quinta-feira, 18 de outubro de 2007

França vence Lituânia e Thierry Henry torna-se o maior artilheiro dos 'Bleus'

Share |

Por Gabriel Seixas


Um dia perfeito para torcedores, Raymond Domenech e jogadores franceses, principalmente para Thierry Henry. Isto porque o camisa 12 da seleção, além de ter marcado os dois gols da vitória francesa contra a Lituânia, também quebrou o recorde de gols marcados com a camisa dos Bleus, que era de Michel Platini. Agora, o atacante do Barcelona soma 43 gols com a camisa da seleção, contra 41 do ex-maestro francês. Com a vitória, a França chega a liderança do grupo, com 25 pontos, 1 a mais que a Escócia, e dois a mais que a Itália, no grupo mais indefinido das eliminatórias.

Raymond Domenech fez algumas substituições em relação a equipe que goleou as Ilhas Faroe, por 6 a 0: Nas alas, Eric Abidal e Lassana Diarra recuperaram as posições que foram ocupadas por Patrice Evra e Bakary Sagna. No meio-campo, Jérôme Rothen, que havia feito boa partida anteriormente, foi substituído pelo winger Florent Malouda, do Chelsea. Para finalizar, o lesionado Anelka deu a vaga para Karim Benzema, que substituiu o centroavante do Bolton à altura.

A França parecia disposta como nunca a marcar o gol. Tanto que, no primeiro minuto de jogo, o ótimo Franck Ribéry arriscou de fora da área, e o Žydrunas Karčemarskas espalmou para escanteio, com a bola encontrando a trave antes de ir para a linha de fundo. A trave trabalhou novamente, dos dois lados, tanto com Malouda pela França, quanto por Audrius Ksanavicius, da Lituânia. Porém, foi a única chance da equipe visitante no primeiro tempo, já que Benzema e Henry desperdiçaram novas chances para os Bleus abrirem o placar.

Domenech ficou estagnado na beira do campo, mas logo mexeu na equipe, e pela única vez no jogo: O lateral Lassana Diarra foi substituído pelo armador Hatem Ben Arfa, passando Toulalan para a lateral. E, repetindo a sua atuação contra Ilhas Faroe, Ben Arfa criava as melhores chances de marcar o primeiro francês. Tanto que o garoto do Lyon foi o autor da assistência para Henry, que não desperdiçou e fez 1 a 0, superando Platini em número de gols com a camisa da seleção (42 a 41). Não demorou muito para que Henry ampliasse a marca: O atacante aproveitou passe de Toulalan e tocou na saída de Karčemarskas, fechando o placar, e decretando uma provável classificação francesa para a Euro 2008.

Destaques positivos: Henry, Toulalan, Ben Arfa

Destaques negativos: Abidal, Lassana Diarra

Nenhum comentário: