sábado, 26 de junho de 2010

Celeste olimpica está nas quartas

Share |

Por Leonardo Martins


O futebol uruguaio, tão forte até a década de 80, está renascendo na África do Sul. A Celeste Olímpica chegou as quartas-de-final pela primeira vez em 40 anos, a vitória uruguaia por 2 a 1 sobre a Coréia do Sul, em Porto Elizabeth, abriu a segunda fase da Copa do Mundo.

O técnico uruguaio, Oscar Tabarez, prometeu o mesmo ritmo da primeira fase, com o ótimo trio formado por Forlan, Suarez e Cavani comandando os ataques e com Godin voltando a zaga. Já os sul-coreanos estavam dependendo de Park, jogador do Manchester United, para construir as jogadas.

E logo aos 3 minutos, a Coréia chegou com perigo, Chun-Young cobrou falta e acertou a trave de Muslera. Mas a resposta sul-americana foi fatal. Aos 8, Forlan cruzou e a zaga coreana e o goleiro Sung-Ryong vacilaram, quem não vacilou foi Suarez, que apareceu para abrir o placar.

Depois do gol, os sul-coreanos pareciam abalados com o gol e pouco atacaram, sendo engolidos pela ótima marcação uruguaia, que usava os contra-ataques para chegarem a frente. Em um deles, Suarez tinha aparecido na frente do goleiro coreano, mas o bandeirinha anulou o lance, marcando impedimento, que não existiu, do artilheiro do Ájax.

Aos 31, o jogo teve outra chance, de novo com Chun-Young, mas desta vez a bola passou fora do gol. Aos 43, Maxi Pereira chutou e a bola bateu no braço de Sung-Yueng, o lance gerou reclamações uruguaias, mas que foram em vão, pois o juiz Wolfgang Stark não marcou a penalidade.

No segundo tempo, problema para o Uruguai, Godin voltou a sentir problemas no estomago e deu lugar a Victorino. Como única alternativa para o empate, a Coréia criou chances com Chu-Young, que chutou por cima, e Park, em cabeçada que Muslera defendeu. Mas aos 23, a insistência asiática deu certo, após bola rebatida pela zaga, Chung-Young aproveitou de cabeça e venceu o goleiro Uruguaio, foi o primeiro gol sofrido pelos uruguaios no mundial.

O gol coreano acordou os celestes que novamente dominaram a partida e partiram para o ataque. Aos 27, Suarez chutou e Sung-Ryong se esticou para mandar a bola para escanteio, o artilheiro do Ájax era o destaque do jogo com jogadas perigosas. E foi dos pés dele que a classificação uruguaia veio. Aos 35, o camisa 9 da celeste se livrou de um marcador e mandou um belo chute sem chances de defesa para o coreano. 2 a 1.

Suarez que logo depois foi substituído por Fernandez, foi para onde tava concentrada a torcida uruguaia no chuvoso Nelson Mandela Bay e comemorou. Nos últimos minutos, a Coréia do Sul chegou, mas não criou chances de marcar o gol de empate e o juiz apitou o fim do jogo.

Um grande que estava adormecido voltou a despontar no cenário mundial com a vaga entre as oito melhores seleções do mundo. O adversário uruguaio nas quartas-de-final sai do confronto entre Estados Unidos e Gana que acontece ainda neste sábado.

Nenhum comentário: