terça-feira, 15 de junho de 2010

Em jogo fraco tecnicamente, Itália e Paraguai empatam

Share |

Por Gabriel Seixas


- Itália em Copas do Mundo é sinônima de favoritismo. Isso não significa necessariamente que cria-se uma expectativa por um futebol bonito, até porque estamos tratando de Itália. Hoje, contra o Paraguai, a atual campeã mundial era favorita, mas pareceu ter esbarrado nas suas próprias limitações. No fim das contas, um empate em 1 a 1 ficou de bom tamanho.

- Não há do que reclamar: a tônica desta Copa é o equilíbrio, a forte marcação, e infelizmente, os jogos de baixo nível técnico. Italianos e paraguaios protagonizaram um deles. É iminente a falta de criatividade da Azzurra sem Pirlo, contundido, que no jogo de hoje foi substituído por Montolivo. Com fracos chutes de longa distância, o armador que atua na Fiorentina pouco fez para a torcida italiana não lamentar a ausência do craque do time.

- Os paraguaios não deixaram pra menos. Dentro de sua proposta de jogo, ao menos conseguiram resultado na etapa inicial. No único lance que merece registro do primeiro tempo, Aureliano Torres cobrou falta da direita, e Alcaraz, de cabeça, ganhou de Cannavaro no ar e mandou pras redes. Foi só, mas ficou de ótimo tamanho para os albirrojos. Faltava uma movimentação maior de Barrios e Haedo Valdez na frente, dupla que atua junta no Borussia Dortmund, mas não fez jus ao entrosamento.

- Pra piorar a situação da Itália, o goleiro Buffon não conseguiu voltar para o segundo tempo. O jovem Marchetti entrou em seu lugar, e teve pouquíssimo trabalho. Só sofreu um susto durante o tempo em que esteve em campo, ainda nos minutos iniciais, num chute de Vera do flanco direito, que passou com perigo por cima da meta do goleiro italiano.

- Porém, mais um lance de bola parada resolveu a partida. Simone Pepe, que variou no jogo entre meia e atacante pela esquerda, cobrou escanteio, o goleiro Villar saiu mal, e De Rossi completou de carrinho para o gol. Na comemoração, a vibração que soou como desabafo. Tem que respeitar a Itália.

- Nem as entradas de Gilardino e Di Natale deixaram a Itália mais insinuantes. Apesar da pressão nos minutos finais, só um chute de muito longe de Montolivo tirou o sono do goleiro Villar, que fez ótima defesa, mandando pra escanteio. O Paraguai teve mais motivos para comemorar, mesmo porque marcaram seu gol na única finalização que direcionaram a meta em toda a partida. O fato é que as duas seleções têm capacidade de mostrarem muito mais, porém ficaram devendo. Por sorte, não é exclusividade delas.


- Agenda da Copa

Amanhã é o dia da estreia da nossa seleção na Copa, as 15h30 contra a misteriosa Coréia do Norte no Ellis Park. Mas teremos dois jogos antes, fechando o Grupo F, a Nova Zelândia enfrenta a Eslováquia em Rustemburgo. E abrindo o Grupo do Brasil, um grande confronto entre Costa do Marfim e Portugal em Porto Elizabeth. Os três jogos terão cobertura do Esporte é Vida.

Nenhum comentário: