domingo, 30 de maio de 2010

Flu quebra invencibilidade do Atlético no Mineirão e se firma no G-4

Share |

Por Gabriel Seixas

- A ‘Era Muricy’ começa a render frutos ao Fluminense. O tricolor tinha a difícil missão de parar o Atlético-MG no Mineirão, que até então estava invicto em casa. Com um gol sofrido logo nos dois primeiros minutos, a missão parecia ainda mais difícil, contudo o Flu reagiu bem ao revés: daí em diante, simplesmente mandou o jogo, e venceu com autoridade por 3 a 1.

- O jogo também marcava o duelo dos técnicos Wanderley Luxemburgo e Muricy Ramalho, considerados os dois melhores em atividade do Brasil. Luxa escalou o Atlético no 4-4-2, e os mineiros envolviam com facilidade os cariocas no início do jogo. Em ritmo acelerado, o Atlético demorou dois minutos para abrir o placar. Coelho tabelou com Ricardinho pela direita, cruzou rasteiro, e Muriqui, sem goleiro, completou pras redes.

- Na base das tabelas, principalmente entre a dupla de ataque (Muriqui e Tardelli), o Galo chegava fácil na área do Flu, e parecia que não teria dificuldades em ratificar a vitória sobre o adversário. Foi aí que o Fluminense acordou pro jogo, mas pode-se dizer que o Atlético desistiu de jogar também. Fred, completando cruzamento de Carlinhos (que teve ótima atuação), quase marcou de cabeça.

- E era justamente na bola aérea que o Flu levava mais perigo, porém o time esbarrava na bem postada defesa atleticana. Fred, mais uma vez de cabeça, teve boa oportunidade, mas novamente desperdiçou. À medida que o tempo de jogo passava, as chegadas do Atlético ao ataque eram cada vez mais raras. A única notável foi um chute de fora da área de Júnior, que Rafael defendeu em dois tempos.

- Ambas as equipes voltaram com alterações, e sem dúvida, elas foram determinantes para a mudança do panorama do jogo. Luxemburgo substituiu Júnior por Diego Macedo, e o Galo perdeu muito no combate defensivo. Muricy respondeu com a entrada de Alan no lugar de Rodriguinho, substituição determinante para a melhoria do Flu na criação de jogadas.

- Depois de muito pressionar, o Fluminense empatou o jogo aos 16 minutos. Marquinho bateu escanteio da esquerda, e o zagueiro Gum subiu mais que os adversários para testar pras redes. Com justiça, o Flu tratou de virar o jogo dois minutos depois. Alan recebeu de Fred, e dentro da área, sem ângulo, finalizou. Marcelo tinha totais condições de defender, porém espalmou a bola pro próprio gol. Frangaço e virada dos cariocas.

- Se o goleiro do Atlético não era confiável, o do Flu, Rafael, não deixava pra menos. O problema é que o Galo simplesmente não criava nenhuma jogada efetiva de gol. Eram do Fluminense as melhores oportunidades de marcar, como aos 22 minutos, na qual Fred recebeu cruzamento da esquerda e bateu de primeira, com a perna esquerda, obrigando Marcelo a fazer grande defesa.

- A pressão continuou, e Dario Conca, aos 35 minutos, arriscou chute de longe. A bola entraria no ângulo, se não fosse a mão salvadora de Marcelo, que espalmou pra cima. Na última grande oportunidade do Atlético empatar, Leandro cruzou da esquerda, e Diego Tardelli, de cara pro gol, completou pra fora. Ele foi atrapalhado pelo desvio de Leandro Euzébio antes que a bola chegasse aos seus pés, desestabilizando sua posição pro chute.

- O fato é que o jogo era mesmo do Fluminense. Já nos acréscimos, Fred tabelou com Alan, e cara a cara com Marcelo, chutou forte pro gol, fechando o caixão dos mineiros. 3 a 1 saiu até barato para o que foi o jogo: dois minutos do Atlético, e 88 do Fluminense.

Curtinhas:

- No Beira-Rio, o Internacional goleou o Atlético-PR por 4 a 1. O colorado parece não ter sentido (pelo menos de imediato) o efeito da demissão do técnico Jorge Fossati, e marcou com Walter, Sorondo, Andrezinho e Alecsandro. O zagueiro Manoel descontou para o Furacão.

- Guarani e São Paulo não passaram de um 0 a 0 em Campinas. O Bugre surpreendentemente se mantém fora da zona de rebaixamento, e o tricolor, que jogou desfalcado hoje, é um dos seis times que somam oito pontos, em 8º lugar.

Nenhum comentário: