quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Eliminatórias da Euro – Mais três seleções já garantiram o bilhete para Áustria-Suíça 2008

Share |

Por Gabriel Seixas


As Eliminatórias para a Eurocopa, que qualificam 14 seleções para a maior competição européia de seleções, garantiu mais três na competição, na rodada de ontem. Além das anfitriãs (Áustria e Suíça) e da Alemanha, que garantiu o passaporte na rodada anterior a esta, as seleções qualificadas são: República Tcheca, que goleou a Alemanha por 3 a 0; A Grécia, que contou com um gol solitário de Amanatidis para vencer a Turquia por 1 a 0, e a Ronia, que passou pela seleção de Luxemburgo, pelo placar de 2 a 0. Confira o balanço da rodada:

Grupo A

Três jogos agitaram a rodada do indefinido Grupo A nesta rodada. Com a volta de Luiz Felipe Scolari no comando da seleção portuguesa, Portugal encontrou dificuldades para derrotar a eliminada seleção do Cazaquistão, por 2 a 1. Sem poder contar com o artilheiro Nuno Gomes, que estava machucado, Felipão chamou Ariza Makukula, destaque positivo do Marítimo nesta temporada, que começou no banco de reservas. Hugo Almeida foi mantido na equipe titular.
O primeiro tempo foi dominado pela equipe portuguesa. Hugo Almeida, ainda no início da partida, teve duas chances de inaugurar o marcador. Maniche, que atua no Atlético Madrid-ESP, acertou uma cabeçada perigosa, que passou rente a trave de David Loria. Insatisfeito com a exibição e os gols perdidos de sua equipe, Felipão fez uma alteração dupla: Lançou o jovem Nani e o estreante Makukula nas vagas de Maniche e Hugo Almeida. E as alterações foram bem sucedidas: Ricardo Quaresma, que agora repete as suas ótimas atuações pelo Porto na seleção portuguesa, invadiu pelo flanco direito e cruzou para Makukula abrir o placar. Cristiano Ronaldo marcou o segundo, após novo cruzamento da ponta, desta vez feito por Nani. Nos acréscimos, Byakov acertou uma boa cabeçada e diminuiu o placar, que não foi suficiente para alimentar a esperança de um fatídico empate no final da partida.

Enquanto Portugal teve dificuldades para vencer o Cazaquistão, a Sérvia esmagou a medíocre equipe do Azerbaijão pelo placar de 6 a 1. Enfrentando uma situação difícil no grupo após três empates seguidos, a Sérvia foi impiedosa com o adversário: Duško Tošić, Boško Janković, Milan Jovanović, Danko Lazović e Nikola Žigić, este último por duas vezes, decretaram a goleada. Samir Aliyev ainda diminuiu o placar, quando o placar do jogo ainda marcava 2 a 1. Žigić, atacante grandalhão contratado nesta temporada pelo Valencia - onde dificilmente deverá ter oportunidade entre os titulares - recolocou a Sérvia entre as equipes que ainda brigam por uma vaga na Euro.

A outra partida do grupo foi marcada por duas equipes que já podem dar adeus ao sonho da Eurocopa: A lgica goleou a Armênia por 3 a 0, e mesmo com a vitória, não tem mais chances matemáticas de se garantir a competição, que será disputada no ano que vem. Wesley Sonck, Moussa Dembélé e Karel Geraerts fizeram os gols da vitória, que foi construída apenas no segundo tempo – quando Rene Vandereycken, técnico belga, trocou o badalado Kevin Mirallas, do Lille, por Sonck, do Club Brugge, autor do primeiro gol.

Situação do Grupo: Polônia (24 pts), Portugal (23 pts), Sérvia e Finlândia (20 pts) ainda disputam duas vagas para a Eurocopa, que ao que tudo indica, será decidida apenas na rodada final. A Polônia depende de uma vitória simples contra a Bélgica, na próxima rodada. Caso Sérvia e Finlândia não vençam um de seus jogos, Portugal também se garante na maior competição européia de seleções.

Grupo B

Foi mesmo um pecado a Ucrânia ter caído no grupo de seleções tão tradicionais, como Escócia, França e Itália. A ótima seleção, hoje comandada pelo armador Maxym Kalynychenko, goleou Ilhas Faroe por 5 a 0, no seu penúltimo jogo na competição. A equipe visitante, ao que tudo indica, deve encerrar a sua participação sem conquistar um ponto sequer, com apenas quatro gols marcados e quarenta gols sofridos (dados estatísticos após o término da partida). A vitória só foi iniciada aos 40 minutos, quando Kalynychenko aproveitou bobeira da zaga e fez 1 a 0. Oleh Gusev, antes do intervalo, marcou mais dois e abriu 3 a 0.
Mesmo sem contar com Andriy Shevchenko, a Ucrânia continuava avassaladora. Kalynychenko marcou mais dois na segunda etapa, aproveitando assistências de Olexiy Gai e Andriy Nesmachniy.

Já a seleção da Geórgia ganhou um destaque positivo nessa rodada. Mesmo sem ter pretensão alguma na competição, a equipe soube se valer pelo mando de campo, e venceu a surpreendente seleção da Escócia por 2 a 0. Os escoceses, por sua vez, mantém a segunda posição com 24 pontos, mas agora a equipe é obrigada a vencer a Itália, jogo que será realizado no dia 17 de Novembro. Caso haja empate, terá que torcer para sua concorrente direta tropeçar contra Ilhas Faroe – uma missão praticamente impossível -, enquanto uma derrota a elimina matematicamente da competição.
Klaus Toppmöller, técnico da equipe mandante, armou uma equipe bastante jovem, se tratando de média de idade. Giorgi Makaridze e Mchedlidze, de apenas 17 anos, atuaram entre os onze nesta partida, disputada em Tbilisi. A juventude não foi sinônima de inexperiência, e o garoto Levan Mchedlidze aproveitou escanteio cobrado por Zurab Menteshashvili para abrir o placar. Era o seu primeiro gol pela seleção, acabando com qualquer esperança de uma goleada escocesa na partida.
A Geórgia resistiu a pressão escocesa, e aos 19 minutos, David Kvirkvelia deu um ótimo lançamento para outro David, o Siradze. O atacante saiu na cara do gol e deslocou Gordon, marcando o segundo e fechando o placar.

A outra partida do grupo, que terminou com uma vitória da França sobre a Lituânia por 2 a 0 – onde Thierry Henry quebrou o recorde de gols marcados com a camisa da seleção – ganhará destaque no Esporte é Vida, como de praxe.

Situação do Grupo: França (25 pts), Escócia (24 pts) e Itália (23 pts) lutam, acirradamente, por duas vagas na Euro 08. Apesar de França e Escócia terminarem o mês na frente, a Itália tem um jogo a menos, contra a Escócia fora de casa. Grupo totalmente indefinido, e zebras podem pintar por aqui.

Grupo C

A Noruega conseguiu um importante feito na tarde de hoje, jogando contra a Bósnia-Herzegovina. Além de sair vitoriosa da partida, com um placar de 2 a 0, também entrou no G-2 da competição, superando a Turquia. O confronto direto contra os turcos, no dia 17 de Novembro, deve decidir a segunda vaga do Grupo 3, já que a primeira foi preenchida pela Grécia.
Com o gramado escorregadio, a Noruega não soube se impor claramente desde o início da partida. John Arne Riise era a principal peça ofensiva da equipe, mas nem este estava em uma tarde tão feliz assim. Porém, ele foi o autor do cruzamento que encontrou a cabeça de Erik Hagen, que inaugurou o placar. Quem estava inspirado era o homônimo: Bjørn Riise, atacante do Lillestrom, aproveitou cruzamento perfeito de Pedersen e abriu o placar. Agora, os comandados de Åge Hareide jogam em Oslo contra a Turquia, decidindo quem preenche a última vaga do grupo. Uma vitória classifica os noruegueses matematicamente.

Quem garantiu vaga na Eurocopa 2008, com duas rodadas de antecedência, foi a Grécia. A equipe de Otto Rehhagel derrotou a Turquia pelo placar mínimo, em Istambul, gol marcado por Ioannis Amanatidis. Agora, os gregos terão a chance de ganhar o bi, já que são os atuais campeões do torneio. O caminho da vitória parecia difícil, já que Katsouranis desfalcava a equipe. Amanatidis e Gekas, que formavam a dupla de ataque, eram as referências do time grego. Por outro lado, Hamit Altintop, que vive excelente fase pelo Bayern München, também estava fazendo uma bela partida, tornando-se o dono da equipe e criando jogadas efetivas de gol. Porém, no segundo tempo, Sâmaras lançou Amanatidis, que tocou na saída do goleiro e marcou o gol da classificação. Agora, a Turquia precisa vencer a Noruega para se manter viva na disputa. Mesmo com um empate, a equipe ainda teria chances matemáticas, porém não dependeria apenas de suas forças para chegar a Euro.

Malta e Moldávia jogaram apenas para cumprir tabela, e a seleção que levou a melhor foi a segunda. Mesmo jogando fora de casa, os comandados de Igor Dobrovolskiy fizeram um jogo eletrizante contra os mandantes. Em apenas 12 minutos de jogo (dos 24 até 36 do primeiro tempo), a Moldávia abriu, com facilidade, 3 a 0. Igor Bugaev, de pênalti, e o artilheiro Viorel Frunza, por duas vezes anunciavam uma goleada épica para a seleção. Porém, Malta reagiu, e Terence Scerri, de fora da área, diminuiu o placar. De pênalti, o atacante do Coventry City, Michael Mifsud descontou, e pôs fim ao jogo. As duas equipes estão eliminadas da competição.

Situação do grupo: Grécia (25 pts) está classificada para a Euro 2008; Noruega (20 pts) e Turquia (18 pts) brigam pela outra vaga, e farão um confronto direto em Oslo, na próxima rodada.

Grupo D

O que já era esperado, foi comprovado no jogo de hoje, entre Alemanha e República Tcheca. A primeira seleção já estava classificada para a Euro, enquanto a segunda necessitava apenas de uma vitória para se garantir lá. E, sem fazer por menos, golearam os alemães por 3 a 0, e garantiram o passaporte para Áustria-Suíça. O primeiro gol saiu em jogada trabalhada: Jaroslav Plašil encontrou Jan Köller livre na área, e o atacante tocou para Sionko, que da entrada da área, venceu Hildebrand e abriu o placar. Poucos minutos depois, Marek Matějovský, após driblar Frings e Metzelder, tocou com categoria no canto de Hildebrand, marcando um bonito gol. Mesmo com o retorno de Bastian Schweinsteiger, a Alemanha não se encontrou na partida. E os tchecos fizeram mais: Daniel Pudil lançou o inspirado Plašil, que finalizou bonito e marcou com categoria, quebrando a invencibilidade dos alemães nas eliminatórias.

Jogando apenas para cumprir tabela, o País de Gales, que apresenta uma campanha decepcionante no grupo – 13 pontos em 10 jogos – venceu San Marino por 2 a 1, mas continua na vice-lanterna do Grupo D. Robert Earnshaw e Joe Ledley fizeram os gols da vitória galesa, enquanto Andy Selva, pouco antes do intervalo, marcou o segundo gol de San Marino na competição, o primeiro na partida. Irlanda e Chipre também se defrontaram, e para surpresa de todos, os cipriotas arrancaram um empate, mesmo jogando fora de casa. Stelios Okkarides, a dez minutos do fim, abriu o placar para o Chipre, o que parecia suficiente para a vitória e a consolidação da equipe no terceiro lugar (!!!) do grupo. Porém, o lateral Finnan, do Liverpool, marcou um gol nos acréscimos e decretou o empate, mantendo os irlandeses na terceira posição, somando 16 pontos, contra 14 dos cipriotas.

Situação do grupo: Alemanha e República Tcheca, com 23 pontos, já estão na Eurocopa do ano que vem. Resta saber apenas quem fica com a primeira posição do grupo. Os alemães recebem o Chipre e o País de Gales, enquanto os tchecos recebem a Eslováquia e visitam o Chipre.

Grupo E

A Rússia pode ter dado o primeiro passo rumo a classificação para a Eurocopa 2008. Os comandados de Guus Hiddink receberam a Inglaterra, e não se intimidaram com o “dream team” inglês. O atacante do Spartak Moscow - Roman Pavlyuchenko - que entrou no segundo tempo, marcou os gols que deram a vitória sobre os ingleses por 2 a 1, em Moscou. Mesmo em terceiro, com 21 pontos, os russos tem um jogo a menos que os ingleses, vice-líderes com 23. A partida restante será decidida contra Israel, enquanto na última rodada, os russos visitam a Andorra e os ingleses recebem a líder do grupo, Croácia.
O primeiro gol do jogo não foi marcado pela beleza, ou por uma jogada trabalhada: Micah Richards deu um bico do canto de defesa, que encontrou Michael Owen. O eterno menino prodígio encontrou Rooney, que encobriu Vladimir Gabulov e abriu o placar.
Hiddink estava impaciente no banco de reservas. A dupla do Spartak, Dmitri Torbinskiy e Pavlyuchenko, entrou na metade do segundo tempo. E foi Pavlyuchenko que aproveitou pênalti sofrido por Zyrianov – e cometido por Rooney -, cobrando com categoria e empatando o jogo. Poucos minutos depois, ele voltou a marcar, aproveitando rebote de Robinson na pancada de Arshavin.

Completando o grupo, a Macedônia goleou Andorra em casa, por 3 a 0. Ilco Naumoski e Goce Sedloski, em 44 minutos, abriram 2 a 0 para os macedônios. Na segunda etapa, os andorrenhos não reagiram, e Goran Pandev, destaque do jogo e craque da Lazio, aproveitou bom passe de Naumoski e fechou o marcador.

Situação do Grupo: Croácia (26 pts), Inglaterra (23 pts) e Rússia (21 pts) lutam por duas vagas para se garantirem na Euro. A vantagem dos croatas, além dos 3 pontos a frente da Inglaterra, é o jogo a menos que lhe resta, contra a Macedônia. Uma vitória garante os croatas na Eurocopa, ano que vem.

Grupo F

O Grupo F também parece encaminhado quanto as duas vagas que ainda restam para a Eurocopa. A Dinamarca, que até rodadas atrás era carta fora do baralho, entrou no páreo com a convincente vitória sobre a Letônia, por 3 a 1. Jon Dahl Tomasson, cobrando pênalti ainda aos sete minutos, abriu o placar, marcando seu 49º gol pela seleção. Martin Laursen aproveitou cruzamento de Rommedahl e ampliou a vantagem. O letão Jurijs Zigajevs, que entrou no intervalo, acertou um ótimo cruzamento para Gorkss diminuir. No fim, Rommedahl aproveitou levantamento de Leon Andreasen e fechou a conta.

Jogando para cumprir tabela, o Liechtenstein recebeu a Islândia e venceu pelo placar mais elástico da história da seleção: 3 a 0. Com o triunfo, a equipe soma 7 pontos, mas ainda permanece em último. A Islândia é a penúltima, somando um ponto a mais.
Aos 27 minutos, Burgmeier, o melhor jogador da partida até então, deu ótimo passe para o camisa 10 Mario Frick abrir o placar. Contando com boas intervenções de Peter Jehle, goleiro do Boavista, o Liechtenstein foi a luta e marcou o segundo e o terceiro, através de Thomas Beck.

Fechando o grupo, a Suécia recebeu a Irlanda do Norte e empatou por 1 a 1, ficando muito próxima da vaga para a Euro 2008. A equipe comandada pelos atacantes Johan Elmander e Zlatan Ibrahimovic parecia consolidar sem dificuldades a sua vaga, quando Tobias Linderoth cobrou falta, Kim Källström desviou e Olof Mellberg completou para o gol, fazendo 1 a 0. David Healy respondeu, mas o chute do artilheiro das eliminatórias passou rente a trave de Isaksson. O jogo continuou aberto no segundo tempo, e o médio Källström, do Lyon,a certou a trave. E já que “quem não faz, leva”, Lafferty entrou na área e passou por dois marcadores, empatando a partida.

Situação do grupo: Suécia (23 pts) e Espanha (22 pts) estão muito próximas de garantirem suas vagas para a Euro 2008, ainda na próxima rodada. Dinamarca e Irlanda do Norte (17 pts) dependem de uma combinação bastante improvável para se garantirem lá.

Grupo G

Eurocopa, aqui vou eu! A terceira e última classificada para a Euro após o término desta rodada é a Ronia, que derrotou Luxemburgo fora de casa por 2 a 0, e retorna a competição após a disputa em 2000. Os comandados do técnico Victor Piturca começaram bem, e por duas tentativas, Nicolae Dică chegou próximo do gol. Porém, antes do intervalo, o atacante do VfB Stuttgart - Ciprian Marica – deu ótimo passe para Florentin Petre marcar o primeiro dos romenos. O segundo também veio com participação de Marica, que recebeu passe de Daniel Niculae e marcou o gol, fechando a conta, garantindo os romenos na Euro que será realizada na Áustria e na Suíça.

Quem deu um importante passo para chegar onde a Romênia está neste momento foi a Holanda. A Laranja Mecânica não teve dificuldades para passar pela Eslovênia, por 2 a 0, e agora só depende de suas forças para chegar a Euro – no caso, vencer Luxemburgo por um placar simples. A dupla Wesley Sneijder – Klaas-Jan Huntelaar começou a surtir efeito aos 14 minutos, quando o atacante do Ajax lançou o winger do Real Madrid, que abriu o placar. Sem Rafael van der Vaart (machucado), além de Robin van Persie e Arjen Robben, que saíram de campo também lesionados, a Holanda explorou bastante a ginga dos dois garotos, que pareciam conduzir a equipe a mais uma goleada. Enquanto Sneijder acertou a trave pela Laranja, Branko Ilič exigiu boa defesa de Maarten Stekelenburg, que substituiu o também lesionado Edwin van der Sar. Porém, a Holanda só ampliou aos 43 do segundo tempo, quando Clarence Seedorf, até então sumido do jogo, serviu Huntelaar, que não desperdiçou e fechou o placar.

Quem praticamente deu adeus a disputa foi a Bulgária. Numa perseguição acirrada contra a Holanda, os búlgaros deram mole e ficaram apenas no empate com a fraca seleção da Albânia, em 1 a 1. Poderia ser pior, caso Berbatov não tivesse marcado o gol de empate aos 42 do segundo tempo!
A Albânia abriu o placar logo aos 32 minutos, quando Dlodian Duro levantou na área e o volante búlgaro Radostin Kishishev mandou contra a própria meta. Petrov e Berbatov eram as principais esperanças para a virada, mas ambos não estavam em noite feliz. A equipe continuava correndo sérios riscos de levar o segundo gol, quando nos últimos momentos da partida, onde os búlgaros já se conformavam com a derrota, Petrov serviu Berbatov, que empatou o jogo. A festa poderia acabar novamente, quando Igor Tomašić tocou a bola com o braço na área. Na cobrança do pênalti, o albanês Skela teve seu pênalti defendido por Petkov.

Situação do grupo: Romênia (26 pts) está classificada para a Euro 2008; Holanda (23 pts) e Bulgária (19 pts) disputam a outra vaga.

Um comentário:

Leonardo Martins disse...

Belo texto jungle, a Euro 2008 vai ser muito boa, com vários times competitivos.

PS: Mutu é DEUS xd