segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Empate com sabor de derrota

Share |
Por Gabriel Seixas

Com a faca e o queijo na mão para retomar a liderança do Brasileirão, o Fluminense mais uma vez esbarrou nos seus próprios erros. E isso vai muito além da forte marcação do Goiás, que hoje foi determinante para o surpreendente empate em 1 a 1 no Engenhão. A verdade é que o Flu é um time irregular, o que contraria justamente aquele dos elementos fundamentais de uma equipe campeã.

Dos últimos nove jogos, o tricolor venceu apenas dois. O torcedor abraçou a causa e compareceu em peso nas arquibancadas, mas presenciou um time apático e com a pontaria descalibrada. O quarteto ofensivo formado por Deco, Conca, Tartá e Fred naufragou junto com o resto do time. A cada rodada que passa, Muricy revive o Palmeiras-09 com ainda mais intensidade.

Por mais que contasse com quatro jogadores insinuantes no ataque, o Fluminense abusou da previsibilidade. Méritos para o Goiás, que soube neutralizar os pontos fortes do adversário. Carlos Alberto colou em Conca, diminuindo os espaços do argentino. Deco estava visivelmente fora de forma. Muricy também cometeu seus erros. Prejudicou a saída de bola da equipe ao escalar dois volantes de contensão (Fernando Bob e Valencia) tendo Diguinho a disposição.

Na base dos contra-ataques, o Goiás saiu para o intervalo vencendo com gol de Rafael Moura. Mas com as entradas de Diguinho e Washington no intervalo, o Flu mudou sua postura. O segundo tempo foi simplesmente um jogo de ataque contra defesa. Do banco também veio Rodriguinho, que sofreu pênalti aos 37 minutos, convertido por Conca. O craque do campeonato fez a diferença mais uma vez, nem que tenha sido num único lance.

O trunfo do tricolor nas próximas duas rodadas, ainda que jogue fora de casa em ambas, é o “descompromisso” dos adversários. São Paulo e Palmeiras não tem nenhuma aspiração no torneio, e de uma maneira ou de outra, podem prejudicar diretamente o rival Corinthians na briga pelo caneco. Entretanto, é bom que se descarte a teoria da conspiração.

Quanto ao Goiás, a vaga na Série B 2011 é só uma questão de tempo. Apenas uma vitória sobre o Flu manteria a chama acesa nesta brava luta. A boa estrutura dos goianos permitirá ao time dar a volta por cima em breve. O Fluminense tem planos igualmente urgentes, porém imediatos. Para isso, precisa ser mais regular. O retorno de titulares importantes nesta reta final também será importantíssimo.

Na próxima rodada, torcer por vitória será fundamental. Em todos os sentidos. Vitória (no sentido de triunfo) contra o São Paulo e pelo Vitória (time) contra o Corinthians. E que venha o antepenúltimo capítulo desta emocionante disputa!

Curtinhas:

- Neste domingo, as atenções ficaram voltadas para a parte de baixo da tabela. Concorrentes diretos contra o rebaixamento, Guarani e Vitória empataram em 1 a 1. O Avaí bateu o Internacional em pleno Beira-Rio por 3 a 2, mas ainda não deixou o Z4.

- Quem respirou após a rodada foi o Atlético Goianiense, que sapecou o Palmeiras por 3 a 0 e já é o 13º colocado. No jogo mais insosso da rodada, Vasco e São Paulo ficaram no 1 a 1.

- Por fim, o campeonato já conhece o seu primeiro rebaixado. É o Grêmio Prudente, derrotado pelo Atlético-PR por 2 a 1 e sem chances matemáticas de escapar da degola. Os dois gols de Paulo Baier colocaram o Furacão no G4.

Nenhum comentário: