domingo, 13 de julho de 2008

Fluminense vira e sai da lanterna

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite desta sábado, no Maracanã, Fluminense e Vitória abriram a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um bom jogo, o Flu saiu atrás, mas conseguiu a virada por 2 a 1, deixando a lanterna do campeonato e conseguindo sua 2ª vitória seguida.

O inicio do jogo foi elétrico, logo aos 3 minutos, Ramón teve a primeira chance do jogo para os visitantes em uma falta que Ricardo Berna defendeu. O goleiro tricolor saiu bem em um lançamento de Ramón. O Flu teve a principal chance de abrir o placar no 1º tempo. Aos 8 minutos, Júnior César fez cruzamento e a bola bateu na mão de Marco Aurélio e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Dodô chuta para fora, era o fantasma dos pênaltis da final da Libertadores voltando.

O Vitória foi para o Maracanã para explorar os contra-ataques e estava conseguindo, porém parava na defesa Carioca, já o Fluminense tinha o domínio da posse de bola, mas parecia nervoso para concluir as chances. Washington estava numa noite apagadíssima e errava muitas chances. Assim como os outros atacantes. E o 1º tempo terminou com um empate sem gols.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo optando por tocar mais a bola, mas a mesma estratégia teve efeitos diferentes. O Vitória segurava o ímpeto do adversário e aguardava o melhor momento para sair para o ataque. O Fluminense mostrava pouca objetividade nos passes, tocando apenas para os lados. E foi numa troca de passes do Tricolor que o Vitória abriu o placar, aos 12 minutos. Thiago Neves perdeu a bola no meio-campo e proporcionou o contra-ataque rubro-negro. Ramon fez um lindo lançamento para Marquinhos, que avançou nas costas da defesa e, na entrada da área, tocou com precisão no canto esquerdo de Ricardo Berna, fazendo 1 a 0.
Renato Gaúcho agiu rapidamente para dar maior poder ofensivo ao Fluminense. O técnico substituiu Fabinho por Tartá e tirou Washington, colocando Somália em seu lugar. Quando deixava o campo, vaiado pelos torcedores, o camisa 9 reclamou com o treinador. Com três atacantes, o Fluminense procurava chegar com velocidade e confundir a marcação do Vitória. Mas a insistência nas jogadas pelo meio, na frente da área adversária, facilitava a vida dos baianos. E, com isso, foi numa jogada de bola parada que o Tricolor chegou ao empate, aos 26 minutos. Thiago Neves cobrou falta na área, e Viáfara não conseguiu segurar a bola, depois de uma rebatida. O rebote ficou com Rafael, que concluiu para fazer 1 a 1. O gol deu o gás necessário para empolgar time e torcida do Fluminense. O Tricolor partiu para cima do adversário e criou algumas oportunidades, principalmente em chutes de fora da área. Mas a defesa do Vitória evitava a virada na base dos chutões para a frente. De tanto insistir, o Fluminense chegou à virada. De vilão, Dodô virou herói aos 36 minutos, quando recebeu lançamento de Conca dentro da área e tocou na saída de Viáfara, virando o placar e garantindo a vitória tricolor.

O Fluminense deixou a lanterna e foi para o 18º lugar com apenas 9 pontos e na próxima rodada enfrenta o Palmeiras em São Paulo. Os baianos perderam uma boa chance de encostar na liderança do campeonato, mas continua em 2º com 20 pontos e na próxima rodada recebe o São Paulo em Salvador.

No outro jogo de ontem, Goiás e Coritiba empataram por 2 a 2 na capital goiana.

Nenhum comentário: