sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil e Portugal empatam e seguem adiante

Share |

Por Leonardo Martins


Na última rodada do Grupo G, em Durban, Brasil e Portugal realizaram o esperado jogo. Em um jogo sem muitas emoções, as duas equipes conseguiram um empate sem gols e seguem adiante no Mundial. O empate no Moses Mabhinda fez com que a vitória da Costa do Marfim sobre a Coréia do Norte por 3 a 0 ficasse como um amistoso de luxo.

O Brasil entrou em campo com três alterações, Nilmar, Júlio Baptista e Daniel Alves entraram nos lugares de Robinho (poupado), Kaká (suspenso) e Elano (machucado). Já os Lusos, entraram precavidos com o astro Cristiano Ronaldo como centroavante e isolado na frente.

Bom o jogo foi fraco, no primeiro tempo, os brasileiros esbarraram na marcação lusa e tinha um problema claro, a falta de velocidade e de armação, Júlio Baptista não entrou em campo praticamente e dava lentidão as jogadas, enquanto isso, o único que tentava era Maicon que dava arrancadas pela direita, mas não eram muito objetivas.

Lances de emoção, só na boa jogada de Luis Fabiano que cruzou e Nilmar apareceu em velocidade para completar, a bola bateu no goleiro Eduardo e na trave. Vale ressaltar que o juiz Benito Archundia teve trabalho na primeira etapa com as entradas duras, principalmente no duelo particular entre Pepe e Felipe Melo, os dois levaram cartão amarelo. Temendo que o volante ser expulso, Dunga tirou o camisa 5 para colocar Josué.

O segundo tempo, o panorama alterou um pouco, com Portugal dominando o jogo, mas esbarrando na marcação brasileira. No ataque, os mesmos problemas do primeiro tempo continuavam, as chances eram escassas assim como o futebol da seleção. Os lusos queriam ir para o jogo tanto que colocaram Simão no lugar do lateral Duda.

Cristiano Ronaldo tentou fazer jogadas pela direita e uma quase deu certo. O jogador do Real Madrid cruzou e Raul Meirelles aproveitou falha da zaga para aparecer livre na área, Júlio César fez bela defesa e mandou para escanteio. Enquanto isso, Dunga mostrava irritação com a marcação brasileira.

Mas o técnico brasileiro demorou a mexer no time. Enquanto isso, o amarelado Pepe saiu para a entrada Pedro Mendes, mas os lusos começaram a tocar a bola querendo o fim do jogo. Ramires entrou no lugar do inócuo Júlio Baptista e o meia que joga no país adversário quase fez no chute que desviou em Bruno Alves e Eduardo fez boa defesa. O primeiro lugar foi garantido, mas a atuação brasileira deixou o sinal de alerta ligado para as oitavas de final.

O jogo das oitavas acontece na segunda-feira contra o segundo colocado do Grupo H, que define sua situação daqui a pouco.

No outro jogo do Grupo G, a Costa do Marfim venceu tranquilamente a Coréia do Norte por 3 a 0, mas ficou na primeira fase. Yaya Toure, Romaric e Kalou fizeram os gols marfinenses na despedida dos elefantes no mundial.

Nenhum comentário: