quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Chile vence a sonha com a Copa

Share |

Por Saimon Nouh


O futebol não foi dos melhores, mas ao menos o Chile conseguiu encerrar um jejum. Jogando em seus domínios, a equipe dirigida pelo argentino Marcelo Bielsa superou o Peru por
2 a 0 nesta quarta-feira, somou seus primeiros três pontos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 (perdeu na estréia por 2x0 para a Argentina) e acabou com um jejum de mais de dois anos sem triunfar em partidas válidas pela competição classificatória. O Chile não vencia um jogo de Eliminatórias desde o dia 8 de junho de 2005, quando fez 2 a 1 sobre a Venezuela. Desde então, foram três partidas válidas pelo classificatório para o Mundial da Alemanha (derrota para o Brasil e empates com Colômbia e Equador) além da derrota por 2 a 0 para a Argentina no último fim de semana, na rodada de abertura da competição que o Chile sonha com uma vaga. Nesta quarta-feira, a seleção comandada por Marcelo Bielsa começou o jogo disposta a encerrar logo esse jejum.

Com forte marcação sobre a saída de bola do Peru, os anfitriões criaram uma oportunidade com Suazo logo no início do jogo e chegaram ao primeiro gol logo aos 11min. Matiaz Fernández um dos destaques do jogo cobrou escanteio da direita e o próprio Suazo cabeceou com categoria, no canto direito do goleiro peruano Butrón. O início movimentado, contudo, durou apenas alguns minutos. O Chile reduziu o ritmo depois de ter feito o gol e passou a tocar a bola lateralmente, sem incomodar a forte marcação imposta pelo Peru e só esperando um contra-ataque para fazer o segundo gol. Os visitantes, por sua vez, mostraram muitas deficiências técnicas e basearam seus ataques em chutões direcionados aos atacantes Farfán e Pizarro (o goleador Guerrero machucado não jogou). Mesmo assim, o Peru criou duas oportunidades para empatar o jogo no primeiro tempo, ambas com Farfán. Numa delas, obrigou o goleiro Bravo a praticar defesa complicada no canto esquerdo. Depois, cruzou para a área e o goleiro chileno cortou mal para o meio. A bola foi na direção do canhoto Vargas, que chutou de direita e mandou perto da trave. Tanto que os mandantes retomaram o controle da partida depois do intervalo, novamente impondo pressão sobre a saída de bola dos visitantes. O Chile se aproveitou muito da fraca zaga da seleção peruana formada por Acasiete e Rodríguez. Quando isso aconteceu, o meia Matias Fernández recebeu um bonito lançamento dentro da área de Vidal, dominou com categoria e tocou por baixo de Butrón para ampliar a vantagem chilena. O gol acabou com a reação peruana e diminuiu mais uma vez o ritmo da partida, que se arrastou até o apito final do experiente árbitro colombiano Oscar Ruiz.

O Peru ocupa a 8ª colocação com um ponto já que na estréia empatou em casa e sem gols com o Paraguai. No dia 18/11 o Peru enfrenta o Brasil em Lima ou em Cuzco. O Chile está na 5ª posição com três pontos. O time perdeu na estréia para a Argentina pelo mesmo placar que venceu hoje. Dia 18 do mês que vêm enfrentarão o Uruguai em Montevidéu.

Nenhum comentário: