segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um time de guerreiros

Share |
Por Leonardo Martins

Esta frase a torcida do Fluminense começou a entoar na fuga heróica do rebaixamento em 2009. Um ano se passou do fim daquele drama e hoje a mesma torcida tem orgulho de dizer “Eu sou Campeão Brasileiro”. Numa das maiores viradas de jogo, o Flu se sagrou campeão neste domingo, com todos os méritos de uma campanha brilhante.

Dentre os 365 dias de diferença entre os dois acontecimentos marcantes aconteceram várias coisas. O ano começou mal para o Flu com a eliminação nas semifinais dos turnos no Carioca e uma eliminação para o Grêmio na Copa do Brasil. Depois destes fracassos, o técnico Cuca caiu e em seu lugar, a diretoria do Flu apostou alto no nome de Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro com o São Paulo.

Muricy chegou e impôs o estilo de jogo preferido, com muita objetividade e marcação, o que torna o jogo feio plasticamente, mas de resultados. Os resultados no Campeonato Brasileiro começaram a aparecer, vitórias sobre Atlético-MG, Flamengo, aconteceram antes da parada para a Copa. O terceiro lugar conquistado antes do Mundial, credenciava ao Flu brigar pelo título pelo elenco que o time tinha na época.

Depois do mundial, o time passou a brigar pela liderança com o Corinthians e, para isto, chegaram duas estrelas do futebol mundial, Deco e Belletti, que se juntaram a Fred e Conca. O time tricolor sofreu durante o Campeonato com as contusões, especialmente do Capitão Fred e de Deco, que pouco jogaram no torneio. Ainda teve o episódio da não-ida de Muricy para a Seleção, um fato interessante, que no futuro, seria fundamental para o título, já que o escolhido para a Seleção, foi o técnico alvinegro, na época,  Mano Menezes.

O Fluminense e o Corinthians apresentavam os melhores futebóis do Campeonato e dispararam na frente. Mas as duas equipes começaram a tropeçar e o time do ex-treinador tricolor, Cuca, o Cruzeiro, chegou na briga pelo título. Mesmo assim, o time tricolor continuava bem no campeonato, mesmo com alguns tropeços em casa e derrotas fora, dentre as derrotas para os concorrentes diretos, Corinthians e Cruzeiro.

O time era carregado pelo maestro Conca, que é unanimidade como melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Com suas assistências e gols, levavam o time mais próximo do título. Além disto, um forte sistema defensivo, característica dos times de Muricy, foi visto. O time fora equilibrado durante todo o Campeonato, tanto que teve a melhor defesa e o quarto melhor ataque.

Enfim, o título brasileiro ficou em boas mãos e mostra que para ganhar um campeonato como o Brasileiro precisa ter planejamento e bons nomes para se conquistar o título. Parabéns Tricolor!

Nenhum comentário: