada neste meio de semana, definindo todos os confrontos das oitavas-de-final, pois o sorteio dos cruzamentos já havia sido realizado. À medida que anunciarmos os resultados, você vai conhecendo os jogos das oitavas-de-final, que serão disputados nos dias 10 e 17 de Março.

A rodada começou na terça-feira em jogo isolado, com a goleada do Benfica sobre o Hertha Berlim por 4 a 0, resultado que classificou os Encarnados. O grande artilheiro do time na temporada, o paraguaio Cardozo, foi o destaque marcando dois gols. Agora o Benfica terá pela frente o Marseille, que repetiu o placar do 1º jogo contra o Kobenhavn, vencendo novamente por 3 a 1, desta vez na França. Bakary Koné fez dois gols, e foi o destaque do time misto que foi a campo.

Outro português que se classificou foi o Sporting, que bateu o Everton por 3 a 0, depois de perder por 2 a 1 em Liverpool. Miguel Veloso, Pedro Mendes e Matias Fernández marcaram os gols dos Leões, que não vivem boa fase (ou não viviam), ao contrário dos Toffees. O adversário do Sporting nas oitavas será outro time em crise, o Atlético de Madrid. No último minuto, os colchoneros venceram o Galatasaray por 2 a 1, com gol de Forlán. Antes disso, Simão havia marcado para o Atlético, e Keita empatado para os turcos, resultado que levaria o jogo pra prorrogação.

A grande surpresa do dia ficou por conta do Panathinaikos, que repetiu o confronto do 1º jogo com uma surpreendente vitória sobre a Roma, fora de casa, por 3 a 2. Cissé e Ninis comandaram a vitória grega: o primeiro marcou dois gols e chegou a incrível marca de 22 gols nos últimos 25 jogos. O segundo fez um gol e participou diretamente dos outros dois. O adversário do Panatha será o Standard Liège, que segurou o Salzburg num empate sem gols. Como os belgas haviam vencido o primeiro jogo por 3 a 2, se garantiram nas oitavas. Esse, sem dúvida, será o confronto mais “alternativo” da fase.

O país que numericamente está melhor representado é a Alemanha, com 3 times. Um deles é o Hamburgo, que perdeu por 3 a 2 para o PSV, mas venceu o jogo de ida em casa por 1 a 0 e se classificou pelos gols marcados fora de casa. O HSV enfrentará o Anderlecht nas oitavas. Os belgas simplesmente despacharam o Athletic Bilbao com uma goleada por 4 a 0, depois de um empate em 1 a 1 no jogo de ida.

Outro alemão que estará nas oitavas é o Wolfsburg, que goleou o Villarreal por 4 a 1. Grafite marcou um gol para os Lobos, assim como Dzeko, Gentner e Angel (contra). O adversário será o Rubin, que venceu o Hapoel Tel-Aviv no jogo de ida por 3 a 0, e nesta quinta, só sustentou um empate em 0 a 0.

A sequência alemã termina com o Werder Bremen, que também venceu por 4 a 1. A vítima foi o Twente, da Holanda, que sofreu nos pés de Pizarro. O artilheiro do Werder marcou três gols, e chegou a marca de oito tentos marcados só na Liga Europa em seis jogos que disputou. O Werder fará um dos confrontos mais interessantes das oitavas, contra o Valencia, que sofreu pra vencer o Brugge. Como havia perdido a partida de ida por 1 a 0, os valencianistas só conseguiram igualar o placar geral no tempo normal, com gol de Mata. Na prorrogação, Pablo Hernández fez dois gols e fechou a vitória do Valencia em 3 a 0.

No confronto de times que já venceram a Champions League, Juventus e Ajax não passaram de um insosso 0 a 0 em Turim. Como a Juve venceu o jogo da ida por 2 a 1, passou às oitavas e agora enfrenta o Fulham, que eliminou nada mais, nada menos que o atual campeão Shakhtar Donetsk. Os ingleses venceram o jogo da ida por 2 a 1, e na Ucrânia, hoje, empataram em 1 a 1. Hangeland marcou pro Fulham, e o brasileiro Jádson empatou para o Shakhtar.

Pra encerrar, o Liverpool não teve dificuldades para derrotar o Unirea, da Romênia por 3 a 1, ao contrário do jogo de ida, onde venceu em casa pelo placar mínimo. Mascherano marcou seu 2º gol em 122 jogos com a camisa dos Reds. Completaram o placar o atacante Babel e o craque Gerrard. O Liverpool enfrenta o Lille, que nos minutos finais, eliminou o Fenerbahçe. Os turcos venciam por 1 a 0 com gol de Emre, resultado que os classificaria pelo gol marcado fora no jogo da ida, na derrota por 2 a 1. Mas aí, no último minuto, apareceu o zagueiro Rami, da seleção francesa, para empatar o jogo e classificar o Lille.

Nenhum comentário: