segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Campeonato Cearense – Grandes passam aperto na estréia

Share |

Por Gabriel Seixas


Abrindo a temporada futebolística deste ano no Brasil, o Campeonato Cearense teve início no sábado e desfecho no domingo, com resultados surpreendentes - exceto a vitória do favoritíssimo Fortaleza, que passou sufoco para derrotar o Uniclinic fora de casa. As equipes menores que costumam ter desempenhos honrosos na competição, como Icasa e Ferroviário, estrearam com meros empates contra Guarani e Itapipoca, respectivamente. Mas a maior decepção ficou por conta do Ceará: Com apenas 15 atletas regularizados, o alvinegro cearense foi humilhado fora de casa pelo Horizonte, com uma derrota vergonhosa por 5 a 1. Confira mais detalhes no balanço da rodada:

Boa Viagem 1 x 1 Quixadá

Na volta a primeira divisão do Campeonato Cearense, o Boa Viagem arrancou um empate contra o Quixadá em casa por 1 a 1, no estádio Serjão. Porém, quem saiu em vantagem no marcador foi a equipe dirigida por Cícero Ramalho (sim, o folclórico ex-jogador do Baraúnas), com gol do meia Magrão. A equipe mandante empatou o jogo com Esquerdinha, poucos minutos antes do fim da partida. Outra atração do Quixadá foi o volante Rabicó, ex-Fortaleza – não suficiente para que a equipe visitante saísse com os três pontos.

Ferroviário 1 x 1 Itapipoca

Atuando em casa, o Ferroviário deixou escapar uma vitória praticamente certa contra o Itapipoca em casa, no Elzir Cabral. O primeiro tempo foi totalmente dominado pela equipe do Ferrim, que abriu o placar com o meia Júnior Moura – aproveitando assistência de Danilo Pitbull, destaque do time. Porém, no segundo tempo o quadro se inverteu, e aos 32 do 2º tempo o atacante Miraima (que havia entrado no lugar de Renato Frota) marcou o gol de empate, assim comprovando a fama do Itapipoca de surpreender equipes de maior porte em estréias do estadual – ano passado a vítima foi o Fortaleza.

Horizonte 5 x 1 Ceará

A estréia do Ceará na competição não poderia ser pior. Atuando fora de casa, o alvinegro foi derrotado pelo Horizonte por 5 a 1, numa partida para ser esquecida. Contando com o “vovô” Maurílio no elenco, o Horizonte colheu os frutos da boa preparação para o estadual e marcou quatro gols ainda no primeiro tempo, com Breno, Paulinho e duas vezes Piva – sendo que um deles foi de letra. Stênio, ex-Ceará fez o quinto para o Horizonte (já na segunda etapa), enquanto Vavá tentou amenizar o vexame, marcando o gol de honra do Ceará. Jogadores como Cleisson e Lelê, esperanças alvinegras decepcionaram na estréia, e foram os alvos da torcida no jogo. Após a derrota, torcedores tumultuaram o estádio, mas não houve nada relevante.

Uniclinic 1 x 2 Fortaleza

Não foi fácil como parecia ser, mas o Fortaleza conseguiu derrotar o Uniclinic, fora de casa, por 2 x 1. Após um primeiro tempo insosso, com a equipe tricolor predominando na partida (carregada pelo meia Rogerinho), o FEC abriu o placar com o mesmo Rogerinho, no segundo minuto do segundo tempo. Três minutos depois, João Paulo empatou para o Uniclinic. Minutos depois, tudo parecia encaminhado para a vitória do tricolor, quando a equipe teve um pênalti a seu favor. Rômulo, ex-Ceará, desperdiçou e complicou a vida do time na partida. Porém, o atacante se redimiu nos minutos finais do jogo, marcando o gol da vitória para delírio da torcida presente.

Guarani 0x0 Icasa

No clássico da primeira rodada do Campeonato Cearense, Guarani e Icasa empataram sem gols, no Romeirão, em Juazeiro do Norte. A partida foi fraca tecnicamente, com predomínio icasiano na partida. A equipe mandante, comandada por Daniel Frasson (ex-jogador do Fortaleza) só chegou ao gol do verdão do cariri uma vez na partida, com o volante Fabinho. A dupla de ataque do Icasa foi formada por Vanderlei e Isaac – pra quem não se lembra, essa foi a dupla que contagiou o cearense do ano passado, levando a equipe as semi-finais da competição.

Nenhum comentário: