segunda-feira, 23 de junho de 2014

Brasil rumo a Belo Horizonte e México rumo a Fortaleza

Share |


A última rodada do Grupo A foi boa e com muitos gols. Em Brasília, o Brasil recuperou seu futebol e venceu com tranquilidade a seleção camaronesa por 4 a 1, garantindo o primeiro lugar da chave. Já no Recife, Croácia e México decidiram a segunda vaga no grupo, os mexicanos, apoiados pela torcida, conseguiram a vitória por 3 a 1.

O Brasil voltou com o time da Copa das Confederações com a volta de Hulk no lugar de Ramires. Camarões, já eliminado, não contou com Eto’o, machucado, mas endureceram o jogo. No Recife, as duas equipes entraram com o que tinham de melhor, os croatas com Modric e Mandzukic e os mexicanos com Giovani dos Santos e Rafa Marquez.

A bola rolou nos dois jogos. No Nacional, o Brasil conseguiu se impor diante dos africanos e, desde os primeiros minutos, dominou o jogo com movimentação e posse de bola. A torcida apoiou e fez uma bonita festa, porém, a lateral direita continuava falha. Neymar, mais uma vez, era a referencia e chamou a responsabilidade para si criando jogadas e infernizando a zaga camaronesa.

Já no Recife, os croatas começaram melhores, mas esbarraram na defesa mexicana que estava bem disposta. As chances apareceram no lado mexicano para a alegria da grande torcida mexicana que invadiu a capital pernambucana. Herrera acertou o travessão e Peralta perdeu um gol feito.

Em Brasília, Camarões assustava em chegadas, mas tinha uma defesa frágil. Explorando esta fragilidade que os anfitriões abriram o placar com o craque da equipe, Neymar. Aos 17, Luiz Gustavo apareceu na esquerda e cruzou para o camisa 10 fazer a festa dos quase 70 mil torcedores que compareceram.  A vaga estava encaminhada.

No Nordeste, o gol brasileiro animou o jogo, mas as chances continuavam escassas. Voltando a Capital, o gol de Neymar relaxou a Seleção e Camarões cresceu em campo, em uma sequencia de bolas levantadas, quase que Thiago Silva marcou gol contra, pois a bola bateu na trave. Na sequencia, Matip aproveitou e empatou o jogo. Se Camarões virasse o jogo e o jogo na Arena continuasse sem gols, as vagas eram das duas Seleções.

Porém, quando se tem um jogador como Neymar, a torcida pode esperar que ele resolve. E foi isto que aconteceu, aos 35, o craque fez ótima jogada e chutou no contra- pé de Itandje para explodir o Mané pela segunda vez. E quase fez o terceiro ao pegar um lindo chute de primeira, mas esbarrou na defesa de Itandje. Alivio com o futebol apresentado no primeiro tempo.

Primeiro tempo, que no Recife terminou sem muitas emoções. Emoções que viriam no segundo tempo em muita quantidade. O resultado em Brasília dava a classificação ao México, por isso, a Croácia foi com tudo para cima, mas viu um atropelo dos mexicanos.

Os gols mexicanos ficam para depois, já que no Nacional, Felipão mudou e não se arrependeu. Fernandinho entrou na vaga do sumido Paulinho e deu outra cara ao time brasileiro. Em quatro minutos, o volante do Manchester City já tinha feito mais que o anterior em dois jogos e meio. Outro sumido neste período, Fred, enfim, apareceu ao chutar para a defesa do goleiro camaronês. Até as boas jogadas reapareceram e sem depender de Neymar. O camisa 9 fez o gol e quebrou o jejum, aos 4, Marcelo cruzou e o atacante estava lá para marcar seu primeiro gol no Mundial do Brasil.

Com o primeiro lugar praticamente garantido, o Brasil tirou o pé e fez um jogo de toque de bola. Em Recife, o México chegou a ameaçar o primeiro lugar do Brasil com três gols rápidos e um verdadeiro atropelamento. Começou aos 25 com o gol de Rafa Marquez, de cabeça, o que garantiu a vaga aos mexicanos e fez explodir a torcida verde em Pernambuco. Quatro minutos mais tarde foi a vez de Guardado fazer o segundo e aos 36, Chicharito Hernandez, que havia saído do banco, anotou o terceiro gol mexicano e igualou o saldo brasileiro. Se acontecesse mais um  gol de Camarões ou do México,  o Brasil jogaria contra a Holanda.

Mas para sacramentar a posição na chave, a novidade da equipe brasileira, Fernandinho, concluiu boa trama entre Oscar e Fred e fez o quarto gol brasileiro. O ex-Atlético-PR garantiu, com essa entrada, praticamente, a vaga no time titular. Neymar ainda foi poupado ao dar lugar a Willian no meio da segunda etapa. O bom futebol e a torcida voltaram aos jogos do Brasil.

Em Recife, Perisic fez o de honra dos croatas já no fim de jogo, mas nada que atrapalhasse a vitória e a classificação mexicana as oitavas de final que foi bastante comemorada diante da torcida do país dos sombreiros. O México faz um confronto com a poderosa Holanda, o jogo é no domingo em Fortaleza.

A próxima parada da Família Scolari é em Belo Horizonte. O Brasil faz as oitavas-de-final no Gigante da Pampulha contra um freguês nosso, o Chile, sábado. O jogo terá cobertura in loco do Esporte é Vida.

Jogos de Amanhã

Grupo D – 13h – Natal – Uruguai x Itália
                            Belo Horizonte – Costa Rica x Inglaterra

Grupo C – 17h – Cuiabá – Japão x Colômbia
                            Fortaleza – Costa do Marfim x Grécia

Um comentário:

Alba disse...

Muito boa a cobertura Leo.