quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O ano no esporte

Share |
Por Leonardo Martins

Estamos encerrando mais um ano, nestes últimos momentos de 2010, relembramos momentos marcantes deste 2010. No esporte, o ano foi de muitos momentos que entraram para a história do esporte.

2010 foi o ano da primeira Copa do Mundo no continente africano. O mundo se voltou para a África do Sul e viu a redenção do futebol espanhol, que nunca havia ganhado o Mundial, com um título incontestável sobre a Holanda. A mesma Holanda que acabou com a conturbada Era Dunga na Seleção. A África também viu um jogo épico entre Uruguai e Gana e o heroísmo de Luiz Suarez que salvou o gol da eliminação com a mão e, posteriormente, Gana desperdiçou a cobrança de pênalti

No futebol brasileiro, um Campeonato sensacional e que foi decidido na última rodada com a volta do Fluminense ao topo do futebol nacional. Uma trajetória épica que começou com a fuga do tricolor do rebaixamento em 2009. Tricolor de Conca, o melhor do Campeonato, de Muricy, que recusou o convite para treinar a Seleção (Mano Menezes assumiu o lugar de Dunga), conquistou o título de forma inconteste.

No primeiro semestre, quem brilhou foi os Meninos da Vila. O Santos com um futebol moleque encantou o Brasil e faturou o título paulista e da Copa do Brasil. Outro time que brilhou neste período foi o Internacional, que conquistou o Bicampeonato da Libertadores, mas no fim do ano, a derrota na semifinal do Mundial para o desconhecido Mazembe do Congo, manchou um pouco o ano Colorado.

No vôlei conquista do terceiro título mundial do vôlei masculino brasileiro de forma sensacional, apesar da mancha da derrota armada para a Bulgária em uma das fases anteriores para beneficiar os confrontos da outra fase. Já entre as mulheres, o favoritismo no mundial parou, novamente, nas russas na final, como em 2006.

O Basquete viu o retorno dos seus donos ao topo do esporte. Com um time comandado pela jovem estrela da NBA, Kevin Durant, os norte-americanos destruíram tudo o que viram pela frente na Turquia. O mesmo resultado se viu entre as mulheres na República Checa.

Em meio a muita confusão, jogo de equipe, a Fòrmula 1 consagrou um novo campeão em 2010. O Alemão Sebastian Vettel conseguiu o título após tropeços dos rivais na última prova em Abu Dhabi e é o piloto mais jovem a conquistar o mundial de Pilotos de todos os tempos.

César Cielo e Fabiana Murer foram destaques brasileiros no exterior. O nadador continua dominando as provas de 50 e 100m livres no mundo ao faturar dois ouros no Mundial de Piscina Curta em Dubai. Já a saltadora faturou a Liga Diamante neste ano, um fato muito importante para o esporte nacional.

Enfim, o ano que se passou foi de momentos marcantes que tentamos acompanhar todos os detalhes. No Esporte é Vida em 2011, você terá uma nova cara, mais opinativa, mas sem perder a informação. Aguarde que no ano que vem terá muito mais coisas no Blog.

Um comentário:

Rodrigo Magalhães disse...

Olá, aceitam parceria? Já adicionei-te na seção parceiros. Por favor, faça o mesmo. Abraços!

www.chelseabr.com.br