quinta-feira, 18 de março de 2010

Liga Europa – Oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

Já estão definidos os oito classificados para as quartas-de-final da Liga Europa. Alemanha, Inglaterra e Espanha classificaram dois times, enquanto os outros dois são da Bélgica e de Portugal.

Surpreendentemente, não há possibilidades de haver um campeão italiano nesta edição da UEL. A Juventus, que abriu uma ótima vantagem no jogo da ida contra o Fulham por 3 a 1, perdeu por 4 a 1 na terra da rainha e está eliminada. E olha que a Juve abriu o placar no segundo minuto de jogo, com Trezeguet, mas Zamora empatou sete minutos depois. Aí entrou em ação o húngaro Gera pelos Cottages: ele marcou um gol no finalzinho da primeira etapa, e outro, de pênalti, no início da etapa final. O placar de 3 a 1 levava a partida para a prorrogação, e com Cannavaro expulso (ainda na primeira etapa), a Vecchia Signora acabou levando o quarto gol aos 37 minutos, do americano Dempsey. E foi um golaço, por cobertura, com classe! Olha que o gol do Fulham demorou a sair, porque o goleiro Chimenti (que substituiu os lesionados Buffon e Manninger na meta da Juve) fez, pelo menos, três boas defesas.

Outro inglês classificado para as quartas é o Liverpool. Sem dificuldades, os Reds atropelaram o Lille por 3 a 0. Pra variar, os destaques da vitória foram os craques Gerrard e Torres, que aos poucos, recuperam a velha forma. Gerrard marcou de pênalti aos nove minutos de jogo. O placar igualava a vitória do Lille por 1 a 0 no jogo da ida, mas a situação seria definida na etapa final: Torres fez mais dois e fechou a vitória. O outro compatriota do Lille que ainda estava na disputa, o Marseille, também perdeu: 2 a 1 para o Benfica, em casa. O artilheiro Niang colocou os franceses na frente, porém Maxi Pereira (que havia marcado para o Benfica no primeiro jogo), empatou. O gol da classificação veio no último minuto, com Alan Kardec, ex-Vasco. Fazendo jus ao nome, um gol espírita, que classificou o Benfica. Antes de entrar no jogo, o técnico dos encarnados, Jorge Jesus, havia dito a Kardec que ele marcaria um gol. E marcou.

Oito gols agitaram o sensacional empate entre Werder Bremen e Valencia, que acabou em 4 a 4. Os valencianistas se classificaram pelos gols marcados nesse jogo, fora de casa, já que no jogo da ida, na Espanha, os times empataram em 1 a 1. E mais do que tudo, essa classificação deve ser creditada a David Villa, o nome do jogo: ele abriu o placar aos 3 minutos, e aos 15, Juan Mata ampliou. Hugo Almeida descontou, mas ainda no primeiro tempo, Villa abriu 3 a 1. O resultado permitia ao Valencia jogar pelo empate, ou seja, sofrer até dois gols para avançar de fase. E acabou levando dois, marcados por Frings, de pênalti, e Marko Marin. Mas ele de novo, David Villa, fez questão de tranquilizar os torcedores espanhois, marcando o quarto gol. Outro artilheiro, Pizarro, empatou para o Werder, mas não foi suficiente para classificar os Papagaios. Villa saiu como herói, assim como David Silva, que deu três assistências, todas no primeiro tempo.

Outro jogo recheado de gols (e emoções) foi entre Anderlecht e Hamburgo, vencido pelo Anderlecht por 4 a 3, mas que classificou o Hamburgo para as quartas, pois os alemães venceram a primeira partida por 3 a 1. Boateng colocou o HSV na frente aos 43 minutos, mas antes do intervalo, os belgas surpreendentemente viraram o jogo, com o menino prodígio Lukaku e Suarez, de pênalti. Biglia e Boussoufa abriram 4 a 2 para o Anderlecht na etapa final, mas os belgas ainda precisavam de mais um gol para garantir a classificação. Resultado: o Hamburgo diminuiu, com Petric, e carimbou a vaga.

O Standard Liège, que derrotou o Panathinaikos por 2 a 0 no jogo da ida, fora de casa, só sustentou a vaga jogando em casa, e vencendo por 1 a 0. O gol foi de Mbokani, no finalzinho do 1º tempo. Wolfsburg e Rubin fizeram um jogo equilibrado: Kasaev colocou o Rubin na frente, garantindo provisoriamente os russos na próxima fase, mas no segundo tempo, Oba-Oba Martins empatou. Como o primeiro jogo entre os times foi 1 a 1, a partida foi para a prorrogação. E no último minuto da etapa final, Gentner fez o gol da classificação do Wolfsburg.

Fechando a rodada, o Atlético de Madrid empatou com o Sporting em 2 a 2, em Portugal, e garantiu sua classificação. O grande destaque da partida foi Agüero: ele abriu o placar aos três minutos, mas aos 19, Liedson empatou para os Leões. Mas aí apareceu novamente Agüero, colocando o Atlético na frente. Aos 45 do primeiro tempo, o brasileiro Anderson Polga empatou. Os gols marcados fora de casa classificaram os espanhois, pois no jogo da ida, a partida terminou sem gols, na Espanha. A partida também ficou marcada pelo confronto das torcidas dos dois times, antes da partida iniciar. Foram atiradas pedras nos arredores do estádio José Alvalade por parte das duas torcidas.

O sorteio dos confrontos das quartas-de-final da Liga Europa será nesta sexta-feira, assim como os da Champions League. O Esporte É Vida vai acompanhar a definição dos confrontos, não perca!

Nenhum comentário: