sexta-feira, 12 de março de 2010

Liderança em xeque nos campeonatos europeus

Share |

Por Gabriel Seixas

Está chegando mais um fim de semana com muitos jogos pelo continente europeu, e a sexta-feira serve como “aperitivo” para o que vem por aí. Hoje tivemos três partidas importantes: uma na Itália, outra na Alemanha, e outra na Holanda. O que há de comum entre elas? Todas envolvendo a liderança de seus respectivos campeonatos.

Na Eredivisie, Twente e ADO abriram a 27ª rodada. Era o confronto do líder contra o antepenúltimo, e o resultado esperado acabou sendo confirmado: vitória do Twente por 3 a 1. E foi o ADO que abriu o placar, com Verhoek. Coube ao costarriquenho Bryan Ruiz virar o jogo, e ainda ver seu companheiro Kenneth Pérez fechar o placar. Foi a quinta vitória consecutiva do Twente no Campeonato Holandês, e mais: o time abriu cinco pontos de vantagem na liderança para o PSV, que no domingo, enfrenta o 3º colocado Ajax fora de casa.

Pela Bundesliga, o “tempero” brasileiro foi essencial para a vitória do Schalke por 2 a 1 sobre o Stuttgart. Os Azuis Reais abriram o placar com Edu, que veio do futebol coreano (e tem pouquíssima, pra não dizer nenhuma, reputação no futebol brasileiro). Tasci empatou, mas logo Kevin Kuranyi, brasileiro naturalizado alemão, concretizou a vitória do líder Schalke. Bem, pelo menos até amanhã, quando o vice-líder Bayern de Munique recebe o Freiburg no Allianz Arena, e deve ultrapassar o Schalke. Mesmo porque é difícil acreditar numa derrota dos comandados de Louis van Gaal.

Pra encerrar, na Itália, a líder Internazionale foi enfrentar o limitado Catania fora de casa. Mas o jogo se mostrou bem mais difícil do que o esperado, e apesar disso, o artilheiro Milito colocou a Inter na frente no marcador. O Catania, que jogava melhor, conseguiu o empate com outro argentino, Maxi López, que veio do Grêmio. Mas o melhor ficou para os minutos finais: Muntari, que mal havia entrado no time da Inter, cometeu pênalti e foi expulso. Mascara foi para a cobrança, e se mostrou pouco intimidado em enfrentar o melhor goleiro do mundo, Júlio César: cobrou o penal à lá Djalminha, com um leve toque de classe, no ângulo.

Martínez ainda marcou o 3º do Catania nos minutos finais, concretizando a segunda vitória do time contra os quatro grandes do futebol italiano em seis jogos. Já a Inter, que só ganhou um dos últimos cinco jogos no Calcio, vê o sonho do pentacampeonato ameaçado. Se o Milan vencer o Chievo, no domingo, diminui a vantagem para os nerrazurri para 1 ponto. Vai ser necessário a Inter mostrar muito mais do que vem apresentando para eliminar o Chelsea no meio de semana, pela Champions League.

Nenhum comentário: