quinta-feira, 11 de março de 2010

Liga Europa – Jogos de ida das oitavas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas
Negrito
A fase oitavas-de-final da Liga Europa começou nesta quinta-feira, com oito jogos. Como já era de se esperar, ficou evidenciado o equilíbrio entre as equipes: quatro das oito partidas disputadas terminaram empatadas. Sem contar que, dos quatro vencedores, três jogaram em casa. O único visitante que se deu bem foi o Standard Liège, que derrotou o Panathinaikos e praticamente encaminhou sua classificação. Confira um resumo geral da rodada:

A única partida que terminou sem gols foi entre Atlético de Madrid e Sporting, que jogaram na Espanha. Ambas as equipes vivem momento instável, e encontram na Liga Europa seu ponto de equilíbrio. Os madrilenhos não souberam tirar vantagem da superioridade numérica em campo (Grimi, no primeiro tempo, e Tonel, na etapa final, foram expulsos pelo Sporting), e acabaram saindo frustrados.

Outras três partidas terminaram em 1 a 1: uma delas foi Rubin e Wolfsburg, em jogo disputado em Kazan, na Rússia. O equatoriano Noboa abriu o placar para os mandantes no primeiro tempo, mas Misimovic, na etapa final, empatou para os Lobos. Também terminou em 1 a 1 o jogo entre Benfica e Marseille, no Estádio da Luz. Os benfiquistas, que vivem ótima fase – com um ataque elogiadíssimo pela imprensa europeia -, marcaram com o lateral Maxi Pereira, mas no último minuto, Ben Arfa empatou para os franceses. Pra fechar, um dos jogos mais atrativos da rodada, Valencia e Werder Bremen, também empataram em 1 gol. Frings colocou o Werder na frente, em cobrança de pênalti, mas Juan Mata, na etapa final, empatou para o Valencia.

A grande surpresa da rodada foi a vitória do Lille sobre o Liverpool por 1 a 0. Os franceses, que despontaram como sensação no campeonato nacional, e agora não conseguem manter o ritmo, marcaram aos 39 do 2º tempo com o jovem belga Hazard. A derrota só tumultua ainda mais o ambiente do Liverpool, que vai mal no Campeonato Inglês e já decepcionou a torcida com a eliminação na Champions League.

Jogando em casa, o Hamburgo venceu o Anderlecht por 3 a 1. Os holandeses Mathijsen e van Nistelrooy abriram 2 a 0 para o HSV, mas Lègear descontou para os belgas. Porém, Jarolim fez mais um para o Hamburgo e fez com que seu time, no jogo da volta, jogue até mesmo por uma derrota por um gol de diferença para se classificar. Situação semelhante a dos alemães vive a Juventus, que também venceu em casa por 3 a 1. A vítima foi o Fulham, que viu os defensores Legrottaglie e Zebina abrirem 2 a 0 para a Juve. Etuhu descontou, mas ainda no primeiro tempo, Trezeguet fez o terceiro dos italianos.

Pra encerrar, o último jogo a ser contado neste resumão praticamente decidiu um classificado para as quartas-de-final: é o Standard Liège, que construiu uma grande vantagem sobre o Panathinaikos. Os belgas venceram fora de casa por 3 a 1, e no jogo da volta, em casa, ainda se dão ao luxo de perder por 1 gol de diferença para se classificarem. Os grandes destaques do Liège, Jovanovic e Witsel, abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. No início da etapa final, Vyntra diminuiu para o Panatha, mas Igor de Camargo pôs um ponto final na importante vitória dos visitantes, virtualmente classificados.

Nenhum comentário: